FUABC apresenta projeto social de saúde bucal e viabiliza renovação de certificado junto ao CMDCA

Postado por Akira Suzuki em 08/nov/2024 -

Entidade renova certificação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) para atendimento de crianças e adolescentes

 

O projeto social da Fundação do ABC batizado de “Puerícia com sorriso: educação, prevenção e encaminhamento humanizado para tratamento de saúde bucal” garantiu recentemente a renovação do certificado de inscrição de projetos do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Santo André. A entidade atua junto às comunidades vizinhas a sua sede administrativa, em Santo André, para oferta de atendimento humanizado na área de saúde bucal destinado a crianças e adolescentes. A iniciativa atualmente abrange os bairros Vila Sacadura Cabral, Palmares, Tamarutaca, Vila Guiomar e Bom Pastor.

Em 2023, o projeto viabilizou mais de 24 mil consultas odontológicas para crianças e adolescentes da região. A ação teve apoio e participação direta da equipe assistencial da FUABC que atua nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros mencionados e que trabalharam ativamente por meio de visitas feitas por agentes comunitários de saúde (ACSs) às residências e também nas escolas e creches municipais dos bairros. Para 2024, a meta é reduzir em 90% a incidência de cáries da população atendida e garantir pelo menos 80% de adesão das atividades realizadas nas escolas junto às famílias. Os atendimentos são individuais e incluem atividade de escovação supervisionada com aplicação tópica de flúor, elemento químico que ajuda na prevenção de cáries.

O objetivo é reorganizar a prática e a qualificação das ações em saúde bucal voltadas às crianças e adolescentes da região, com foco na ampliação do acesso ao tratamento odontológico na puerícia (período de crescimento que vai do nascimento até a infância e puberdade) por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os atendimentos são realizados por profissionais da FUABC que atuam nas UBSs da Vila Guiomar, Palmares, Valparaíso, Bom Pastor e Centro de Especialidade Odontológica (CEO) do Centro. Estão envolvidos na iniciativa equipes de saúde bucal com 4 dentistas, 4 auxiliares de saúde bucal, 2 auxiliares de consultório dentário e 26 agentes comunitários de saúde (ACSs). Já o CEO conta com infraestrutura completa, equipe de especialistas com 16 dentistas, 2 auxiliares de saúde bucal e 9 auxiliares de consultório dentário, sala de esterilização e expurgo e sala de Raio X odontológico. Na área hospitalar, a referência 24h para casos de urgência emergência é o Centro Hospitalar Municipal de Santo André (CHMSA).

ENCAMINHAMENTO

As unidades que compõem a Atenção Básica em Saúde (UBSs, USFs e Policlínicas) consistem na porta de entrada para o atendimento primário odontológico das crianças e adolescentes. As referidas unidades promovem a prevenção de doenças com grupos de moradores e em escolas de cada território, por meio de orientações e encaminhamento de profissionais estratégicos como agentes comunitários, dentistas e auxiliares de saúde bucal. Essas equipes participam das ações nas escolas e comunidades do entorno da Fundação do ABC para estimular ações de promoção à saúde e atuar na prática odontológica curativa e preventiva.

Conforme a necessidade, as unidades encaminham os pacientes pelo Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo (SIRESP) aos Centros de Especialidade Odontológica (CEOs). Nesses centros são ofertados serviços como diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer de boca; periodontia especializada; cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros; endodontia; atendimento a portadores de necessidades especiais; prótese total e removível; e tratamento de distúrbios da articulação mandibular.

“Iremos trabalhar e acompanhar o projeto para garantir a sua continuidade e aprimoramento, tendo em vista a importância, relevância e o impacto positivo em busca de melhores resultados para todos”, disse a gerente de Facilities da FUABC, Flávia de Moraes.

O projeto, viabilizado em parceria com a Prefeitura de Santo André, conta com a colaboração da Rede de Atenção Primária do município. “A Fundação do ABC novamente ratifica seu compromisso social e beneficente com as comunidades do seu entorno. Nosso objetivo é beneficiar essa população com a ampliação do acesso a programas de referência em promoção e assistência qualificada à saúde bucal”, disse o gerente geral administrativo da Atenção Primária, Gustavo Tomaz.

