Nardini vacina 773 funcionários contra gripe

Publicado em: 20/04/2016

Campanha interna promoveu imunização em massa de trabalhadores e terceirizados

Campanha interna promoveu imunização em massa de trabalhadores e terceirizados

O Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini de Mauá vacinou, entre os dias 7 e 12 de abril, 773 funcionários contra o vírus da gripe – o influenza – durante campanha promovida a todos os trabalhadores, inclusive terceirizados. A ação foi coordenada pelo setor de Medicina do Trabalho em parceria com o Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NUVE). O montante corresponde a 84% do quadro total de funcionários da unidade. No ano passado, foram imunizados 383 trabalhadores.

A alta adesão expressa a preocupação do hospital e de seu quadro de colaboradores com os cuidados com a própria saúde e, consequentemente, dos pacientes assistidos pelas equipes. Os trabalhadores foram imunizados com a vacina trivalente 2016, que protege contra os vírus A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B.

Para estimular a participação interna, as áreas flexibilizaram e ampliaram os horários de vacinação para os plantões diurno, noturno e também disponibilizaram novos horários para trabalhadores de folga ou de férias. Considerando que a imunização não é obrigatória, a campanha foi considerada um sucesso. “A ação teve importância significativa este ano e a adesão foi muito maior do que a dos anos anteriores. As medidas de prevenção são tão importantes quanto a vacina, por isso também divulgamos diversas orientações sobre ações preventivas como forma de proteger nossos trabalhadores”, comenta a enfermeira do Trabalho, Simone Bastos.

Este ano, devido ao aumento dos casos no Estado de São Paulo, o Ministério da Saúde liberou de forma antecipada as doses para aplicação nos grupos considerados de risco, como profissionais de saúde, gestantes, idosos, portadores de doenças crônicas e crianças de seis meses até 5 anos. Ao todo, 39 municípios da Região Metropolitana tiveram as vacinações antecipadas. A estratégia tem como objetivo minimizar a ocorrência da doença, internações e óbitos relacionados ao vírus influenza, especialmente entre os grupos que apresentam maior risco de evoluir com complicações.

 

VACINAÇÃO NA REDE

Na rede de Saúde de Mauá, a vacinação da população começou em 4 de abril para os trabalhadores da saúde da rede pública e privada. Dia 11 teve início a imunização para crianças de seis meses até cinco anos, pessoas com mais de 60 anos e gestantes. De 18 a 22, a campanha foca puérperas (mulheres no período de até 45 dias após o parto), pessoas com comorbidades (com duas ou mais patologias associadas, como diabetes e hipertensão, por exemplo), além de indígenas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e jovens de 12 a 21 anos submetidos à aplicação de medidas socioeducativas. Segundo o Ministério da Saúde, a vacinação é capaz de reduzir de 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações do vírus influenza.