Publicado em: 10/10/2014
O Núcleo Especializado em Aprendizagem da Faculdade de Medicina do ABC (NEA-FMABC) foi eleito pela disciplina de Neurologia campo de estágio para médicos residentes em Neuropediatria. É a primeira vez que residentes
acompanham o dia a dia do NEA, que é pioneiro no desenvolvimento de avaliações interdisciplinares de crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem. A equipe analisa e debate os casos em conjunto, com avaliações e diagnósticos discutidos entre médicos neuropediatras, neuropsicólogos, psicólogos, psicopedagogos e fonoaudiólogos. A partir dos resultados, muitas crianças e adolescentes são encaminhadas para seguimento em terapias especializadas, oficinas profissionalizantes, práticas esportivas e reforço escolar, entre outras atividades.
O estágio da residência médica em Neuropediatria no NEA-FMABC teve início neste segundo semestre, com duração entre 3 e 4 meses, sob orientação do Dr. Rubens Wajnsztejn. Participam dessa primeira edição os médicos residentes Giuliana Franzago Salmazo e André Agostinetti.
“Quando atendemos crianças com dificuldades de aprendizagem, geralmente recebemos relatório. Porém, não sabemos qual o material utilizado nessa análise preliminar ou como a criança é vista no contexto multiprofissional. Temos somente a avaliação isolada de um psicólogo ou psicopedagogo, por exemplo”, considera a residente em Neuropediatria, Dra. Giuliana Franzago Salmazo, que acrescenta: “Foi muito bom ter a oportunidade de conhecer e atuar no NEA, ter acesso na prática aos instrumentos aplicados e saber se todos os parâmetros necessários foram, de fato, utilizados na avaliação. A diferença do atendimento multiprofissional é muito grande. Acredito que cresci profissionalmente e o estágio me completou bastante em algumas áreas”.
De acordo com a médica, hoje o aluno que não vai bem na escola é visto com outros olhos. “Antes, simplesmente era reprovado. Hoje podemos investigar e descobrir os problemas que podem estar influenciando no desempenho. A partir do trabalho multiprofissional, podemos, em muitos casos, propor tratamentos que beneficiem a criança e estimulem o desenvolvimento”, descreve Giuliana Salmazo, ao ressaltar a boa integração estabelecida com a equipe do NEA, com ambiente propício para troca de aprendizados.
O médico residente Dr. André Agostinetti considera que poucas áreas da Medicina trabalham a aprendizagem. “São muito poucos os neuropediatras que dominam as avaliações interdisciplinares no tratamento das dificuldades de aprendizagem. Estar no NEA foi uma oportunidade única. Acredito que são raras as oportunidades como essa, de acompanhar discussões e o trabalho multidisciplinar. Além disso, a seriedade da equipe do NEA-FMABC no trabalho e nas avaliações tornou a experiência ainda mais interessante”.
O Núcleo Especializado em Aprendizagem foi fundado por voluntários em 2007 e hoje é premiado internacionalmente pelo trabalho de avaliação interdisciplinar focada nas dificuldades de aprendizagem e fundamentada em protocolos clínicos supervisionados e atualizados periodicamente. “Quando realizado a partir de avaliação ampla, o diagnóstico possibilita elencar as possíveis dificuldades e habilidades do paciente, oferecer diretrizes à intervenção e, dessa forma, promover prognóstico mais positivo”, garante a coordenadora do NEA, Alessandra Bernardes Caturani Wajnsztejn, que avaliou positivamente o estágio dos residentes em Neuropediatria: “A integração entre os residentes e a equipe do Núcleo foi muito boa, possibilitando grande troca de conhecimentos e aprendizado. Estamos muito satisfeitos com os resultados dessa primeira experiência”.