Mil doses da vacina contra a gripe A/H1N1 beneficiam profissionais de saúde do campus

Publicado em: 29/04/2016

O curso de Enfermagem da Faculdade de Medicina do ABC, em parceria com a Fundação do ABC, Centro de Saúde Escola Capuava e Secretaria da Saúde de Santo André, organizou em 12 de abril campanha de vacinação contra a gripe influenza. A ação teve apoio do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde e das equipes de saúde da FMABC e disponibilizou mil doses da vacina, beneficiando profissionais de saúde do campus universitário, assim como crianças atendidas no Ambulatório de Oncologia Pediátrica e na Casa Ronald ABC.

Vacinas foram fornecidas pela Secretaria de Saúde de Santo André, que há 8 anos mantém parceria com a FMABC para imunização contra gripe

Vacinas foram fornecidas pela Secretaria de Saúde de Santo André, que há 8 anos mantém parceria com a FMABC para imunização contra gripe

As vacinas foram fornecidas pela Secretaria de Saúde de Santo André, que há 8 anos mantém essa parceria com a FMABC para imunização contra gripe. A aplicação esteve sob responsabilidade de professores e alunos do 4º ano de Enfermagem – constantemente supervisionados pela equipe docente. Segundo a coordenadora do curso de Enfermagem da FMABC, Rosangela Filipini, esse tipo de atividade é extremamente importante para os acadêmicos e contribui para o método de ensino aplicado ao longo dos anos – a metodologia ativa –, que busca mostrar aos estudantes a real situação da saúde na região e no país, integrando-se às ações realizadas. “O aluno colabora e participa efetivamente da saúde de sua comunidade. Ele sai do papel passivo para o ativo e se envolve com os problemas”, explica Filipini.

Em 2016, as doses da vacina protegem a população contra os três principais vírus do inverno: A/California (H1N1), A/Hong Kong (H3N2) e B/Brisbane.

Para evitar o contágio, os profissionais de saúde devem usar equipamentos de proteção individual quando houver risco, entre várias outras recomendações específicas – como a frequente higienização das mãos. No ambiente hospitalar, o processo deve ser feito antes e após contato direto com pacientes, na entrada e na saída de áreas com pessoas infectadas e imediatamente após a retirada de luvas.

CUIDADO REDOBRADO

Neste 2016, o Brasil enfrenta um novo surto de gripe A/H1N1 – também conhecida como gripe suína. Em abril, ainda no outono, a quantidade de casos de A/H1N1 no Estado de São Paulo e as mortes relacionadas ao vírus já se equiparavam aos registros de todo o ano de 2015. Por essa razão, é importante que todas as pessoas tomem a vacina da gripe, em especial aqueles que estão nos grupos mais suscetíveis, como as gestantes, idosos, crianças e profissionais de saúde.

Os sintomas da gripe suína são muito semelhantes aos da gripe comum: febre alta, dores de cabeça, muscular, de garganta e nas articulações, irritação nos olhos, tosse, coriza, cansaço e falta de apetite. A preocupação maior se dá quando esses sintomas persistem e se intensificam, caracterizando a chamada Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

A transmissão do vírus A/H1N1 ocorre, principalmente, de forma direta, ou seja, de pessoa para pessoa. O doente pode transmitir o vírus ao falar, espirrar ou tossir, por exemplo. Também pode haver contágio de forma indireta, ao tocar em superfícies contaminadas por secreções e depois levar a mão à boca, nariz ou olhos.

Para o público em geral, além da vacinação, é importante destacar algumas medidas preventivas. Entre as mais importantes, o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo recomendam lavar as mãos com frequência, principalmente antes de consumir algum alimento, cobrir o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, higienizar as mãos após tossir ou espirrar, não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas, manter os ambientes bem ventilados, evitar pessoas que apresentam sinais de gripe, assim como locais com grandes aglomerações, além de utilizar álcool gel nas mãos.