Membros da CIPA do Emílio Ribas II realizam primeira reunião ordinária

Publicado em: 13/02/2015

O Instituto de Infectologia Emílio Ribas II do Guarujá realizou em 14 de janeiro a primeira reunião ordinária da CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Além de possibilitar a troca de informações e maior integração entre os membros, o encontro serviu para discussões acerca de temas como a SIPAT 2015 (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho) e o mapa de risco da unidade.

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes é regida pela Norma Regulamentadora Nº 5 da Portaria 3.214/78 do Ministério do Trabalho e Emprego. Tem como objetivo ser a ferramenta mais importante dos trabalhadores para tratar da prevenção de acidentes do trabalho, das condições do ambiente e de todos os aspectos que afetam a saúde e segurança do colaborador.

Composta por 14 membros – 7 eleitos pelos funcionários e 7 indicados pela Diretoria da unidade – a CIPA do Emílio Ribas II tomou posse em 19 de dezembro. No mesmo mês, o grupo passou por treinamento de 3 dias coordenado por profissionais do Departamento de Engenharia de Segurança do Trabalho (SESMT) da Fundação do ABC. Durante a capacitação foram abordados temas como “Mapa de risco”, “Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA)”, “Tipos de classificação de riscos de trabalho”, “Brigada de incêndio” e “Doenças Sexualmente Transmissíveis”. Os novos cipeiros também assistiram aula introdutória sobre segurança do trabalho, a fim de entenderem o papel que devem desenvolver na instituição.

Os membros titulares indicados pelo empregador são Ana Claudia Rocha (presidente), Geovana Reple (secretária), Simone dos Santos Souza e Keila de Oliveira. Os suplentes são Jefferson Oliveira, Leandro Madeira Bernardo e Glaucia Barroso Martins. Já os membros titulares eleitos pelos funcionários são Quitéria Torres (vice-presidente), Ana Rosa Silva, Josiane Nascimento e Richard Gonçalves, enquanto os suplentes são Fernanda Rosas, Paulo Roberto Santos, Diogo Demétrio dos Santos e Maria Regina Scatolin (secretária substituta).

PARCERIA NO GUARUJÁ

Com quase 50 anos dedicados ao ensino, pesquisa e assistência à saúde, a Fundação do ABC expandiu fronteiras e deu início em julho de 2014 à gestão plena do Instituto de Infectologia Emílio Ribas II – hospital estadual especializado em doenças infectocontagiosas. A parceria com a Secretaria de Estado da Saúde marcou a entrada da FUABC no Guarujá e ampliou a presença da entidade no Litoral Paulista, onde já administrava o Ambulatório Médico de Especialidade (AME) de Praia Grande e o Complexo Municipal Irmã Dulce, na mesma cidade.

Vocacionado ao atendimento de doenças infecciosas e parasitárias, o Instituto de Infectologia Emílio Ribas II funciona 24 horas por dia ininterruptamente e conta com total de 50 leitos – 33 leitos de enfermaria e 17 de Terapia Intensiva (UTI). A unidade recebe pacientes encaminhados de hospitais de toda a região da Baixada Santista para o cuidado de diferentes doenças infectocontagiosas, entre as principais HIV/Aids, tuberculose, leptospirose, meningites meningocócicas, complicações por gripe e hepatites. No verão, uma das maiores preocupações é a dengue.