Ministério da Saúde seleciona oito UPAs geridas pela FUABC para implantação de projeto de gestão

Publicado em: 25/09/2020

‘Método Lean’ traz agilidade nos atendimentos e contempla 50 UPAs de todo o País; unidades de Guarulhos já concluíram 1ª fase do projeto

 

Equipes receberam revistas de boas práticas sobre o projeto 

Oito Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) geridas pela Fundação do ABC integram atualmente o “Projeto Lean das UPAs 24h”, conduzido desde março pelo Ministério da Saúde em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF). O objetivo é implantar nas 50 UPAs selecionadas em todo o País a metodologia Lean Healthcare, modelo de gestão em saúde aplicado em diversos hospitais do mundo que prioriza o cuidado ao paciente a partir da redução de desperdícios, burocracias e tempo de espera, além da otimização de espaços e insumos.

A iniciativa busca tornar o atendimento mais ágil e eficiente nos serviços de emergência, especialmente em meio à pandemia de Covid-19. Com duração de seis meses, a primeira fase do projeto termina em setembro com a conclusão das visitas técnicas. A segunda fase, de monitoramento dos resultados, teve início em setembro e tem prazo previsto de 180 dias. As unidades foram escolhidas a partir da situação epidemiológica dos estados, além de alguns critérios essenciais de elegibilidade como a estrutura, governança institucional e características da emergência com a prioridade estratégica.

As UPAs geridas pela FUABC e integrantes do projeto são: UPA Centro e UPA Jardim Santo André, em Santo André, UPA Demarchi/Batistini e UPA Rudge Ramos, em São Bernardo do Campo, UPA Barão de Mauá e UPA Vila Magini, em Mauá, e UPA Cumbica e UPA São João Lavras, em Guarulhos.

O projeto é realizado com foco no cumprimento de três metas: apoio ao desenvolvimento de habilidades organizacional e assistencial; apoio no uso de ferramentas e na condução de equipes para mudanças e reorganização de processos; e monitoramento e apresentação de resultados. Além das unidades paulistas, as demais UPAs selecionadas estão localizadas no Ceará, Distrito Federal, Goiás e Maranhão.

GUARULHOS

As duas UPAs de Guarulhos gerenciadas pela FUABC, por exemplo, concluíram a primeira fase do projeto ainda em agosto. Durante o período, alguns resultados já puderam ser observados. Destaca-se a redução do tempo de atendimento do paciente classificado na cor verde e no tempo de permanência do paciente na área de observação. Já entre os ganhos qualitativos, é possível elencar melhorias na percepção e segurança dos pacientes e na padronização dos processos.

“Com a implantação do projeto também foi possível constatar redução de desperdícios e na sobrecarga de trabalho dos colaboradores. Nossas unidades conseguiram finalizar as etapas com bastante agilidade, tendo em vista que algumas ações estratégicas de gestão pertinentes ao método já eram utilizadas na rotina assistencial”, explica a gerente administrativa da Central de Convênios da FUABC, Andreia Aparecida de Godoi.

Além das duas UPAs, a FUABC também gerencia no município o Pronto Atendimento Maria Dirce.