A certificação, emitida em 18 de agosto, tem validade até 30/04/2026. A FUABC agradece a participação e o empenho de todos os envolvidos na iniciativa: Flávia de Moraes, gerente de Facilities da FUABC; Elson Queiroz, coordenador de Sustentabilidade da FUABC; Cristiane da Costa, coordenadora técnica de Saúde Bucal da Atenção Primária; Gustavo Tomaz, gerente geral administrativo da Atenção Primária; Patricia Amorim Julio, gerente APS – US / USF Vila Guiomar; Leticia Cottas Azevedo Pandori, gerente APS – Policlínica Vila Palmares; Alessandra Bartoli Cambese Alves, gerente APS – USF Valparaíso; e Cláudia Valarini de Oliveira, gerente APS da Policlínica Jardim Bom Pastor.

Hospital Geral de Carapicuíba sedia nova reunião da ‘RUE’ Rota dos Bandeirantes

Postado por Akira Suzuki em 08/nov/2024 -

O Hospital Geral de Carapicuíba (HGC) sediou em 7 de novembro mais uma reunião da Rede de Urgência e Emergência (RUE) da região da Rota dos Bandeirantes. Participaram representantes de todos os municípios da região, além dos hospitais regionais, Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, DRS e equipamentos de urgência e emergência locais.

Entre os temas discutidos, destacaram-se a criação de ambulatórios pós-alta para melhorar o atendimento a pacientes crônicos, visando evitar reinternações desnecessárias, e a integração com a atenção primária dos municípios, buscando um controle mais próximo das doenças crônicas nas UBSs.

Outros pontos importantes abordados foram o uso da telessaúde para interconsultas entre os equipamentos de saúde e o apoio no treinamento das equipes municipais, reforçando a integração e a melhoria contínua dos serviços prestados pela rede.

A Fundação do ABC, gestora do Hospital Geral de Carapicuíba, reafirma seu compromisso em apoiar essas iniciativas, com foco na melhoria da qualidade de atendimento e na promoção de uma rede de saúde mais integrada e eficaz.

Hospital Nardini se destaca em revista científica com iniciativas sustentáveis

Postado por Akira Suzuki em 08/nov/2024 -

Publicação traz artigo sobre compostagem hospitalar; editorial da Dra. Patrícia Veronesi reforça sustentabilidade na gestão em saúde

 

Equipe do COSAM com Rodrigo Brolo, Sabrina Cafolla, Eliesse da Silva e Dra. Patrícia Veronesi

O Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini, unidade municipal de Mauá gerida pela Fundação do ABC, ganhou destaque na 16ª edição da Revista Science com um artigo que aborda sua experiência na implantação de um sistema de compostagem de resíduos orgânicos. A iniciativa reflete o compromisso da instituição com a sustentabilidade e a redução do impacto ambiental dos serviços de saúde.

Além do artigo, a edição também conta com um editorial assinado pela Dra. Patrícia Veronesi, diretora-geral do Complexo de Saúde de Mauá (COSAM), intitulado “Saúde sustentável: transformando a gestão, vidas e o planeta”. No texto, a dirigente reflete sobre a necessidade de adotar práticas mais ecológicas no setor da saúde, afirmando que “a sustentabilidade deve se tornar uma prioridade, guiando o setor para um futuro mais saudável e equilibrado”. Ela também destaca que práticas como gestão de resíduos, eficiência energética e construção sustentável precisam estar integradas às estratégias corporativas dos serviços de saúde.

CASO DE SUCESSO

O artigo “Compostagem no ambiente hospitalar: redução do impacto ambiental dos serviços de saúde”, assinado por Eliesse Oliveira da Silva, analista de meio ambiente no Hospital Nardini, Rodrigo Alveti Brolo, gerente da Qualidade e Planejamento, e Sabrina Martins Pedroso Cafolla, gerente administrativo-financeira, narra o processo de implantação do sistema de compostagem no hospital. Em fevereiro de 2022, a instituição deu os primeiros passos ao construir uma composteira com materiais reaproveitados, sem custo adicional. O objetivo foi simples: diminuir o volume de resíduos orgânicos encaminhados ao aterro sanitário e, ao mesmo tempo, reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

Desde a sua implantação, a compostagem no Hospital Nardini já resultou em números expressivos. “Em dois anos, um total de 18 toneladas de sobras orgânicas deixaram de ser encaminhadas ao aterro municipal”, reporta o artigo. Além disso, a instituição estima que a redução nas emissões de dióxido de carbono tenha atingido cerca de 13 toneladas, fortalecendo ainda mais o compromisso ambiental do hospital.

