Mutirão da Saúde do Homem atende 2,5 mil moradores no Programa Fila Zero

Publicado em: 18/12/2015

São Caetano e unidades da FUABC comemoram o “Novembro Azul”

 

O Mutirão da Saúde do Homem em alusão ao Novembro Azul – a sétima edição mensal do Programa Fila Zero da Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Caetano – ocorreu em 28 de novembro, no Hospital São Caetano, e atendeu 2,5 mil moradores em 22 especialidades médicas em demanda espontânea e pré-agendamentos. Com participação de sexólogos e urologistas, os homens sulsancaetanenses deixaram o preconceito de lado e optaram pelo bem-estar. Ao todo, foram promovidos 426 exames de prevenção ao câncer de próstata. Somados todos os mutirões, já são mais de 15 mil pacientes beneficiados.

A iniciativa integrou o pacote de 12 ações do Programa Saúde Pra Você – Cuidar Para o Futuro e deu atenção especial aos homens, destacando na campanha de conscientização Novembro Azul a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e de outras doenças masculinas.

No Espaço Educativo, em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (Fidi), minipalestras esclareceram questões do universo masculino sobre a função da próstata, quais as principais doenças, exames e tratamentos.

“MÁRIO COVAS”

O Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André, comemorou o “Novembro Azul” dia 19, quando os funcionários da unidade foram convidados para palestra sobre saúde masculina, com enfoque no câncer de próstata. O evento no Anfiteatro Grande ABC foi comandado pelo urologista do hospital e da disciplina de Urologia da Faculdade de Medicina do ABC, Dr. Mário Henrique Elias de Mattos.

Segundo o especialista, as principais doenças atualmente observadas nos homens são aquelas relacionadas ao sistema cardiovascular – como infartos cardíacos e derrames cerebrais –, e os tumores malignos, especialmente aqueles que acometem pulmões, próstata e intestino. No campo urológico destacam-se o câncer de próstata, o crescimento benigno da próstata (hiperplasia da próstata) e as desordens relacionadas à ereção peniana. “Infelizmente ainda vemos no consultório algum preconceito em relação ao exame de próstata. Porém, temos observado nas últimas décadas uma mudança de comportamento, com os homens se interessando cada vez mais em prevenir o câncer de próstata. Essa barreira será completamente transposta com medidas educativas de esclarecimento junto à população, mostrando que o exame da próstata é simples, rápido, muito bem tolerado e sem dúvida a maior arma na luta contra este câncer, que ocupa os primeiros lugares em termos de incidência e mortalidade em nosso meio”, explica Mattos.

Glândula responsável pela produção de boa parte do sêmen, a próstata está localizada abaixo da bexiga e ao redor da uretra – canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. Durante o Novembro Azul, todo o país se mobiliza em torno da prevenção e combate à doença, que acomete quase 70 mil novos pacientes todos os anos, segundo estimativa do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

“O homem deve frequentar o consultório do urologista a partir dos 50 anos de vida. Aqueles que possuem familiares diretamente relacionados que sofrem ou já sofreram do câncer de próstata, aqueles de raça negra e os obesos devem começar a frequentar o consultório urológico mais cedo, por volta dos 45 anos de idade. A melhor forma de detectar precocemente a doença é associando a dosagem do PSA (que é uma proteína produzida pela próstata, que pode ser dosada no sangue) com o exame de próstata, também conhecido como toque retal”, recomenda o urologista do HEMC e FMABC, Dr. Mário Henrique Elias de Mattos.

PRAIA GRANDE

Com intuito de reforçar a importância da prevenção do câncer de próstata, funcionários do Complexo de Saúde Irmã Dulce aderiram à campanha Novembro Azul vestindo roupas azuis e ostentando laços da mesma cor. A mobilização dias 5 e 6 de novembro foi organizada pela Comissão de Humanização, em conjunto com o Voluntariado do ‘Irmã Dulce’, a exemplo do que já ocorreu com a realização da campanha Outubro Rosa, contra o câncer de mama.

De acordo com a enfermeira responsável, Josefa Carlos Cavalcante de Araújo, há duas versões para os laços usados nos uniformes. “Temos o laço na cor azul e outro com um bigode estilizado, que fica destacado nos jalecos”, disse.

SÃO BERNARDO

Em 28 de novembro (sábado), as 34 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de São Bernardo estiveram abertas das 8h às 17h exclusivamente para marcar o Novembro Azul. Todos que compareceram foram convidados a aferir a pressão arterial e a realizar exame de glicemia para diagnóstico de diabetes. Também receberam orientações sobre questões como tabagismo e alcoolismo e foram estimulados a fazer o exame para detecção do câncer de próstata.

O coordenador da especialidade de Urologia do Complexo Hospitalar de São Bernardo e professor da FMABC, Dr. Fábio José Nascimento, destaca que a ação do sábado foi uma oportunidade para que a população pudesse tirar dúvidas com relação à doença. “Existe um tabu, que com o passar do tempo, vem diminuindo. Porém, ainda existem muitas dúvidas que precisam ser esclarecidas”, disse.

GUARUJÁ

Administrado pela Fundação do ABC desde julho de 2014, o Instituto de Infectologia Emílio Ribas II do Guarujá não deixou passar em branco o Novembro Azul. Toda a equipe de colaboradores esteve envolvida no mês de conscientização sobre saúde masculina, com foco principal na prevenção do câncer de próstata.

No mês anterior, a unidade da FUABC já havia participado do movimento mundial “Outubro Rosa”, quando o centro dos trabalhos foi a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.