Mutirão ‘Fila Zero’ da Saúde de São Caetano zera demandas de 12 especialidades médicas

Publicado em: 22/05/2015

O Mutirão da Saúde do Programa Fila Zero da Secretaria de Saúde de São Caetano atingiu o objetivo de zerar as demandas em espera na rede municipal em 12 das 25 especialidades médicas que estiveram envolvidas na iniciativa, de acordo com o balanço divulgado pelo setor em 12 de maio. Realizada em 9 de maio, no Hospital São Caetano-FUABC, a primeira edição atendeu aproximadamente 1.000 munícipes que aguardavam retorno há mais de 15 dias, em consultas que foram pré-agendadas por telefone pela Central de Agendamento e Regulação.

Nesta ação global da Saúde, atuaram cerca de 25 médicos de diversas especialidades. Estiveram no apoio profissionais de retaguarda e 16 auxiliares da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). No local, ainda foram oferecidos serviços gratuitos de aferições de pressão arterial e glicemia, além de orientações de combate à dengue e da Ouvidoria da Saúde.

O prefeito Paulo Pinheiro esteve presente conversando com os usuários, ouvindo críticas e sugestões. “O Fila Zero será permanente. Sempre quando houver alguma especialidade que tiver demandas reprimidas, nós vamos iniciar um novo mutirão. É um instrumento eficaz que serve para atualizar a espera a fim de que os pacientes fiquem satisfeitos com o atendimento”, observou.

“Foi um grande avanço na área. Quero agradecer aos profissionais da Saúde, em nome do titular da Pasta, Dr. Jesus Adalberto Gutierrez, pelo maravilhoso trabalho promovido. Todos estão de parabéns por atender de maneira tão eficaz a nossa população”, concluiu o chefe do Executivo.

Segundo o secretário de Saúde, o saldo foi positivo. “Com o balanço da iniciativa, eu e minha equipe técnica já estamos estudando os próximos mutirões, nos mesmos moldes, de exames ou de alguma especialidade específica. O que todos nós queremos é que a Saúde seja mais ágil e eficiente e assim melhore a satisfação dos serviços aos munícipes. Com certeza, já é a melhor da região, mas podemos ser a melhor do Brasil”, garantiu Jesus.

Para o médico responsável, Roberto Rodrigues Júnior, o mutirão não se resume aos atendimentos. “Dependendo do caso, os pacientes que precisarão de retorno já saíam com os exames agendados. Será mensal. O intuito é até agosto zerar tudo”, ressaltou.

UNIDADES MÓVEIS

As Unidades Móveis equipadas de Odontologia e de Oftalmologia do Saúde em Movimento, vertente do Programa Fila Zero, que transitam pela cidade oferecendo serviços completos à população de São Caetano, promoveram 74 procedimentos durante o mutirão. Na primeira, 42 pessoas passaram pela triagem, com encaminhamento às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou ao Centro Odontológico Maria Robilota Torres. Na segunda, 32, entre exames de acuidade visual, biomicroscopia, tonometria de aplanação, fundoscopia, mapeamento de retina, estesiometria e aferição de óculos.

Miriam Borges Cangani, moradora do Bairro Santa Paula, achou a iniciativa fundamental. “Superinteressante. Agiliza tudo o que é parte de consulta. Se a cidade começar a ter mais disso, com certeza, não terá mais fila. É o que nós precisamos. Ter um atendimento rápido, que agilize a vida do povo. A Saúde está em primeiro lugar. Deveria dar continuidade. Tudo bem organizado. Saio daqui bastante satisfeita”.

Ilson Manoel da Silva, residente no Bairro Nova Gerty, chegou na triagem do Hospital São Caetano, aferiu a pressão, passou pelo cardiologista e saiu satisfeito com o atendimento. “Foi excelente. Eu tinha uma consulta marcada. Era para daqui 30 dias. Mas me avisaram por telefone e antecederam para agora. O médico me recomendou um exame de ecocardiograma para fazer a cirurgia de hérnia. Um programa como esse do Fila Zero é muito importante”.

Maria Aparecida Espinoza Pelka, do Bairro Cerâmica, que teve consulta agendada com o endocrinologista, também aprovou o mutirão. “Eu estava aguardando. Me ligaram nessa semana em casa informando o novo agendamento. Em uma hora, aconteceu tudo o que precisava. Foi rápido. Fui muito bem atendida. O médico era ótimo. A Prefeitura está de parabéns por todo esse atendimento”.