Núcleo de Bem-Estar do Discente completa 16 anos com mais de 7 mil atendimentos

Publicado em: 05/12/2014

O Núcleo de Bem-Estar do Discente (NUBEM) da Faculdade de Medicina do ABC completa 16 anos neste 2014 e resolveu marcar a data com evento em 24 de novembro. Na ocasião, panorama histórico das atividades foi apresentado, assim como balanço dos atendimentos e avanços obtidos em busca de oferecer atenção integral ao acadêmico.

Por meio da disciplina de Psiquiatria, a FMABC iniciou os trabalhos na área em 1998, quando instituiu o SEPA – Serviço de Orientação Psicológica ao Aluno. À época, a assistência aos estudantes estava sob responsabilidade de somente um psiquiatra – o professor da cadeira, Dr. Sergio Baldassin. Dez anos mais tarde, em 2008, a iniciativa ganhou reforço do GAIA – Grupo de Atenção Integral ao Acadêmico, que incorporou dois psicólogos à assistência. “Em 2012 demos início ao programa ‘Check-up Calouro’, pelo qual passamos a oferecer avaliação médica e atualização de vacinas a todos os primeiranistas. A ação em parceria com a disciplina de Hebiatria também conta com serviço de Pronto Atendimento aos acadêmicos dentro do campus, de segunda a sexta-feira, tanto no período da manhã como à tarde”, enumera o professor de Psiquiatria da FMABC e coordenador do NUBEM, Dr. Sergio Baldassin.

O Núcleo de Bem-Estar do Discente teve início oficialmente também em 2012. Ao longo de 16 anos de trabalho na área foram 7.070 atendimentos e 597 agendamentos anuais. A procura maior é de alunos de 1º e 2º anos de Medicina (52%) e os principais problemas identificados estão relacionados a transtornos ansiosos e depressivos (97%).

Durante a comemoração pelo aniversário do NUBEM, a professora de Hebiatria da FMABC, Dra. Maria Aparecida Dix Chehab, falou sobre a parceria do núcleo com a disciplina de Hebiatria, apresentando números e perspectivas para o Check-up Calouro e o Pronto Atendimento no campus. “Oferecemos avaliação médica a todos os calouros da faculdade e é impressionante a quantidade de alunos com carteira de vacinação desatualizada. Desde o início do trabalho, em 2012, identificamos 26% dos estudantes com carteira atrasada e 34% não tinham conhecimento sobre a situação”, enumerou a docente.

A presidente do Diretório Acadêmico Nylceo Marques de Castro, Amanda Bosio Quinzani, foi convidada para expor a visão dos alunos sobre o NUBEM, com elogios, críticas e sugestões. A acadêmica destacou a importância e seriedade do serviço, reconhecidamente sigiloso pelo corpo discente. “Todos os alunos que conversei elogiaram o trabalho do NUBEM. Uma das sugestões foi a criação de um mecanismo facilitador para emissão da carteirinha do SUS, pois muitos deixam de participar do Check-up Calouro pela falta do documento e dificuldade para se deslocar até um posto emissor”, relatou Quinzani.

Fórum no 52º COBEM

Os 16 anos de experiência do NUBEM no apoio aos estudantes foram reconhecidos neste 2014, quando o núcleo foi convidado para coordenar o “VIII Fórum de Serviços de Apoio a Estudantes de Medicina e Residentes” – atividade que integrou o 52º COBEM – Congresso Brasileiro de Educação Médica, realizado de 31 de outubro a 3 de novembro em Joinville, Santa Catarina.

Além do fórum, a FMABC marcou presença no COBEM ao integrar mesa redonda sobre “Violência, trote e bullying”. Participaram do debate o Dr. Sérgio Baldassin, o professor do Departamento de Prática de Saúde Pública da FMUSP, Dr. Marco Akerman, e o aluno do 3º ano da FMUSP, Felipe Scalisa Oliveira.

“Não podemos somente punir os alunos, professores ou a instituição. É preciso mudar esse modelo, com educação preventiva, formação de cidadãos e assistência específica aos acadêmicos – inclusive os agressores”, considera o professor de Psiquiatria da FMABC e coordenador do NUBEM, Dr. Sergio Baldassin.