Musicoterapia promove relaxamento de bebês na UTI Neonatal do Hospital da Mulher

Publicado em: 24/10/2018

Método tem ajudado a melhorar o prognóstico dos bebês prematuros internados na unidade

 

Atividade na UTI Neonatal é realizada de duas a três vezes por semana

Música para o coração e para a alma. Os sons das cordas do violão e dos instrumentos da musicoterapeuta do Hospital da Mulher, Camila Turco, 37 anos, estão enchendo os bebês da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do hospital de força, e suas mães de esperança.

Trabalhando com as mães diariamente por uma hora nos setores da Ucinca (Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru) e na Ucinco (Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional), a musicoterapeuta explica que as canções são realizadas por meio de uma caixa de som portátil, de canções feitas no violão e na kalimba.

“A atuação com as mães acaba sendo diária, pois mesmo quando não há atendimento específico para elas, o fato de elas estarem com o bebê enquanto ele está recebendo musicoterapia receptiva acaba atingindo não só ela, mas também a equipe de enfermagem”.

E os resultados já garantiram melhoras nos sinais vitais dos bebês e na resposta aos tratamentos. De acordo com Camila, a musicoterapia contribui para a diminuição da irritabilidade, dá sensação de relaxamento, acolhimento, segurança, além de auxiliar na estabilidade da frequência cardíaca, respiratória e na saturação do oxigênio do bebê. “A musicoterapia atua no sistema neuropsicomotor e contribui para o desenvolvimento do bebê e sua menor permanência na UTI”, explica.

A musicoterapia é praticada no Hospital da Mulher diariamente, sendo o trabalho especial com os recém-nascidos promovido de uma a três vezes por semana.