OftalmoABC atende 4.000 crianças de São Bernardo

Publicado em: 05/07/2017

Parceria entre disciplina de Oftalmologia da FMABC e Prefeitura beneficiou crianças que aguardavam por consultas oftalmológicas

 

Em busca de zerar a fila de espera por consultas oftalmológicas entre crianças e adolescentes até 15 anos, a Prefeitura de São Bernardo do Campo firmou parceria com a disciplina de Oftalmologia da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) para dois megamutirões no município. Foram agendados 1.000 pacientes por dia em dois finais de semana – 24 e 25 de junho e 1º e 2 de julho –, totalizando aproximadamente 4.000 atendimentos. As ações ocorreram na Policlínica Centro, no bairro Baeta Neves, e integraram o programa municipal “Saúde Prioridade”.

A ideia central da ação foi identificar crianças com problemas de refração e determinar o grau dos óculos que devem usar (Crédito: PMSBC/Ricardo Cassin)

O trabalho da FMABC contou com cerca de 30 médicos por dia, entre professores, médicos assistentes e residentes da disciplina de Oftalmologia, além de 20 alunos da Liga de Oftalmologia e de toda a equipe de apoio da unidade, composta por recepcionistas, controladores de acesso e equipes de enfermagem, entre outros colaboradores.

“A ideia central da ação foi identificar crianças com problemas de refração e determinar o grau dos óculos que devem usar. Priorizamos o público de zero a 15 anos, justamente, porque problemas oculares nessa faixa etária podem ter grande impacto no desempenho escolar”, considera o chefe da disciplina de Oftalmologia da FMABC, Dr. Vagner Loduca Lima, que completa: “Além da questão do grau dos óculos, a iniciativa permitiu identificarmos precocemente casos oftalmológicos mais graves, como de estrabismo e de glaucoma congênito, por exemplo. Todas as crianças que necessitaram de acompanhamento, exames ou de atenção mais especializada receberam encaminhamento no mesmo dia do atendimento”.

O prefeito Orlando Morando e o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, acompanharam os trabalhos na Policlínica Centro. “Encontrei pessoas que estavam aguardando há anos. Isso não pode acontecer. Saúde tem que ser prioridade e nós estamos trabalhando, incansavelmente, para mudar esse quadro. Estamos zerando toda a demanda deixada pela gestão anterior e não estamos permitindo que novas filas sejam geradas”, apontou Morando.

Segundo o secretário de Saúde, São Bernardo tem, em média, 30% das crianças em idade escolar com problemas oculares. “Cerca de 5% dessas crianças já estão apresentando dificuldades de aprendizagem ocasionadas pela visão. Temos que identificar os problemas e iniciar o tratamento. Ter um diagnóstico rápido significa oferecer uma vida saudável para essas crianças”, explicou Dr. Geraldo Reple.

Para distrair as crianças na sala de espera, foram oferecidas oficinas de pintura em parceria com o Nutrarte – Núcleo de Trabalho e Arte de São Bernardo. Alunos de Medicina da FMABC também contribuíram com atividades lúdicas através da ONG Sorrir É Viver, pela qual se vestem de palhaços para conversar com pacientes, acompanhantes e tornar mais agradável o ambiente nas unidades de saúde.

ADULTOS NO FOCO

A exemplo do esforço para zerar a fila de espera para atendimento oftalmológico de crianças e adolescentes, a Prefeitura de São Bernardo também trabalha para encerrar a demanda reprimida de pacientes adultos, calculada em 8.000 usuários no início do ano. Desde abril, a equipe de Oftalmologia da FMABC tem adotado rotina diferenciada para os atendimentos, com ampliação da oferta regular de vagas. A expectativa é de que 100% da fila seja zerada até o final de julho.

Trabalho contou com cerca de 30 médicos por dia, entre professores, médicos assistentes e residentes da disciplina de Oftalmologia (Crédito: PMSBC/Ricardo Cassin)