Os autores enfatizam o impacto positivo da compostagem nas práticas diárias do hospital e no engajamento da equipe. “A partir do trabalho de segregação e compostagem de resíduos orgânicos, os colaboradores do hospital passaram a ser agentes transformadores de sua própria realidade, promovendo e consolidando a cultura sustentável onde quer que estejam”, descrevem. Essa mudança de mentalidade tem sido central para a continuidade do projeto.

SUSTENTABILIDADE NA SAÚDE

O editorial da Dra. Patrícia Veronesi complementa a abordagem prática do artigo com uma visão ampla sobre a integração da sustentabilidade na saúde. Segundo ela, “políticas, regulamentações e pressão social desempenharão papéis importantes na promoção de práticas mais verdes”. A diretora-geral do COSAM propõe que o setor da saúde assuma uma postura mais ativa na adoção de soluções sustentáveis, promovendo um ambiente que não só cuida da saúde dos pacientes, mas também do meio ambiente.

Ela destaca, ainda, a importância da colaboração interinstitucional, inovações tecnológicas e da educação contínua de colaboradores para alcançar esses objetivos. “A sustentabilidade deve ser parte da estratégia corporativa, integrando práticas inovadoras e centradas nas pessoas, que garantam a eficiência e a qualidade dos serviços”, reforça Dra. Patrícia Veronesi, ecoando os princípios discutidos na revista.

A íntegra dos textos pode ser acessada pelo link https://www.revistascience.com/revista-science, na edição nº 16, de setembro de 2024. É necessário fornecer e-mail para baixar o arquivo em formato PDF.

A REVISTA

De acesso gratuito e on-line, a Revista Science busca promover uma comunicação isenta com as instituições de saúde, ensino e pesquisa, com foco na divulgação de boas práticas voltadas à gestão em saúde como ferramenta de promoção da qualidade e segurança do paciente. Tais ações colaboram no direcionamento das estratégias em saúde ao informar e debater a importância de práticas líderes de gestão, inovação e sustentabilidade.

Semana de Compliance da FUABC reúne quase 500 pessoas em três dias de palestras

Postado por Akira Suzuki em 07/nov/2024 -

Iniciativa da Mantenedora busca consolidar a cultura de transparência e responsabilidade nas práticas institucionais

 

Vinícius Nascimento, Osmar Mikio, Luiz Mário Pereira de Souza Gomes, André Antunes Neves, Deize Lins e Cesar Mecchi Morales

A Fundação do ABC encerrou na noite de quarta-feira (06/11) sua primeira Semana de Compliance, cujo objetivo foi consolidar a cultura de ética, transparência e responsabilidade em suas práticas institucionais. O terceiro e último dia de atividades reuniu autoridades regionais e representantes de órgãos de controle do Grande ABC, além de membros do Conselho de Curadores da FUABC e diretores-gerais de unidades gerenciadas. Ao todo, entre os dias 4 e 6 de novembro, 481 pessoas acompanharam a programação no anfiteatro do Centro Universitário FMABC, em Santo André.

O evento buscou reafirmar compromissos institucionais da Mantenedora, como ética, integridade e transparência em todos os seus processos internos de trabalho e nas relações com organizações externas. A Fundação do ABC implementou seu Programa de Compliance em 2020, com alicerces firmados em um Termo de Ajustamento de Conduta, assinado em 2019 junto ao Ministério Público do Estado de São Paulo.

No último dia de palestras foram abordados temas importantes relacionados à Fiscalização, à Lei Anticorrupção e ao Papel dos Órgãos de Controle Externo no Terceiro Setor. Discussões fundamentais para compreender melhor o impacto da fiscalização na prevenção de irregularidades e na promoção de uma gestão ética e transparente.

