Mutirão estadual de catarata terá 900 cirurgias no AME Mauá até dezembro

Publicado em: 25/10/2018

Em Santo André serão mais 150 procedimentos oftalmológicos

 

Ao cumprir a meta pactuada, a unidade de Mauá poderá concluir o ano com 1.350 procedimentos realizados

O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Mauá, gerido pela Fundação do ABC, deu início em outubro a mutirão de cirurgias de catarata em parceria com o Governo do Estado de São Paulo. Ao todo serão realizados 900 procedimentos entre outubro e dezembro – sendo 750 relativos ao mutirão. Serão, em média, 300 cirurgias por mês. Ao cumprir a meta pactuada com a Secretaria de Estado da Saúde, a unidade poderá concluir 2018 com 1.350 procedimentos realizados.

O mutirão vem ao encontro da proposta de redução de fila de espera pelo procedimento na microrregião de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, que engloba cerca de 600 mil habitantes. O AME Mauá, porém, também recebe pacientes de Santo André, São Bernardo, São Caetano e Diadema. Atualmente, há cerca 820 cirurgias de catarata a serem realizadas. “O AME está 100% voltado para o mutirão e ao cumprimento das metas estipuladas. Nossa proposta é zerar a fila de espera sem abrir mão da qualidade e mantendo padrão de excelência no atendimento à população, com alta resolutividade dos casos”, disse o diretor-geral, Dr. Airton Gomes. Para a realização das cirurgias, os pacientes passam por consultas pré-operatórias e pós-cirúrgicas, realizadas um dia, uma semana e um mês após o procedimento.

Os pacientes submetidos à cirurgia de catarata são encaminhados ao programa “Vale a pena ver”, também do Governo do Estado, que fornece gratuitamente óculos aos recém-operados acima de 60 anos, após avaliação realizada no próprio AME.

Usuários que precisam do procedimento devem obter encaminhamento médico da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro onde residem e aguardar a convocação. O direcionamento é feito pela Central de Regulação de Ofertas de Serviço de Saúde (CROSS), sistema operado pela Secretaria de Estado da Saúde mediante demandas informadas pelas prefeituras.

CATARATA

A catarata geralmente é causada pelo envelhecimento do cristalino, mas também pode ser congênita ou provocada pelo de uso de colírios de corticoides, excessiva exposição solar e diabetes, entre outras causas. A cirurgia, considerada de média complexidade, é feita no centro cirúrgico da unidade por um cirurgião oftalmologista após consultas de triagem e exames pré-operatórios (exames de laboratório, eletrocardiograma, avaliação oftalmológica prévia e avaliação de risco cirúrgico por cardiologista). O paciente recebe alta no mesmo dia da cirurgia com curativo, receituário e retorno agendado para acompanhamento.

 

AME SANTO ANDRÉ REFORÇARÁ INICIATIVA ESTADUAL

 

O Ambulatório Médico de Especialidades de Santo André pactuou junto à Secretaria de Estado da Saúde a realização de três procedimentos em caráter de mutirão, definidos de acordo com a demanda da unidade. Serão feitas 150 cirurgias de outubro a dezembro, entre as quais 90 de catarata, 45 de ptose palpebral (disfunção conhecida por “pálpebra caída”) e 15 de exérese de calázio (nódulo inflamatório que cresce na glândula lacrimal), além de outras pequenas lesões da pálpebra e supercílio. A expectativa é de que o AME Santo André encerre 2018 tendo realizado aproximadamente 7.900 pequenas e médias cirurgias oftalmológicas, dermatológicas, plásticas e ortopédicas.