Publicado em: 07/12/2023
Em 1º de dezembro, o Pronto Atendimento de São Mateus, gerenciado pela Fundação do ABC, realizou a campanha “Dezembro Vermelho”. A ação é dedicada à conscientização e prevenção do HIV/Aids, marcando o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. O objetivo principal foi promover testagens do HIV para usuários do serviço e a população em geral, além de fornecer orientações, acolhimento e encaminhamentos necessários.
A equipe do P.A. São Mateus possui o selo do Programa de Avaliação Externa da Qualidade para Testes Rápidos (AEQ-TR) e é reconhecida como referência no território. O atendimento é personalizado, incluindo a dispensação do PEP (Profilaxia Pós Exposição), em parceria com o Serviço de Assistência Especializada SAE DST-AIDS São Mateus. Essa colaboração visa uma melhor detecção, condução e acompanhamento dos casos de HIV. Durante a campanha, foram distribuídos preservativos e realizadas orientações, além de educação permanente aos colaboradores sobre como abordar e acolher pacientes com testagem positiva para HIV. No total, 25 testagens para HIV foram realizadas.
A campanha Dezembro Vermelho, instituída pela Lei nº 13.504/2017 no Brasil, é um movimento de conscientização e prevenção do HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), apoiada pelos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). Com 92% das pessoas em tratamento contra o HIV alcançando um estado indetectável do vírus, graças aos esforços do Ministério da Saúde, a campanha destaca a importância do diagnóstico precoce, o uso de estratégias preventivas e o acesso a tratamentos gratuitos. Além disso, enfatiza a necessidade de observação do próprio corpo e a utilização de preservativos, disponíveis gratuitamente pelo SUS, como métodos eficazes na prevenção das ISTs e do HIV/Aids.
O P.A. São Mateus, o Contrato de Gestão São Mateus e a Fundação do ABC reforçam o compromisso de combate ao HIV/Aids, enfatizando a importância da conscientização, prevenção e tratamento adequado. A campanha Dezembro Vermelho salienta a necessidade de uma abordagem proativa e inclusiva na luta contra o HIV/Aids e outras ISTs.