Doutores Luiz Mário, Cesar Mecchi e Vinícius Nascimento

O presidente da FUABC, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes, agradeceu a presença dos convidados e reforçou a importância do engajamento dos gestores na iniciativa. “Não haverá compliance e consolidação de processo de integridade se a alta gestão da Fundação do ABC não aderir a essa proposta. Na verdade, é uma obrigação. Viemos de um processo de transformação importante e a receita principal foi a assinatura do TAC, que nos trouxe orientações, limites institucionais, organização, princípio de não-corrupção, centralidade do paciente e melhoria de processos. São valores, inclusive, já estabelecidos no nosso planejamento estratégico e que consolidam o processo de integridade da instituição”, disse o presidente.

O desembargador Dr. Cesar Mecchi Morales, do Tribunal de Justiça de São Paulo, abriu os trabalhos do dia 06/11 com uma análise sobre as perspectivas gerais da Lei Anticorrupção (Lei n° 12.846/2013), especialmente no âmbito corporativo. O convidado destacou aspectos da lei, sancionada há 11 anos, que dispõe sobre a responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública. “Tão importante quanto as punições para atos de corrupção por parte de empresas é a mudança de paradigmas. É estabelecer padrões de comportamento nas empresas privadas que sejam compatíveis com o nível de honestidade e de probidade que se espera de todos”.

Dr. Luiz Mário, Dra. Deize Lins e Dr. Vinícius Nascimento

Em seguida, Dra. Deize Lins, servidora do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) e assessora técnica do Gabinete do conselheiro Dr. Dimas Ramalho, compartilhou sua experiência sobre fiscalização de contas e repasses públicos. A servidora abordou assuntos como impactos e consequências das decisões do TCE junto às organizações sociais (OSs) e trouxe cases de decisões do TCE que se aplicam à realidade da saúde pública. “É extremamente importante a realização deste evento, principalmente sob o ponto de vista de prevenção de desvio de recurso público. Um debate que trata de temas como compliance, integridade e aspectos de prevenção sempre será relevante, uma vez que as organizações sociais são o braço direito do Poder Público e exercem papel fundamental na prestação de serviços, especialmente na área da saúde”, considerou Lins.

Dr. André Antunes Neves

Para encerrar a Semana de Compliance da FUABC, o evento recebeu a presença do Dr. André Antunes Neves, chefe de gabinete do conselheiro do TCE-SP, Dr. Dimas Ramalho – que não pode comparecer ao evento por razões de saúde. “Quando recebemos o convite, logo parabenizamos o presidente da FUABC pela iniciativa. É fundamental que uma fundação deste porte tenha mecanismos de compliance para que os processos sejam bem definidos. Aos poucos, as pessoas saem da gestão e da diretoria, e novos administradores virão. E é por meio de eventos como este que se torna possível estabelecer essa cultura contínua de controle e fiscalização”, disse Dr. André, que completou: “Neste cenário, parabenizamos a iniciativa da organização do evento. A transparência tem sido um ponto importante no terceiro setor e as entidades têm avançado bastante nesse sentido, à exemplo da própria Fundação do ABC, que tem cumprido todos os esses requisitos necessários em seu Portal da Transparência”, finalizou.

Entre as autoridades que marcaram presença no encerramento da Semana de Compliance da FUABC estiveram o secretário de Saúde de São Caetano do Sul, Dr. Guilherme Espósito; o secretário de Gestão Financeira de Santo André, Pedro Henrique Ruiz Seno; a secretária de Assuntos Jurídicos de São Caetano do Sul, Dra. Angélica Rebequi da Motta Santos, que representou o prefeito José Auricchio Junior; o diretor do Departamento de Orçamento e Controladoria Interna de São Bernardo do Campo, Dr. Alcir Pirani; o promotor de Justiça de Meio Ambiente do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP), Dr. José Luiz Saikali; o presidente da Comissão de Direito Digital e Compliance da OAB-SBC, Dr. Ricardo Matioli, representando o presidente da entidade, Dr. Luiz Ricardo Bertanha; o diretor de Licitações e Contratos da Prefeitura de São Caetano do Sul, Fernando Henrique Laselva, representando o presidente da Câmara Municipal, Pio Mielo; e o assessor técnico do TCE-SP, Dr. Gustavo Hermes Hennemann.

