No Guarujá, Instituto Emílio Ribas cria grupo de cuidados paliativos para pacientes terminais

Publicado em: 26/11/2021

Iniciativa contempla curso sobre hipodermóclise, técnica menos invasiva de administração de medicamentos

 

Colaboradores receberam certificado do curso

O Instituto de Infectologia Emílio Ribas II – Baixada Santista, gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado, criou neste semestre um Grupo de Cuidados Paliativos voltado à assistência de pacientes considerados terminais, em estágio avançado de determinada doença e/ou com prognóstico reservado.

As ações que envolvem a iniciativa são fundamentais para garantir a oferta de dignidade, qualidade de vida e conforto, tendo em vista prevenir ou minimizar sofrimentos e/ou desconfortos em pacientes terminais ou em estágio avançado de determinada enfermidade.

O grupo, composto por médicos, enfermeiras, nutricionista, psicóloga, assistente social, fisioterapeuta e administrativo, realiza inúmeras atividades desde agosto. Entre elas, um curso de capacitação em hipodermóclise destinado aos profissionais de saúde que atendem na instituição.

MENOS INVASIVA

A hipodermóclise é um método de administração de medicamentos ou fluídos pela via subcutânea, que também possibilita a infusão de analgésicos, soluções e outros fármacos. A técnica apresenta inúmeras vantagens, entre as quais: via mais acessível e confortável que a venosa; fácil inserção e manutenção do cateter; pode ser usada em qualquer ambiente de cuidado, inclusive em domicílio; apresenta complicações locais raras e baixo risco de efeitos colaterais sistêmicos.

O curso foi ministrado por profissionais capacitados na respectiva área, que voluntariamente se colocaram à disposição da unidade. São eles, Dr. Bruno Belo Faria Lima, formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); a enfermeira Marinete Esteves Franco, egressa da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP); além da farmacêutica da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Juliana dos Santos de Oliveira.

O curso teve duração de 2h30, com abordagem de temas práticos e teóricos e importante engajamento dos participantes. Além do curso, o grupo também realiza periodicamente reuniões, visitas externas, elaboração de protocolos e rodas de conversas.