Publicado em: 23/01/2013
Evento nesta quinta-feira (24/01), às 19h30, terá ainda Frank Aguiar representando Luiz Marinho e secretários de Saúde da região
A Fundação do ABC realiza nesta quinta-feira (24 de janeiro) solenidade de posse dos novos membros do Conselho Curador – instância máxima deliberativa da entidade. A cerimônia às 19h30 no Anfiteatro David Uip, no campus da Faculdade de Medicina do ABC, tem confirmadas presenças dos prefeitos de Santo André, São Caetano e Mauá – respectivamente Carlos Grana, Paulo Pinheiro e Donisete Braga. O vice-prefeito de São Bernardo, Frank Aguiar, estará representando Luiz Marinho. Também prestigiarão o ato pelo menos 4 secretários de Saúde da região: Sallum Kalil Neto, Lumena Furtado, José Augusto da Silva Ramos e Regina Maura Zetone.
São 21 curadores, representantes das prefeituras instituidoras da FUABC – Santo André, São Bernardo e São Caetano –, das câmaras municipais e conselhos de saúde, além de funcionários, alunos, ex-alunos, professores e residentes da Faculdade de Medicina da Fundação do ABC. A presidência do Conselho Curador é indicação do prefeito de uma das cidades do ABC, que se revezam no comando da instituição a cada 2 anos. Neste biênio o presidente é Mauricio Mindrisz, de São Bernardo.
Além de gerenciar grande parte da rede de saúde dos municípios instituidores, a Fundação do ABC mantém parcerias em Mauá, Rio Grande da Serra, em Praia Grande e Bertioga. Também administra 4 equipamentos estaduais entre unidade hospitalar e AMEs (Ambulatório Médico de Especialidades).
O orçamento previsto para 2013 é de R$ 1,3 bilhão. Hoje são mais de 13 mil funcionários nos quadros da FUABC, que terá como grande novidade este ano a gestão do Hospital de Clínicas José Alencar, em São Bernardo.
45 anos: Entidade civil privada de assistência social, à saúde e educação, a Fundação do ABC foi criada em 1967 com intuito de viabilizar uma faculdade de medicina no Grande ABC. Foi instituída como fundação sem fins lucrativos pelos 3 municípios que encabeçam o ABC (Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul). É declarada instituição de Utilidade Pública nos âmbitos federal e estadual e na cidade-sede de Santo André através do registro CMC nº 132.124-1 (PMSA). Em 2007 foi reconhecida como Entidade Benemérita também pelas Câmaras de Vereadores de São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul.
Com o passar dos anos, a FUABC passou a ser requisitada como parceira estratégica das prefeituras do Grande ABC – e mais recentemente do Litoral paulista – no que diz respeito à gestão e assistência em saúde. Com o braço de ensino da Faculdade de Medicina do ABC, hoje a Fundação do ABC está à frente de diversas unidades de saúde denominadas nossas-unidades – modelo em que a gestão plena dos equipamentos está à cargo da FUABC, tanto na área administrativa como na clínica, sob diretrizes pré-estabelecidas pelo parceiro (prefeitura ou Governo do Estado).
Hoje a Fundação do ABC é mantenedora de 12 hospitais, 3 AMEs, 4 pronto-socorros e 1 UPA (Unidade de Pronto Atendimento), além da Faculdade de Medicina do ABC e de uma Central de Convênios que administra 40 planos de trabalho específicos.
Mantidas da Fundação do ABC