Durante a Semana, Dr. Vinícius Grota do Nascimento, Diretor de Controle Interno da FUABC, apresentou panorama geral do setor de Compliance e a trajetória desde a sua implantação. “Trata-se de um momento de aprendizado para todos. Todos aqui fazem parte do Compliance, que surgiu justamente após a celebração do TAC. Compliance é estar em conformidade com as leis, com as normas internas, com o estatuto e o nosso regulamento de compras. É atender às necessidades da legislação e às normas internas. Deixo meu agradecimento especial à Presidência da FUABC, pelo irrestrito apoio e comprometimento com o departamento, que tem se estruturado gradativamente e de forma consolidada desde 2021”.

PROGRAMAÇÃO

A Semana de Compliance da FUABC teve início no dia 04/11 palestras de duas especialistas. Vivian Sueiro Magalhães, responsável pela área de Compliance e Gestão de Riscos, coordenadora da Comissão de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais e co-coordenadora da Comissão de ASG da AACD, que trouxe sua perspectiva sobre os desafios do Compliance na área da Saúde e no Terceiro Setor. Já Carla Valente, professora da Legal, Ethics & Compliance (LEC), especialista em Compliance pela Fundação Getúlio Vargas e em Gestão em Compliance pelo INSPER, com MBA em Gestão de Negócios pela USP, abordou o compliance para além das fronteiras institucionais, evidenciando práticas aplicáveis ao ambiente externo.

No dia seguinte, 05/11, as atenções foram voltadas à discussão de aspectos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e o desenvolvimento sustentável. Os palestrantes do dia compartilharam temas fundamentais para a construção de pilares da governança corporativa. A primeira palestra foi ministrada por Sérgio Correa, Data Privacy Officer Brazil (DPO) e Compliance Governance do Citibank, que explorou as disposições da LGPD e os desafios na segurança da informação, o funcionamento e a regulação dos dados junto aos Poderes Legislativo, Judiciário e Executivo. Já a segunda atividade foi ministrada por Flávio Grimberg, consultor de gestão com mais de 18 anos de experiência em melhoria de resultados de empresas e gestão de riscos, que abordou o fortalecimento da gestão através da integração dos pilares ESG.

COMPROMISSO COM A INTEGRIDADE

Ao promover este evento, a Fundação do ABC reafirma seu compromisso com uma gestão ética e transparente, inspirando novas iniciativas e fortalecendo a governança em todas as suas unidades. O caminho para essa construção teve início em 2019, quando a instituição firmou um TAC com o Ministério Público, ratificando o compromisso com o planejamento, execução e eficácia do Programa de Compliance, alicerçado em valores de fiscalização e nas garantias de legalidade, eficiência, moralidade e impessoalidade na gestão administrativa.

O Programa de Compliance da Fundação do ABC teve seu início efetivo em 2020 e é composto por um conjunto de mecanismos e procedimentos internos de integridade, auditoria e incentivo à denúncia de irregularidades, além da aplicação de códigos de ética, políticas e diretrizes. O objetivo central é prevenir e combater desvios, fraudes, irregularidades e quaisquer atos ilícitos, constituindo um verdadeiro programa de boas práticas internas, fundamentado no compromisso com o TAC.

A Semana de Compliance marca a continuidade dessa trajetória de conformidade, reforçando o comprometimento da FUABC com uma administração responsável e eficiente, alinhada aos padrões éticos e de integridade que norteiam o setor da saúde e o terceiro setor.

Núcleo da FMABC é premiado em congresso internacional focado na educação inclusiva

Postado por Akira Suzuki em 05/nov/2024 -

NEA recebeu prêmios em duas categorias do Brain Connection 2024

 

O Núcleo Especializado em Aprendizagem (NEA) do Centro Universitário FMABC, em Santo André, recebeu dois prêmios internacionais promovidos pelo Congresso Brain Connection, considerado um dos maiores eventos científicos com foco na inclusão, aprendizagem e neurociência.

O Núcleo foi premiado coletivamente com a conquista do certificado “Fernando Capovilla”, que reconhece indivíduos ou instituições que têm se destacado na promoção e no desenvolvimento de tecnologias e pesquisas voltadas à educação inclusiva, com foco especial nas áreas de dificuldades de aprendizagem.

