Municípios do ABC celebram “Outubro Rosa”

Publicado em: 17/10/2014

Os três municípios instituidores da Fundação do ABC estão engajados neste mês na divulgação de informações e na orientação da população sobre a importância da prevenção do câncer de mama. Trata-se da campanha “Outubro Rosa”, que conta com empenho das prefeituras de Santo André, São Bernardo e São Caetano, assim como da Faculdade de Medicina do ABC e da própria FUABC.

O movimento Outubro Rosa surgiu em 1990 durante a primeira “Corrida pela Cura”, em Nova York, que desde então promove a ação anualmente. Entretanto, somente em 1997 entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro como epicentro dos trabalhos. Hoje o Outubro Rosa é realizado em diversos países pelo mundo. No Brasil, a primeira iniciativa nesse sentido ocorreu em 2002, com a iluminação do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, na Capital, e daí em diante passou a ser repetido em vários cantos do país.

Segundo tipo de câncer com maior incidência na população feminina mundial e brasileira – atrás apenas dos tumores de pele –, o câncer de mama foi responsável por mais de 13,2 mil mortes em 2011, de acordo com levantamento do Instituto Nacional de Câncer (INCA), que estima para 2014 cerca de 57 mil novos casos da doença no país.

SÃO BERNARDO

Para marcar o Outubro Rosa, a Secretaria de Saúde de São Bernardo preparou programação especial para a prevenção do câncer de mama. As atividades incluem iluminação diferenciada em unidades de Saúde, caminhada e campanha para realização de mamografias e também de exames preventivos para a detecção do câncer de colo do útero.

Durante todo o mês de outubro, quatro unidades de Saúde contam com iluminação especial na cor rosa: o Hospital de Clínicas Municipal (HC), o Hospital Municipal Universitário (HMU), o Hospital Anchieta e a UBS Baeta Neves.

Além da iluminação rosa, a sensibilização da população incluiu caminhada pela Rua Marechal Deodoro, no Centro, organizada em parceria com a ONG Recomeçar é Possível – grupo de apoio às mulheres mastectomizadas de São Bernardo. No dia 18, todas as 33 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município abrirão, excepcionalmente, para atender mulheres interessadas em fazer mamografias e também coleta de papanicolau, que é o exame para identificação do câncer de colo de útero.

SÃO CAETANO

Também São Caetano do Sul, neste mês, ganhou colorido diferenciado. O Palácio da Cerâmica e a imagem de São Caetano, ambos no Espaço Verde Chico Mendes, o Centro Digital, a Câmara Municipal e outras localidades estão iluminadas para celebrar o Outubro Rosa. No dia 19 de outubro, domingo, a partir das 9 horas, a Prefeitura e a Rede Feminina de Combate ao Câncer promoverão grande caminhada, também com intuito de reforçar a importância dos exames preventivos e da conscientização sobre o câncer de mama. A concentração será no Centro Integrado de Saúde e Educação (CISE) João Castaldelli, localizado na Avenida Presidente Kennedy, 2.400, no Bairro Olímpico.

No mesmo dia, também no CISE, a Secretaria de Saúde realizará exames de mama e orientará mulheres acerca do autoexame e das condutas preventivas para a detecção precoce da doença. Além disso, a Secretaria de Esporte e Turismo estará presente para levar atividades físicas aos participantes.

Voluntárias da Rede Feminina receberão doações de bandanas e lenços para a cabeça, que serão encaminhados a pacientes em tratamento oncológico. Quem tiver interesse em doar os acessórios, comumente utilizados por mulheres em tratamento quimioterápico, também poderá fazer diretamente na sede da Rede Feminina (Rua Rafael Corrêa Sampaio, 354, no Bairro Santa Paula).

SANTO ANDRÉ

Em comemoração ao movimento “Outubro Rosa”, o Hospital da Mulher “Maria José dos Santos Stein”, em Santo André, iluminou sua fachada em 7 de outubro. A ação tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

A principal via preventiva é a mamografia – uma radiografia das mamas realizada por equipamento denominado mamógrafo. Permite a visualização de pequenas alterações, possibilitando o diagnóstico do câncer em fase inicial. O médico responsável pelo serviço de Mastologia do Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein, Dr. Guerino Barbalaco, alerta que é preciso fazer a primeira mamografia entre 35 e 40 anos. Depois dessa idade, o exame deve ser feito anualmente. “A finalidade do rastreamento mamográfico é identificar um tumor ainda não palpável, quando a possibilidade de cura é de mais de 95%. Em cada retorno anual é importante levar a mamografia anterior para comparar possíveis alterações”, recomenda.

A empresa Tecnolab, com apoio da disciplina de Oncologia e Hematologia da Faculdade de Medicina do ABC, iniciou em 6 de outubro campanhas de orientação em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), UBSs e supermercados, entre outros locais de grande circulação de pessoas. Os trabalhos envolvem os sete municípios da região do ABC.

Em 19 de outubro, a Prefeitura de Santo André e a Secretaria de Política para Mulheres organizam Caminhada de Combate ao Câncer de Mama, com destino ao Parque Celso Daniel. A ação contará com participação do grupo de voluntárias da Associação Viva Melhor.