Mutirão da Saúde de São Caetano atende 4.000 pacientes e bate recorde

Publicado em: 20/04/2016

Programa Fila Zero segue como exemplo para a saúde pública do Brasil

Programa Fila Zero segue como exemplo para a saúde pública do Brasil

Lançado em maio de 2015 com o objetivo de zerar a espera por consultas com médicos especialistas, o Programa Fila Zero de São Caetano do Sul segue como exemplo para a saúde pública do Brasil. Na edição mais recente, em 16 de abril, o 11º Mutirão da Saúde teve lugar no Hospital São Caetano e bateu recorde de atendimentos em um único evento. Foram 4.000 pacientes. Somados todos os mutirões mensais da Prefeitura, o Fila Zero totaliza cerca de 30.000 atendimentos.
Mais uma vez presente, o prefeito Paulo Pinheiro ressaltou que os serviços estão cada vez mais ágeis e eficientes. “Seguimos como referência nacional com consultas e exames sem a necessidade de agendamento. Com a crise econômica, muitas pessoas têm cancelado os seus convênios particulares. Posso afirmar que a qualidade e velocidade da nossa Rede Municipal de Saúde é melhor. Estamos preparados para absorver toda a demanda da cidade, que cresceu nos últimos anos com a verticalização desenfreada”.
O novo secretário municipal de Saúde, Dr. Silvio Luiz Martinez, observou que o mutirão novamente foi sucesso de público e de avaliação. “É uma medida eficaz no atendimento às demandas da população. É um ótimo modelo de como se faz boa gestão na Saúde de São Caetano”, garantiu.
Antônio Figueiredo, morador do Bairro Santa Paula, aproveitou a oportunidade para fazer raio-x. “O atendimento foi rápido e muito bom. Vim fazer alguns exames que estava precisando e já saí daqui com a marcação para o médico e tudo mais. A Prefeitura está de parabéns”, elogiou. Já Marisa Torres, do Bairro Santo Antônio, passou pela Geriatria. “Achei tudo excelente. O atendimento, orientações e encaminhamentos necessários e de forma rápida. Gostei muito da atenção que o médico deu, explicando bem e tirando minhas dúvidas”.

BALANÇO
Atuaram 50 médicos em 24 especialidades. Os atendimentos espontâneos abrangeram Cardiologia, Clínica Médica, Dermatologia, Fisioterapia, Gastroenterologia, Geriatria, Ginecologia, Infectologia (Teste Rápido de HIV), Odontologia (Unidade Móvel), Oftalmologia (Unidade Móvel), Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pequenas Cirurgias/Procedimentos, Psiquiatria, Urologia e Vascular. Já os agendados pela Central de Agendamento e Regulação da Saúde foram nas áreas de Avaliação Pré-Anestésica (Anestesistas), Cardiologia Pré-Operatória, Endocrinologia, Fonoaudiologia, Hematologia, Nefrologia, Neurologia, Raio-X, Reumatologia e Ultrassom.
Especialistas, auxiliares e técnicos de enfermagem reforçaram a ação global da Secretaria de Saúde. Foram oferecidas aferições de pressão arterial e glicemia, além de ambulâncias para o deslocamento de pacientes. A Ouvidoria da Saúde atendeu reclamações, críticas e sugestões dos moradores.