‘Novo AME Mauá’ passa por ampla reforma, reorganiza processos e visa acreditação

Publicado em: 05/04/2024

Unidade gerenciada pela FUABC junto ao Governo do Estado otimiza uso de recursos, promove melhorias estruturais e planeja certificações de Qualidade

 

Completamente repaginado, com nova ambiência e colaboradores motivados, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Mauá respira novos ares. Após amplo processo de melhorias iniciado em janeiro de 2023, a unidade atualmente enumera avanços administrativos e assistenciais e faz projeções otimistas para o futuro, como a reforma do centro cirúrgico e a busca por selos de acreditação em Saúde. Diversas revitalizações ainda estão em curso e devem ser concluídas ao longo dos próximos meses, como a reforma da recepção, do refeitório dos colaboradores e a instalação de aparelhos de ar-condicionado.

A unidade recebeu nova fachada, pintura externa e interna; novo piso com manta vinílica nos dois andares; divisão de alas assistenciais por cores; aparelhos televisores com sistema de chamado para consultas, inclusive com foto dos pacientes; reforma da Central de Material e Esterilização; nova sinalização com placas aéreas; aviso sonoro para chamados aos pacientes; portas de vidro para divisão de ambientes e reparos na iluminação, com uso de lâmpadas LED de menor consumo energético.

Também estão à disposição novos equipamentos para exames de endoscopia, recebidos via Secretaria de Estado da Saúde, além de duas salas completas para atendimento oftalmológico e dois novos carrinhos de anestesia. As duas últimas aquisições foram doações da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

A verba destinada pela Fundação do ABC para a reestruturação da unidade foi de R$ 850 mil, sendo que R$ 630 mil já foram utilizados nas intervenções. “Neste processo, os funcionários entenderam que seriam os atores dessas mudanças. Houve um senso de responsabilidade coletiva e a descentralização de tarefas. Demos as diretrizes e eles abraçaram os novos processos. Hoje integram todos os avanços, inclusive com a sugestão de melhorias e canal aberto com a Diretoria”, disse o gerente médico da unidade, Rodrigo Toledo Mota.

ASSISTÊNCIA

A reorganização assistencial teve início pelo acolhimento do paciente na recepção até a finalização do atendimento médico, passando pela coleta e realização de exames até chegar às orientações para eventual encaminhamento à rede ou retorno à unidade. Todo o processo é realizado com uso de uma comunicação mais eficaz, empática e humanizada. A sinalização por cores nos setores também trouxe mais fluidez e organização aos atendimentos. Já os colaboradores passaram por diversos treinamentos e foram peças fundamentais para potencializar as melhorias.

A área de Qualidade do AME Mauá, também reformulada, contabiliza indicadores assistenciais que confirmam as transformações no atendimento desde o início de 2023. O mais impactante foi a queda na taxa de absenteísmo (quando o paciente não comparece ao atendimento), que caiu de 25% para 19% entre janeiro e dezembro de 2023 apenas no município de Mauá. A redução foi fruto de um trabalho de matriciamento conduzido pelo setor de Qualidade da unidade junto à Atenção Básica e Regulação Municipal. Atualmente, metade de todos os atendimentos da unidade é realizado a moradores de Mauá.

Diretora-geral da unidade, Adlin Savino Veduato destaca a importância de elevar o padrão de qualidade do atendimento ambulatorial à população da microrregião de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. “Nossos esforços, da Diretoria e de todos os colaboradores, estabeleceram uma rotina de assistência mais resolutiva e com foco em alta performance, amparada no cumprimento de metas contratuais e no equilíbrio financeiro. Essa combinação é fundamental para que possamos seguir investindo em avanços de forma sustentável e estratégica”, detalha a diretora.

PÚBLICO INTERNO

A gestão estratégica de recursos humanos e financeiros possibilita progressos que são observados, gradativamente, na rotina do dia a dia. O gerente administrativo da unidade, Dagoberto Gomes de Moura, cita uma ocasião em que foi possível identificar o resultado da sinergia dos novos processos, tendo como motor a confiança e o empenho de todas as equipes. “Não é uma melhora apenas estética. É de mudança de cultura e de conceito de atendimento. Aproveitamos os talentos internos, remanejamos alguns postos de trabalho e fizemos poucos desligamentos. Com algumas mudanças e processos mais bem estabelecidos, por exemplo, teve um dia que atendemos mil pacientes. Era um dia de mutirão, atípico, mas tudo transcorreu de forma controlada e monitorada. Nos reunimos frequentemente com os colaboradores e colocamos todos a par do que estamos fazendo e aonde queremos chegar”, explica o gestor.

Os mais de 70 funcionários da unidade têm sido envolvidos em toda a reestruturação, que passa essencialmente pela aproximação da equipe operacional da Diretoria. Funcionário da unidade desde 2012, Leandro Ramalheira Silva, coordenador da área de Tecnologia da Informação (T.I.), detalha como enxergou o processo. “Acompanhamos muitas mudanças na estrutura física e tecnológica da unidade. Foram iniciativas muito benéficas para os pacientes, que hoje se sentem mais confortáveis no AME Mauá. A nova Diretoria também possibilitou o desenvolvimento de algumas ferramentas pela nossa área, como um painel de metas em tempo real que auxilia os gestores na tomada de decisões. Quando a Diretoria olha para nós, nos sentimos gratos pelas mudanças”.

NOVOS OBJETIVOS

A unidade planeja, futuramente, ampliar a gama de oferta de exames com a criação de um Centro de Imagem, a partir da chegada de aparelhos de mamografia, densitometria e radiografia. O espaço, inclusive, já foi definido e as intervenções dependem de novas pactuações com a Secretaria de Estado da Saúde. Além disso, planeja-se: implantar um projeto de autoatendimento com a instalação de tablets na recepção, iniciativa que contará com auxílio de um jovem aprendiz para orientação aos usuários; reforma e ampliação do centro cirúrgico, que já conta com projeto arquitetônico por empresa especializada em ambientes hospitalares; e a implantação do regime de hospital-dia, assistência intermediária entre a internação e o atendimento ambulatorial. “Nossa ideia para o futuro é, a partir de agora, nos prepararmos para conquistar acreditações em Saúde. O caminho é longo, mas estamos na direção certa”, planeja Moura.

Atualmente o AME Mauá realiza, por ano, cerca de 54 mil consultas e atendimentos, 99 mil exames e procedimentos e 3,3 mil pequenas cirurgias. São atendidas 17 especialidades. A estrutura comporta 11 consultórios médicos e 4 não médicos, laboratório clínico, 6 salas de espera, sala de observação, 12 salas de exames de métodos diagnósticos, centro cirúrgico, posto de enfermagem, Central de Material e Esterilização, Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), entre outros espaços.