Publicado em: 03/05/2013
Os pacientes que utilizam serviços do Pronto-Socorro do Hospital Bertioga – Fundação do ABC têm agora mais uma forma de avaliar o atendimento prestado por médicos, enfermeiros, recepcionistas e setor de hotelaria. Além das pesquisas realizadas por telefone, teve início em abril a pesquisa de satisfação por abordagem, na qual os usuários são abordados antes mesmo de sair do Pronto-Socorro.
Três vezes ao dia, o assistente de hospitalidade Jonathan Segato aplica a pesquisa, na qual o próprio paciente escreve sua opinião. Trata-se de mais uma ferramenta de comunicação entre usuários e FUABC, pela qual são aferidas dúvidas, sugestões e críticas decorrentes do atendimento. Segundo o superintendente do Hospital Bertioga, Rogério Anhon Bigas, as pesquisas de satisfação são utilizadas como ferramenta de gestão. “Os dados servem para melhorar o atendimento. As críticas e sugestões são estudadas e os elogios levados até os profissionais e suas equipes”, explica.
Desde 2010, a Fundação do ABC recebe também pesquisas de satisfação por meio das caixas disponíveis nas salas de espera do Hospital e Pronto-Socorro. Além disso, diariamente os pacientes internados são ouvidos em pesquisa realizada pelas assistentes sociais ou voluntários no momento da alta hospitalar, também com objetivo de avaliar todo o serviço.
Somando todas as ferramentas de pesquisa são ouvidos, em média, 6% dos usuários mensais do Hospital Bertioga, que ainda conta com Serviço de Apoio ao Usuário e Ouvidoria atuante e pronta para receber informações e contribuir na melhora constante do atendimento.