Osasco participa de atualização sobre morte encefálica

Publicado em: 11/03/2016

407_2_curso_morte_encefalica_hmcoA equipe multidisciplinar do Hospital Municipal Central de Osasco (HMCO) participou em 8 de março de curso de atualização em morte encefálica. Cerca de 65 colaboradores compareceram ao anfiteatro da unidade para a atividade, comandada pelo enfermeiro e vice-coordenador da Organização de Procura de Órgãos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (OPO-HCFMUSP), Dr. Edvaldo Leal de Moraes.
Médicos, residentes, equipes de enfermagem, assistência social e psicologia participaram do curso, que teve por finalidade capacitar os colaboradores do hospital para a atuação em todo o processo que envolve a morte encefálica, desde a identificação até a comunicação e entrevista com a família do paciente.
Desde novembro de 2015, o HMCO conta com a CIHDOTT – Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante. “No dia a dia da instituição, é comum nos depararmos com pacientes em possível quadro de morte encefálica. Por essa razão, sentimos a necessidade de formar uma comissão específica para cuidar desses casos. Essa equipe multidisciplinar trabalha em sintonia com a OPO do Hospital das Clínicas, que é a Organização de Procura de Órgãos credenciado para atender o município de Osasco e região”, explica o superintendente do H Hospital Municipal Central de Osasco, Dr. Alessandro Neves.

CAPTAÇÃO DE ÓRGÃOS
Todo paciente com diagnóstico de morte cerebral internado em hospital é considerado doador em potencial. A família é informada da possibilidade de doação dos órgãos. Caso haja consenso, é realizada uma série de exames para confirmar o diagnóstico. A notificação compulsória é efetuada imediatamente à Central de Notificação da Secretaria de Estado da Saúde pela direção do hospital onde ocorreu a morte. O trâmite deve ser realizado tanto por hospitais públicos quanto privados. Atualmente há cerca de 12 mil pessoas na fila de espera por um órgão no Estado de São Paulo.