Novo setor para eletivas de curta permanência agiliza atendimento no “Irmã Dulce”

Publicado em: 02/04/2015

Pacientes agendados pelo Ambulatório de Especialidades Cirúrgicas do Hospital Municipal Irmã Dulce para procedimentos cirúrgicos e cirurgias eletivas (não emergenciais) por períodos curtos de internação contam com setor especialmente adaptado para recebê-los, ao lado do Centro Cirúrgico do hospital, no terceiro andar. O objetivo da nova ala, que passou a funcionar no final de outubro do ano passado, foi aprimorar o atendimento. Em cerca de cinco meses de funcionamento, os resultados positivos são sentidos.

A enfermeira coordenadora do Centro Cirúrgico e supervisora do serviço, Elizabeth Beatriz Passio Machado, explica que a nova estrutura oferece mais comodidade e conforto aos pacientes. Também favorece a agilidade e melhor logística na organização do fluxo de eletivas, previamente agendadas pelo Ambulatório de Especialidades Cirúrgicas, que integra a estrutura do Irmã Dulce, após encaminhamento pela rede. Tendo sido atendidos pelas equipes médicas neste ambulatório e após fazer os exames pré-operatórios, os pacientes têm marcada a data do procedimento ou cirurgia no Centro Cirúrgico. Elizabeth observa que adiamentos são raros e que, quando ocorrem, geralmente são motivados por fatores relacionados à saúde, não por falta de vagas. “Ocorre, por exemplo, quando o paciente não apresenta condições clínicas favoráveis de passar pela cirurgia”, explica.

A estrutura envolve seis poltronas nos moldes de hospital-dia e 10 leitos de curta permanência. Em ambiente climatizado e com televisão, a área que funciona como hospital-dia é voltada para pacientes que internam para procedimento cirúrgico e recebem alta no mesmo dia, algumas horas depois. São casos geralmente atendidos nas áreas de plástica e bucomaxilo ou procedimentos de traumatologia, como retirada de fixadores. Já os leitos de curta permanência, também climatizados, são para pacientes que necessitam de internação por 24 horas ou um pouco mais, utilizados por diferentes especialidades, como Ginecologia, Cirurgia Geral, Vascular e Urologia. A estrutura é composta por posto de enfermagem e sanitários, contando com equipe de enfermagem e visitas diárias dos médicos, que acompanham e dão alta aos pacientes. “Ficou muito melhor”, relata a enfermeira.

O paciente comparece com um acompanhante, que recebe seus pertences e retorna para busca-lo após a alta médica. “Teve paciente que me perguntou se o atendimento era particular”, destaca.

AMBULATÓRIO

Inaugurado em janeiro de 2012, o Ambulatório de Especialidades Cirúrgicas do “Irmã Dulce” possui recepção e consultórios médicos para atender pacientes da rede municipal com encaminhamento para cirurgia por meio das unidades de especialidades. Também por encaminhamento, atende pacientes de outros municípios de acordo com a regulação do Estado, que contratualizou leitos no hospital para a demanda regional.

No ambulatório, as guias são preenchidas, os pacientes são avaliados e os exames pré-operatórios são solicitados. Depois disso, afastadas quaisquer contraindicações, eles são informados das datas agendadas para a realização de procedimento ou cirurgia. Após as cirurgias eles têm retorno de pós-operatório para avaliação médica antes de voltar às unidades de origem.