Publicado em: 31/10/2025

Pacientes oncológicos necessitam atendimento especializado em Saúde Bucal (foto: Divulgação/CSSBC)
A integração entre as equipes de oncologia clínica, radioterapia e odontologia é essencial no cuidado ao paciente oncológico. O trabalho conjunto dessas especialidades previne complicações bucais, reduz desconfortos e contribui diretamente para a adesão ao tratamento. Em São Bernardo do Campo, o Hospital de Câncer de São Bernardo do Campo Padre Anchieta (HCA) e o Departamento de Saúde Bucal têm fortalecido essa atuação integrada, promovendo práticas assistenciais mais seguras e efetivas.
De acordo com Taís Aparecida Zampieri Vassi, gerente técnico assistencial do HCA, o acompanhamento odontológico é parte estratégica da linha de cuidado.
“Os pacientes do HCA têm a saúde bucal avaliada previamente ao início do tratamento de quimioterapia e radioterapia, com o intuito de evitar complicações. A integração da odontologia com as demais especialidades multiprofissionais tem promovido maior adesão ao tratamento, reduzindo problemas orais que impactam na alimentação e na qualidade de vida. Dessa forma, os pacientes apresentam melhor performance durante o tratamento oncológico. Utilizamos, inclusive, recursos de fotobiomodulação no tratamento de lesões orais”, destaca.
Para Débora Cristina Tochetti Perin Durante, diretora do Departamento de Saúde Bucal de São Bernardo do Campo, o diálogo constante entre as equipes e o ajuste dos fluxos assistenciais é fundamental para garantir continuidade e segurança ao cuidado.
“Os pacientes oncológicos encaminhados aos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) recebem atendimento prioritário e especializado, sem necessidade de interromper o tratamento. Esse alinhamento entre os serviços reflete a importância do trabalho integrado e da comunicação entre as áreas envolvidas”, reforça.
O fortalecimento do diálogo entre os setores tem resultado em uma assistência mais resolutiva e acolhedora. A integração entre odontologia, oncologia e radioterapia amplia o olhar sobre o paciente, garantindo mais qualidade de vida, segurança e conforto durante todo o tratamento.