‘Operação Conta Gotas’ inicia trabalhos no Hospital Municipal Central de Osasco

Publicado em: 03/06/2016

O Hospital Municipal Central de Osasco Antonio Giglio (HMCO) acaba de ganhar importante reforço no campo da humanização. Com objetivo de animar o ambiente terapêutico e promover a integração entre pacientes, familiares e equipes assistenciais, grupo de palhaços voluntários da Operação Conta Gotas (OCG) passou a visitar o HMCO quinzenalmente, sempre às quintas feiras.

A coordenadora do Serviço de Atendimento ao Usuário, Andrea Marcandalli, com o Dr. Alessandro Neves e os voluntários da Operação Conta Gotas

A coordenadora do Serviço de Atendimento ao Usuário, Andrea Marcandalli, com o Dr. Alessandro Neves e os voluntários da Operação Conta Gotas

Das 9h às 14h, os voluntários percorrem todo o hospital, incluindo o pronto-socorro adulto, as alas de Clínica Médica, Clínica Cirúrgica e Ortopedia, assim como o Pronto Atendimento Infantil, e visitam as crianças internadas na Clínica Pediátrica e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica.

Para o diretor geral do Hospital Municipal Central de Osasco, Dr. Alessandro Neves, o trabalho dos voluntários na unidade é fundamental para a humanização do atendimento. “Os palhaços voluntários criam vínculo com a equipe de trabalho, contribuem com a rotina do hospital e melhoram o clima organizacional. Além disso, estão sempre próximos aos pacientes e familiares, interagindo e aumentando o acolhimento”.

HISTÓRIA DE SUCESSO

A Operação Conta Gotas teve início em 2004, com o palhaço ‘Ziriguidum Telecoteco de Esquindô-lelê’ à frente de diversos eventos, oficinas e intervenções com foco na doação de sangue, plaquetas e cadastramento de doadores de medula óssea. O projeto cresceu e, após mais de uma década de trabalho, está presente em diversos hospitais, com objetivo transformar e melhorar o ambiente terapêutico para pacientes, cuidadores e profissionais da medicina.

Sabendo que o paciente possui diversas necessidades, desejos e angústias, a OCG leva carinho, otimismo e confiança, amenizando o desgaste das internações, além de promover a interação entre a equipe médica, cuidadores e pacientes. Todos os voluntários da Operação Conta Gotas passam por treinamento específico antes de visitar as unidades de saúde. Somente após esse período de formação e capacitação são considerados aptos a atuar como agentes transformadores.

Além do Hospital Municipal Central de Osasco, hoje a OCG também está presente no Hospital Municipal Benedicto Montenegro, Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, Hospital da Luz e Hospital San Paolo, assim como no Fundo de Assistência à Criança (FAC).