Publicado em: 09/10/2025

Alessandra Caturani e Dr. Rubens Wajnsztejn (à dir.) visitaram vários municípios mato-grossenses (foto: Divulgação/FMABC)
Representantes do Núcleo Especializado em Aprendizagem (NEA) do Centro Universitário FMABC participaram na primeira semana de outubro de uma série de atividades em municípios do Mato Grosso voltadas à promoção da inclusão e do desenvolvimento infantil. As ações envolveram palestras, visitas técnicas e o recebimento de moções de aplausos em reconhecimento às contribuições do núcleo para a saúde e a educação.
A equipe esteve no dia 1º de outubro em Cuiabá durante o Seminário Estadual da Educação Infantil. O neuropediatra Dr. Rubens Wajnsztejn, professor titular de Neurologia da FMABC, ministrou palestra sobre o uso de canabidiol em transtornos do neurodesenvolvimento, e Alessandra Caturani, coordenadora do NEA, falou sobre inclusão na educação infantil, com público de cerca de 900 pessoas.
No mesmo dia, ambos participaram de uma audiência pública no município de Várzea Grande, com o tema “Bullying e Cyberbullying”. Após o evento, ambos receberam moções de aplausos pelos relevantes serviços prestados às áreas da saúde e da educação, reconhecendo o impacto de seus trabalhos na formação de educadores e no atendimento a crianças com necessidades específicas.
No dia seguinte os profissionais foram recebidos na Prefeitura Municipal de Nobres pelo chefe do Executivo, o secretário de educação, a primeira-dama e a equipe técnica de inclusão do município. A visita teve como objetivo fortalecer parcerias locais e acompanhar o funcionamento do Centro de Desenvolvimento de Inclusão de Nobres, projeto que conta com apoio do NEA. O centro atua na otimização da educação e inclusão de crianças com transtornos do desenvolvimento, especialmente o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A programação também incluiu uma audiência pública em Nobres abordando o aumento de casos de transtornos de aprendizagem e a importância de políticas e projetos voltados à inclusão educacional. A equipe do NEA também recebeu moção de aplausos no município, reforçando o compromisso do Núcleo e do Centro Universitário FMABC com a formação de redes colaborativas entre saúde e educação, promovendo o acesso à informação e o fortalecimento de práticas inclusivas em todo o país.