Mutirão de Cirurgias do Governo de SP atenderá 900 pacientes neste sábado no Grande ABC

Publicado em: 02/09/2022

Parceria com a FMABC vai permitir a realização de mais de 2,7 mil procedimentos nas próximas semanas

Centro Universitário FMABC fará consultas e cirurgias de oftalmologia, urologia, vascular e cirurgia geral a partir deste final de semana

O Governo do Estado de São Paulo promove neste sábado (03/09) uma mobilização recorde para a realização de 9,2 mil procedimentos do Mutirão das Cirurgias. Serão consultas de avaliação pré-operatórias, exames e cirurgias em todas as regiões do Estado. Somente no Grande ABC serão atendidos mais de 900 pacientes.

Uma parceria da Secretaria de Estado da Saúde com o Centro Universitário FMABC, em Santo André, vai permitir a realização de 2,7 mil procedimentos nas próximas semanas. Serão consultas e cirurgias de oftalmologia, urologia, vascular e cirurgia geral a partir deste final de semana. Somente neste sábado serão atendidos 600 pacientes com problemas na retina. Na região do ABC, as ações também acontecem no AME Santo André, no Hospital Mário Covas e no Estadual de Diadema.

“Nosso ambulatório terá uma estrutura montada com 20 salas realizando atendimentos simultâneos, com cerca de 40 médicos responsáveis pelas consultas, exames e cirurgias, além de uma equipe de apoio com mais de 20 enfermeiros e recepcionistas”, explica Elisangela Rosa Lima, gerente dos ambulatórios do Centro Universitário FMABC.

MOBILIZAÇÃO

A ação estadual ocorrerá em 33 hospitais e 45 AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades) e envolverá mais de 2 mil profissionais de saúde que estarão exclusivamente nestas unidades durante o sábado para a realização dos procedimentos. O objetivo é acelerar a fila de cirurgias acumulada durante o período da pandemia, quando os leitos foram priorizados para o atendimento da COVID-19.

Todos os pacientes atendidos durante o Mutirão de Cirurgias aguardavam na fila da CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde) e foram agendados durante esta semana pelos 17 Departamentos Regionais de Saúde.

“Uma ação recorde do Governo de SP vai permitir agilizar os atendimentos da população que aguardava desde a pandemia. Uma mobilização em todo o Estado com cirurgias e, também, com consultas pré-operatórias, um passo obrigatório para a realização dos procedimentos cirúrgicos”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn.