‘Outubro Rosa’ mobiliza unidades da Fundação do ABC e prefeituras

Publicado em: 13/11/2015

Os três municípios instituidores da Fundação do ABC estiveram engajados em outubro na divulgação de informações e na orientação da população sobre a importância da prevenção do câncer de mama. Trata-se da campanha “Outubro Rosa”, que contou com empenho das prefeituras de Santo André, São Bernardo e São Caetano, assim como da Faculdade de Medicina do ABC, da Fundação do ABC e de suas unidades gerenciadas.

O movimento Outubro Rosa surgiu em 1990 durante a primeira “Corrida pela Cura”, em Nova York, que desde então promove a ação anualmente. Hoje a data é celebrada em diversos países pelo mundo. No Brasil, a primeira iniciativa nesse sentido ocorreu em 2002, com a iluminação do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, na Capital, e daí em diante passou a ser repetido em vários cantos do país.

De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Representa cerca de 25% de todos os tipos de câncer diagnosticados nas mulheres e é o tumor mais comum entre as brasileiras, com exceção do câncer de pele não melanoma.

Confira nessa edição como foram as atividades do Outubro Rosa no ABC e na Fundação do ABC.

HOSPITAL DA MULHER

Em comemoração ao movimento mundial Outubro Rosa, desde o início do mês o Hospital da Mulher “Maria José dos Santos Stein”, em Santo André, iluminou sua fachada com a cor da campanha. Além disso, a unidade promoveu em 20 de outubro palestras gratuitas sobre câncer de mama. Aberta à comunidade, a atividade teve início às 15h no auditório da instituição, com participação de colaboradores e usuários do serviço de saúde. O objetivo foi apresentar e discutir as principais medidas de prevenção e controle da doença.

Entre os temas pautados para as palestras estiveram a qualidade da informação, rastreamento da doença e prevenção por meio da mamografia – exame que deve ser realizado dos 50 aos 69 anos com frequência bianual, conforme recomendação do Ministério da Saúde, ou segundo indicação especifica do médico que acompanha a paciente.

O diagnóstico precoce da doença continua sendo o passo mais importante para a cura. “É uma honra participar do evento e passar informações tão relevantes para a população. São multiplicadores, que fazem com que a doença seja cada vez mais debatida e as mulheres sejam mais conscientes sobre a própria saúde”, pontuou o médico mastologista Dr. Fernando Tocchet, um dos palestrantes na ação do Hospital da Mulher.

A questão estética e a reconstrução da mama também foram abordadas no evento, em palestra comandada pelo responsável do setor de Mastologia do hospital, o mastologista Dr. Guerino Barbalaco Neto.

HOSPITAL CENTRAL DE OSASCO

No Hospital Municipal Central de Osasco Antonio Giglio, o Outubro Rosa ocorreu dias 22 e 23 de outubro e teve como público-alvo os funcionários da unidade. Palestras com orientações gerais e sobre prevenção estiveram na programação, assim como sorteio de brindes e sessões de tratamentos estéticos.

FRANCO DA ROCHA

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas de Franco da Rocha não deixou passar em branco o Outubro Rosa e realizou durante uma semana palestras envolvendo todos os plantões. O objetivo foi reforçar a importância de medidas preventivas e a promoção da saúde junto aos colaboradores da unidade e seus familiares. Participaram aproximadamente 70 funcionários, incluindo recepção, controladores de acesso, médicos e equipe de enfermagem. Além disso, durante todo o mês, os colaboradores reforçaram a iniciativa vestindo sempre uma peça de roupa rosa em alusão à campanha.

Paralelamente ao Outubro Rosa, a equipe da UPA de Franco da Rocha realizou na semana da criança pintura de rostos e entrega de doces para os pacientes pediátricos.

HOSPITAL NARDINI

A ação de Outubro Rosa teve ampla repercussão entre os trabalhadores do Hospital Nardini de Mauá na última semana de outubro. Ao todo, 200 funcionários participaram da atividade realizada dias 26 e 27 no auditório, nos plantões diurnos e noturnos, sendo 95% mulheres. A ação foi promovida pelo SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), em parceria com o NEPEP (Núcleo de Ensino, Pesquisa e Educação Permanente) e apoio do departamento de Comunicação. A proposta deste ano foi baseada na exibição de vídeos e animações produzidos pelo Ministério da Saúde com foco na prevenção do câncer de mama e identificação dos primeiros sintomas da doença. Depois de assistirem aos vídeos, as funcionárias receberam orientações sobre a realização da mamografia no município de Mauá, responderam questionário sobre autocuidado e serviram-se de bolos e sucos coloridos artificialmente de rosa.

As respostas dos questionários serão tabuladas pelo SESMT e apresentadas no evento do ano que vem sobre o tema. Desta forma será possível avaliar o nível de cuidado das mulheres em relação à doença e preparar orientações mais específicas de acordo com o quadro apurado. Na sala ao lado do auditório, o público participou de sessões de limpeza de pele oferecidas por profissionais da Mary Kay.

Para presentear as participantes, a Superintendência sorteou três kits da O Boticário, sendo um deles doado pela Associação de Voluntários Calor Humano. Os vencedores foram a nutricionista Fernanda Cardena, a auxiliar de saúde Maria Cristina de Souza (do Posto de Coleta de Leite Humano), e o analista de Compras Leonardo Resende.

SÃO CAETANO

Mais 3 mil moradoras foram atendidas em 22 especialidades médicas no Mutirão da Saúde da Mulher em alusão ao Outubro Rosa e sexta edição mensal do Programa Fila Zero, da Prefeitura de São Caetano. A ação ocorreu em 17 de outubro no Hospital São Caetano, com objetivo de trabalhar a prevenção dos diversos tipos de cânceres femininos. Somados todos os mutirões, já são aproximadamente 13 mil pacientes beneficiados pela Secretaria de Saúde.

Atuaram no Outubro Rosa mais de 40 médicos, com o apoio de especialistas, auxiliares e técnicos do Instituto Paulista de Enfermagem. Foram oferecidas aferições de pressão arterial e glicemia. A Ouvidoria da Saúde e as Unidades Móveis de Odontologia e de Oftalmologia do Saúde em Movimento, vertente do Fila Zero, também estiveram no evento, prestando consultas, exames e triagens.

A próxima edição do Fila Zero ocorrerá em 21 de novembro e dará atenção especial aos homens, destacando na campanha Novembro Azul a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e de outras doenças masculinas.

HOSPITAL IRMÃ DULCE

Funcionários do Hospital Municipal Irmã Dulce de Praia Grande realizaram mobilização em prol da campanha contra o câncer de mama, vestindo trajes nas cores rosa para conscientização de equipes e pacientes. Uma sessão de beleza também foi providenciada, com realização de maquiagem e limpeza de pele. A ação foi promovida pela Comissão de Humanização do Complexo de Saúde.

As atividades ocorreram dias 15 e 16 de outubro e contaram ainda com distribuição de lacinhos cor de rosa, que foram afixados às roupas dos funcionários. De acordo com a presidente da Comissão de Humanização, Josefa Carlos Cavalcante de Araújo, que também supervisiona a Clínica Médica e a Psiquiatria do hospital, a mobilização contou com ajuda do voluntariado do Irmã Dulce. “Como profissionais de saúde, devemos ser portadores destas iniciativas e também é preciso estarmos atentos a esta importante prevenção”, disse.

O dia de beleza foi promovido por consultoras da multinacional Mary Kay, que realizou sessões de limpeza de pele e maquiagem, entre outras ações.

SÃO BERNARDO

Entre as principais ações que marcaram o Outubro Rosa em São Bernardo estiveram caminhada pelas ruas do Centro e agendamento de mamografias nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A programação, organizada pela Prefeitura, contou com apoio da ONG Recomeçar é Possível e com a adesão de comerciantes da Avenida Kennedy e do Mercado Municipal Rudge Ramos, que distribuíram material educativo da Secretaria de Saúde em seus estabelecimentos.

No dia 17 foi realizada caminhada de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama, que seguiu pela Rua Marechal Deodoro, no Centro, com saída da Praça da Matriz. Já no 24, das 8h às 17h, as 34 UBSs do município estiveram abertas exclusivamente para realizar a coleta de Papanicolau – exame preventivo do câncer de colo de útero – e para orientações e agendamento de mamografias para mulheres com mais de 50 anos, com histórico familiar da doença ou que apresentassem suspeitas de nódulos no seio.

Como parte da programação especial preparada pela Prefeitura de São Bernardo, o Hospital Anchieta recebeu diversas atividades educativas e de lazer voltadas a pacientes e seus familiares. Oficinas de artesanato, contação de histórias, apresentação de coral e palestras constaram na agenda entre os dias 26 e 29.

Além dessas iniciativas, ao longo do mês foram realizadas orientações às pacientes nas UBSs e, no Hospital Municipal Universitário (HMU), palestras e outras ações destinadas às equipes de saúde e às mães.

Ação em Capuava integra alunos de Enfermagem e TO

 

O Centro de Saúde-Escola do Parque Capuava, em Santo André, organizou dia 29 programação especial pelo Outubro Rosa, com ações destinadas à prevenção do câncer em mulheres de todas as idades. As atividades envolveram alunos e professores dos cursos de Enfermagem e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) e incluíram verificação de glicemia capilar (diabetes) e de pressão arterial, realização de exame de citologia oncótica (Papanicolau), solicitação de exames diversos – como de mamografia, ultrassonografia e de densitometria óssea, por exemplo –, assim como grupos de orientação em higiene bucal, nutrição e sexualidade. Também houve apresentação de coral formado pelas pacientes da unidade, distribuição de bombons e de impressos com orientação sobre alimentação saudável.

Segundo a professora de Enfermagem da FMABC e responsável técnica de Enfermagem do CSE Capuava, Magali Motta, eventos como o Outubro Rosa têm grande importância tanto para as pacientes quanto para os alunos. “Com relação às pacientes, elas são incentivadas e orientadas a realizar o autocuidado, que vai além dos exames periódicos. Aprendem que a prevenção é o melhor remédio e que se cuidar é muito mais importante do que se tratar”, explica a docente, que acrescenta: “Quanto aos alunos, eles podem verificar na prática o quanto o atendimento em saúde está intimamente relacionado à educação em saúde. No caso dos estudantes de Enfermagem, que estão no segundo ano, há o aprimoramento do relacionamento interpessoal, com início do contato com os pacientes. Também aprendem sobre um fator primordial na saúde, que é o trabalho para prevenção de doenças e melhora da qualidade de vida, com visão multidisciplinar e trabalho conjunto com outros cursos e profissionais, como os acadêmicos de Terapia Ocupacional, com integrantes da Residência Multidisciplinar e com os próprios funcionários do Centro de Saúde Escola, que muito colaboraram para que tudo corresse bem”.

Graças ao Outubro Rosa no CSE Capuava foram registrados cerca de 400 atendimentos além do fluxo habitual da unidade. “O saldo da ação foi muito positivo. Desenvolvemos todo esse trabalho com intuito de reforçar a importância da prevenção de doenças e promover a educação em saúde. Também buscamos melhorar a autoestima das mulheres, com espaço para maquiagem e entrega de bombons com frases positivas, que repercutem positivamente na saúde”, completa a professora Magali Motta.