O reconhecimento veio por conta da ferramenta SOLEP, lançada pelo NEA como uma dinâmica capaz de realizar a sondagem de leitura, escrita e pseudopalavras para jovens em processo de aprendizado. Ela é direcionada para profissionais da área clínica multidisciplinar que trabalham com educandos que tenham dificuldades de aprendizado, incluindo psicólogos, psicopedagogos, neuropsicólogos, fonoaudiólogos e neuropsicopedagogos, entre outros.

Além de ser laureado pela ferramenta, o NEA também recebeu o prêmio “Profª Drª Ângela Mathylde Soares”, que reconhece iniciativas sociais inclusivas que transcendem as fronteiras do ambiente educacional. A honraria foi dada à coordenadora do Núcleo, Alessandra Bernardes Caturani, pelo projeto “Iluminar e Conscientizar sobre Dislexia e TDAH: Invisibilidade/Pertencimento/Transformação”.

O prêmio também ressaltou a participação essencial de toda a equipe do NEA nas ações realizadas, com destaque no certificado para os profissionais Rubens Wajnsztejn, Damaris Gaester Fakler e Elaine de Araújo.

“O prêmio é uma valorização de todas as atividades que realizamos para mostrar que os diagnósticos de transtornos de aprendizagem não são rótulos, para que possamos aumentar as possibilidades de um ensino de qualidade”, explica a coordenadora.

A iniciativa consiste em diversas ações sem fins lucrativos para conscientização da população a respeito dos transtornos de aprendizagem, incluindo palestras, atendimentos sociais e distribuição de materiais educativos em locais de grande circulação, como escolas e estações de trem e metrô.

LGPD e sustentabilidade marcam 2º dia de debates na Semana de Compliance

Postado por Akira Suzuki em 05/nov/2024 -

Evento organizado pela Fundação do ABC busca consolidar a cultura de ética, transparência e responsabilidade nas práticas institucionais

 

Dr. Vinícius Grota do Nascimento, Dra. Larissia Ribeiro, Flávio Grimberg, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes, Dra. Bianca Vasconcellos, Dr. Rafael Menezes e Sérgio Correa

A Fundação do ABC foi palco de discussões aprofundadas sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e as práticas de ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança) na manhã desta terça-feira, dia 5. O encontro integrou o segundo dia da Semana de Compliance da FUABC, cujo objetivo é consolidar uma cultura de ética, transparência e responsabilidade nas práticas institucionais.

Com o avanço da LGPD, sancionada em 2020, torna-se cada vez mais essencial a implementação de mecanismos que protejam a privacidade e segurança das informações coletadas, armazenadas e tratadas, tanto de pacientes como de colaboradores. Da mesma forma, a integração de pilares de ESG fortalece a gestão responsável e o comprometimento da instituição com o desenvolvimento sustentável, sob aspectos ambientais, sociais e de governança.

Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes, presidente da FUABC

O evento contou novamente com a presença de colaboradores das unidades gerenciadas, lideranças técnicas e gerenciais da Mantenedora e demais colaboradores. Assim como no primeiro dia de atividades, a abertura foi conduzida pelo presidente da Fundação do ABC, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes.

“As pessoas são a centralidade da FUABC. Somos uma população de 29 mil colaboradores. Doamos tempo, valores de integridade e de cuidado aos nossos pacientes e usuários. Não podemos perder nosso lado humanitário, e o respeito ao ser humano passa por ótimas entregas na área de políticas públicas. O conceito sobre proteção de dados, tão bem debatido neste evento, é parte do processo de busca do paciente às nossas unidades de saúde para receber um serviço público que lhe é de direito. A FUABC não presta favor, ela cumpre uma obrigação que a sociedade lhe exige. Agradeço a todos que trabalham diariamente por essa identidade da FUABC”, disse o presidente.

Sérgio Correa, DPO e Compliance Governance do Citibank

A primeira palestra do dia esteve sob a responsabilidade de Sérgio Correa, Data Privacy Officer Brazil (DPO) e Compliance Governance do Citibank, que abordou as disposições da LGPD e os desafios na segurança da informação. “É uma lei que veio para ficar. A privacidade é vista como direito fundamental do cidadão. Como consumidores, temos esse direito. E enquanto responsáveis por empresas e áreas corporativas, temos o dever de garantir a privacidade e o sigilo das informações. Cumprir a LGPD tem de ser só uma consequência. Se formos éticos e corretos, naturalmente será mais fácil nos adequarmos à lei”.

O palestrante destacou o papel regulatório da lei e alertou para as consequências do não cumprimento de seus dispositivos. “A LGPD tem papel colaborativo e orientativo, mas também regulador, uma vez que pode gerar desde processos de reorientações, multas severas a empresas públicas ou privadas ou até a perda de licença”.

Flávio Grimberg, consultor de gestão

Na sequência do evento, Flávio Grimberg, consultor de gestão com mais de 18 anos de experiência em melhoria de resultados de empresas e gestão de riscos, abordou o fortalecimento da gestão através da integração dos pilares ESG. O palestrante propôs uma atividade integrativa com os participantes, a partir de perguntas e respostas sobre temas como ESG, gestão de riscos que impactam estruturas de saúde, governança estratégica, diversidade, inclusão e gestão de resíduos. O convidado também trouxe cases de empresas do setor de saúde que reportam à sociedade sua atuação e seus índices de sustentabilidade empresarial.

“A ESG é uma formação cultural que precisa ser desenvolvida nas empresas. Gerenciar é antecipar o futuro. Em uma área de riscos nós sabemos quais são os temas mais importantes. Quais impactos podem acontecer, e quais não. O treinamento profissional é um dos motores que mais ajudam as empresas a evitar erros”, explicou o consultor. Entre as boas oportunidades proporcionadas pela prática ESG estão aspectos como aumento de receita e produtividade, redução de custos, adequação regulatória, maximização de reputação e maior rentabilidade.

PROGRAMAÇÃO

O terceiro e último dia de evento, nesta quarta-feira, terá como temas centrais o combate à corrupção e a fiscalização pelos órgãos de controle externo no Terceiro Setor. O desembargador Dr. Cesar Mecchi Morales, do Tribunal de Justiça de São Paulo, abre os trabalhos com uma análise sobre as perspectivas gerais da Lei Anticorrupção (Lei n° 12.846/2013). Em seguida, Dra. Deize Lins, servidora do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) e assessora técnica do Gabinete do Conselheiro Dr. Dimas Ramalho, compartilha sua experiência na fiscalização de contas e repasses públicos. Para encerrar, o Conselheiro do TCE-SP e coordenador dos cursos de pós-graduação Lato Sensu em Direito da Uninove, Prof. Dr. Dimas Ramalho, discute a atuação dos órgãos de controle externo no Terceiro Setor.

O início da Semana, no dia 4, contou com duas especialistas: Vivian Sueiro Magalhães, responsável pela área de Compliance e Gestão de Riscos, coordenadora da Comissão de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais e co-coordenadora da Comissão de ASG da AACD, que trouxe sua perspectiva sobre os desafios do Compliance na área da Saúde e no Terceiro Setor; e Carla Valente, professora da Legal, Ethics & Compliance (LEC), especialista em Compliance pela Fundação Getúlio Vargas e em Gestão em Compliance pelo INSPER, com MBA em Gestão de Negócios pela USP, que abordou o compliance para além das fronteiras institucionais, evidenciando práticas aplicáveis ao ambiente externo.

COMPROMISSO COM A INTEGRIDADE

Ao promover este evento, a Fundação do ABC reafirma seu compromisso com uma gestão ética e transparente, inspirando novas iniciativas e fortalecendo a governança em todas as suas unidades. O caminho para essa construção teve início em 2019, quando a instituição firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público, ratificando o compromisso com o planejamento, execução e eficácia do Programa de Compliance, alicerçado em valores de fiscalização e nas garantias de legalidade, eficiência, moralidade e impessoalidade na gestão administrativa.

O Programa de Compliance da Fundação do ABC teve seu início efetivo em 2020 e é composto por um conjunto de mecanismos e procedimentos internos de integridade, auditoria e incentivo à denúncia de irregularidades, além da aplicação de códigos de ética, políticas e diretrizes. O objetivo central é prevenir e combater desvios, fraudes, irregularidades e quaisquer atos ilícitos, constituindo um verdadeiro programa de boas práticas internas, fundamentado no compromisso com o TAC.

