Novo vice da FUABC agrega experiências da gestão pública e privada

Publicado em: 08/03/2013

Indicado por São Caetano, Marco Antonio Santos Silva é provável sucessor de Mauricio Mindrisz na Presidência da FUABC

Economista e administrador pós-graduado em educação. Aos 64 anos, Marco Antonio Santos Silva acaba de assumir a vice-Presidência da Fundação do ABC, indicado pelo prefeito de São Caetano, Dr. Paulo Pinheiro. Atual secretário de governo do município, o novo gestor da FUABC traz na bagagem quase 40 anos de experiência empresarial e 19 anos à frente da USCS – Universidade Municipal de São Caetano do Sul (antigo IMES) – 15 anos como diretor e outros 4 como vice.

“Pretendo disponibilizar minha experiência profissional na condução dos trabalhos junto à atual Presidência. Estou me familiarizando com a Fundação do ABC neste início de gestão, aprendendo a cultura da organização e conhecendo os detalhes da administração”, revela Marco Antonio Santos Silva, que reconhece a importância do papel estratégico da FUABC junto às cidades parceiras: “A participação da entidade em São Caetano é extremamente relevante e colabora muito na qualificação dos serviços municipais. Graças a essa qualidade, a instituição hoje se tornou imprescindível na gestão da saúde em todos os municípios em que atua”.

Duplo desafio: Não bastassem as atribuições inerentes à vice-presidência, Marco Antonio Santos Silva chega à FUABC com desafio ainda maior: substituir em 2014 o atual presidente da instituição, Mauricio Mindrisz. Instituída pelos municípios de Santo André, São Bernardo e São Caetano, a Fundação do ABC tem como órgão máximo de deliberação o Conselho Curador, cujo presidente é indicado pelo prefeito de uma das cidades do ABC em rodízio que ocorre a cada 2 anos. Para o próximo ano, a indicação caberá ao prefeito de São Caetano, Dr. Paulo Pinheiro, o que aproxima muito Santos Silva do comando da FUABC.

“A Fundação do ABC tem adotado sistema de trabalho bastante interessante no que diz respeito à sucessão do presidente. Em geral, o vice é preparado para a função. Conhecendo a instituição internamente, demandas e particularidades, certamente fica mais fácil essa transição do comando”, acredita o novo vice-presidente.

Além da experiência empresarial e na gestão pública, Marco Antonio Santos Silva também contribuirá com expertise na área educacional. Com quase 20 anos de atuação na USCS – onde hoje é conselheiro –, o gestor esteve à frente de todo o processo que permitiu transformar o instituto isolado IMES em Universidade Municipal de São Caetano do Sul, que conta atualmente com 28 cursos de graduação, além de modalidades em pós-graduação