Publicado em: 10/01/2020
Em mais uma etapa do processo de modernização do sistema de Saúde do município, o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, vistoriou em 3 de janeiro as obras de ampliação da UBS Vila Rosa. Autorizada em setembro do ano passado, a construção de novo prédio para abrigar a unidade segue em ritmo acelerado, atingindo 55% de execução dos trabalhos. A expectativa é de que a nova estrutura de atendimento, mais moderna e segura, seja entregue à população até abril deste ano.
Responsável por realizar média de 5,5 mil atendimentos por mês, a UBS Vila Rosa dobrará o número de consultórios médicos após a conclusão das obras de ampliação, passando de 6 para 12 salas. A quantidade de cadeiras odontológicas também aumentará, de 1 para 6 equipamentos. Com a troca de prédio, o espaço para atendimento aos munícipes será ampliado dos atuais 639 m² para área de 831,64 m².
“Com a construção deste novo prédio, iremos transferir o atendimento oferecido hoje pela UBS Vila Rosa em um prédio antigo e pequeno para uma nova estrutura totalmente moderna. Com isso, a unidade ampliará seu número de consultórios e também de atendimentos, garantindo, assim, um sistema qualificado para receber nossos moradores”, destacou o chefe do Executivo.
ESTRUTURA
O novo prédio da UBS Vila Rosa contará com consultórios clínicos, além consultório odontológico, sala de acolhimento com espaço criança, farmácia, sala de vacina, curativo, medicação, sanitários públicos, fraldário e cobertura exclusiva para Parada de Ambulância, com ligação direta à sala de medicação e inalação.
A execução do projeto, que vai beneficiar moradores do Jardim Independência e adjacências (Parque dos Pássaros, Jardim Vera Cruz, Jardim Beatriz, entre outros), está orçada em R$ 1,5 milhão, com serviços executados pela empresa CPO Projetos e Obras, vencedora do processo licitatório aberto pela Administração.
“A ampliação da UBS Vila Rosa seguramente irá proporcionar mais qualidade de vida e um atendimento mais humanizado aos pacientes referenciados nesta região”, afirmou o secretário de Saúde, Geraldo Reple Sobrinho.
SERVIÇOS
A unidade oferece serviços como consultas, visita domiciliar, saúde bucal, vacinação, coleta para exames laboratoriais, curativos, tratamento e acompanhamento de pacientes diabéticos e hipertensos, ações de controle da dengue e outros riscos ambientais em saúde, pré-natal e puerpério com acolhimento mãe-bebê, rastreamento de câncer de colo uterino (preventivo) e câncer de mama, teste rápido de gravidez, sífilis e HIV, entre outros.