Pacientes internados no Nardini ganham festa no dia do aniversário

Publicado em: 21/10/2016

A equipe de Nutrição do Hospital Nardini de Mauá tem visitado, desde julho, os leitos dos pacientes internados que fazem aniversário. O ato de humanização visa proporcionar momentos de distração como forma de minimizar os desgastes da internação hospitalar. A equipe de 10 nutricionistas faz revezamento nos plantões para levar bolos, cartazes, bexigas e cantar parabéns para o aniversariante. Os pacientes internados no mesmo quarto, além de integrarem a comemoração, também ganham bolos de presente – todos preparados de acordo com prescrições de médicos e nutricionistas.

A equipe de nutricionistas clínicas é responsável pelos cuidados nutricionais considerados fundamentais para a recuperação do quadro clínico do paciente e, desde julho, já foram realizados quatro aniversários. Em 29 de agosto, por exemplo, foi a vez da gestante Julia Barreto, moradora de Rio Grande da Serra, que completou 22 anos e aguardava na sala pré-parto para entrar no Centro Cirúrgico. Sem que percebesse, a equipe invadiu o quarto em cantoria levando bexigas e cartazes. “Fiquei surpresa, jamais esperava. Foi super interessante, nunca vi isso em hospitais. Muito obrigada pelo carinho”, agradeceu a paciente que, horas mais tarde, deu à luz ao primeiro filho.

“Hospitais são ambientes hostis e por isso pensamos numa forma de fazer o paciente sentir-se mais acolhido e respeitado. A equipe abraçou a ideia, o respaldo tem sido positivo e agora irá integrar a rotina. A humanização da alimentação hospitalar deve integrar, além dos aspectos nutricionais e higiênico-sanitários, os aspectos éticos que visem o atendimento individualizado”, explica a coordenadora de Nutrição do hospital, Jéssica Helena da Silva.

DIA DO NUTRICIONISTA

No embalo das ações de humanização, a equipe preparou várias atividades no Dia do Nutricionista, celebrado dia 31 de agosto. Ao todo, 200 funcionários participaram da ação de sensibilização com foco na qualidade de vida e hábitos saudáveis. Na porta do refeitório a equipe montou um ‘mutirão da saúde’, onde os funcionários passaram por medição da circunferência abdominal, da altura e pesagem. Quem participou recebeu seu IMC (Índice de Massa Corpórea), além de panfletos informativos e orientações nutricionais. De brinde, foram distribuídas folhas de chá de hibisco, poderoso antioxidante que auxilia na perda de peso. “Todos os anos preparamos atividades nesta data, pois é uma maneira de valorizar o esforço diário dos profissionais e também de oferecer orientações nutricionais aos trabalhadores, com foco na prevenção e promoção da saúde”, explica a coordenadora.

A equipe de Nutrição Clínica do Nardini completou um ano em agosto. Antes, os nutricionistas clínicos pertenciam à antiga prestadora de serviço. Atualmente apenas a área de produção de refeições é terceirizada. O projeto de desterceirização da nutrição clínica teve como foco qualificar a assistência e a gestão do cuidado nutricional. Por isso, a Diretoria implantou a Coordenação de Nutrição, responsável por gerenciar toda a reestruturação do serviço.