No ‘Outubro Rosa’, Mauá alerta para a prevenção do câncer de mama

Publicado em: 15/10/2021

Ações no Hospital Nardini e na rede de saúde buscam a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce

 

O câncer de mama é o tipo de tumor mais frequente entre as mulheres brasileiras. A campanha ‘Outubro Rosa’ busca alertar sobre a necessidade da prevenção e do diagnóstico da enfermidade, além do câncer de colo de útero. Ao longo do mês, na rede pública de Saúde de Mauá, estão programadas ações de conscientização sobre o tema.

No Hospital Nardini, por exemplo, uma palestra sobre a saúde da mulher será ministrada para pacientes e colaboradores no dia 25 de outubro, às 11h, no auditório da unidade. A atividade será conduzida pelo coordenador médico da maternidade do hospital, Dr. Tomás Smith-Howard. A fachada do hospital também foi iluminada com a cor da campanha na noite de 13 de outubro.

Na rede municipal de Saúde, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) contam com decoração referente ao tema para sensibilizar a população. Nas UBSs estão programados grupos educativos com o objetivo de orientar sobre prevenção e a importância do autocuidado. Já o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) promoverá palestras com profissionais da área.

Uma das ações para a prevenção da doença é a requalificação das filas para mamografia, que são feitas via sistema pela Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde (CROSS). A iniciativa busca averiguar, diante da necessidade clínica e genética, os pacientes que precisam realizar o exame. A partir daí é feita a atualização da lista. Também estão sendo realizados exames atrasados de Papanicolau, com objetivo de prevenir o câncer de colo de útero.

ROTINA DE PREVENÇÃO

A principal via de prevenção para o câncer de mama é a mamografia, uma radiografia das mamas capaz de visualizar pequenas alterações, que permitem descobrir o câncer em fase inicial. Além disso, o surgimento de um caroço no seio, seguido ou não de dor, deve chamar a atenção da mulher para a necessidade de buscar orientação médica. A pele da região pode ficar com o aspecto de casca de laranja e podem aparecer ínguas embaixo dos braços. Mas, nem todo caroço é sinal de um câncer de mama. Por isso é fundamental consultar um médico. A verificação, feita pela própria mulher, apalpando os seios, ajuda no conhecimento do corpo, porém, não substitui a investigação clínica. Caso a pessoa observe alguma alteração é recomendável procurar imediatamente o serviço de saúde.

Fachada iluminada do Hospital Nardini de Mauá