Novembro Azul tem carreta itinerante com exames de prevenção em São Caetano

Publicado em: 14/11/2023

Foto: Letícia Teixeira/PMSCS

Com apoio da Fundação do ABC, a Prefeitura de São Caetano realiza neste mês o atendimento com exames para homens na Carreta Móvel da Saúde, que vai percorrer diversos espaços da cidade de 6 a 30 de novembro. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 13h. Na primeira semana de ação foram realizados 861 exames. No sábado (11/11), o prefeito José Auricchio Júnior visitou as ações.

“Minha expectativa é a melhor possível. Espero que seja realizado um grande número de exames, com poucos resultados alterados. Esse é o objetivo do Novembro Azul, realizar a prevenção, além da tentativa de diagnóstico precoce do câncer de próstata. É importante que os homens procurem a carreta para realizar o PSA, que é um rastreamento. O exame de toque feito pelo urologista é fundamental para avaliar tamanho e consistência da próstata”, explicou Auricchio.

Diante de qualquer exame de imagem ou PSA que tenha alteração, o paciente é agendado com o urologista para realização de exames complementares para fechar o diagnóstico. “A identificação precoce de doenças aumenta as chances de um tratamento eficaz. Por isso, alguns exames devem fazer parte da rotina dos homens. É preciso prestar atenção no corpo e ficar atento aos sinais que ele envia”, destacou a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone.

“Em termos de prevalência, o câncer de próstata é o segundo mais comum na população masculina (o primeiro é o câncer de pele). Embora muito prevalente, é altamente curável quando diagnosticado em fase inicial. O tumor de próstata com o diagnóstico precoce tem chance de cura acima de 90%. A expectativa da nossa campanha é que o paciente não tenha o diagnóstico tardio ou uma doença avançada, que vai trazer risco de vida. Importante conscientizar a população para iniciar esse rastreio a partir dos 45, 50 anos”, explicou o urologista Rodrigo Amarante.

Estão à disposição, sem necessidade de agendamento, teste de PSA (somente para homens com mais de 45 anos que ainda não fizeram o exame este ano) e testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites. Já os exames de ultrassonografia de próstata (via abdominal e transretal), do aparelho urinário, de bolsa escrotal, da região inguinal e da parede abdominal são todos com agendamento para pessoas que já têm solicitação médica e aguardam para fazer os exames.

Haverá também atendimento médico uma vez por semana para pacientes que apresentarem alteração em qualquer exame realizado na carreta.

Na primeira semana de ação, a carreta esteve na Praça dos Expedicionários. Foram 861 procedimentos, sendo 323 exames de imagens (ultrassonografias), 94 de PSA e 444 testes rápidos.