A Semana de Compliance marca a continuidade dessa trajetória de conformidade, reforçando o comprometimento da FUABC com uma administração responsável e eficiente, alinhada aos padrões éticos e de integridade que norteiam o setor da saúde e o terceiro setor.

Outubro Rosa no PAI-BS promove ações de autocuidado e conscientização

Postado por Akira Suzuki em 04/nov/2024 -

Campanha reúne colaboradores e promove ações de beleza, atividades físicas e orientações para a prevenção do câncer de mama

 

Colaboradores se vestiram de rosa para aderir à campanha

O Polo de Atenção Intensiva em Saúde Mental (PAI) da Baixada Santista, unidade gerenciada pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, intensificou os esforços de conscientização durante a campanha Outubro Rosa com diversas atividades voltadas à prevenção do câncer de mama.

Nos dias 9 e 10 de outubro, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPAA) organizou sessões voluntárias de beleza seguidas de ensaios fotográficos, promovendo um momento de valorização pessoal para os colaboradores. A ação reforçou a importância do autocuidado como ferramenta de prevenção, destacando a necessidade do diagnóstico precoce.

Além dessas atividades, a campanha incluiu uma “caixa de dúvidas” sobre o câncer de mama, que incentivava perguntas e esclarecimentos, complementada por banners informativos. Durante as sextas-feiras de outubro, a equipe aderiu ao uso de camisetas rosas em apoio à campanha, resultando em fotos e registros em grupo que fortaleceram o espírito coletivo. Como lembrança, cada colaboradora recebeu uma presilha rosa com a frase “Agarre essa causa. Toque-se”, símbolo de incentivo ao autoexame e à conscientização.

Para encerrar o mês de ações, nos dias 11 e 18, uma educadora física da unidade liderou caminhadas dentro do Hospital Guilherme Álvaro, também em Santos, com funcionários vestidos de rosa, reforçando a importância de manter hábitos saudáveis. A iniciativa foi uma oportunidade de sensibilizar a equipe e promover o engajamento em torno da prevenção do câncer de mama, fortalecendo o compromisso do PAI-BS com a saúde e o bem-estar de todos.

Semana de Compliance da FUABC tem foco na governança e ética na Saúde

Postado por Akira Suzuki em 04/nov/2024 -

Iniciativa busca fortalecer a cultura de transparência e integridade em todos os equipamentos ligados à Fundação do ABC

 

Dr. Vinícius Grota do Nascimento, Dra. Vivian Sueiros Magalhães, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes, Dra. Laríssia Ribeiro, Dra. Carla Valente, Dra. Bianca Vasconcellos e Dr. Rafael Menezes

A Fundação do ABC realiza nesta semana a primeira edição da Semana de Compliance, cujo objetivo é consolidar uma cultura de ética, transparência, fiscalização e responsabilidade em suas práticas institucionais. Com três dias de palestras e debates – 4, 5 e 6 de novembro –, o evento representa um marco na evolução das políticas de governança da instituição, que busca reforçar o compromisso firmado em 2019 com o Ministério Público do Estado de São Paulo a partir da assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

A abertura do evento na manhã desta segunda-feira (04/11) foi realizada pelo presidente da Fundação do ABC, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes. “Tenho orgulho enorme de estar aqui hoje. Importante relembrarmos que todo esse movimento começa com uma grande ferramenta, que é o TAC. É por meio dele que tivemos nossa primeira marcha em busca da institucionalização. Hoje temos uma FUABC impessoal, transparente e alimentada por um planejamento estratégico. Não há mais o desejo de um ou de outro: é preciso ter uma vontade institucional. E o Compliance é um dos pilares do TAC, talvez o maior. É pelo controle, pelos órgãos externos e pela transparência que acendemos as luzes da FUABC e a colocamos num patamar diferente de seriedade, de gestão e de comprometimento”, disse o presidente.

Dr. Vinícius Grota do Nascimento, gerente corporativo de Controle Interno da FUABC, apresentou panorama geral do setor de Compliance e a trajetória desde a sua implantação. “Trata-se de um momento de aprendizado para todos. Todos aqui fazem parte do Compliance, que surgiu justamente após a celebração do TAC. Compliance é estar em conformidade com as leis, com as normas internas, com o estatuto e o nosso regulamento de compras. É atender às necessidades da legislação e às normas internas. Deixo meu agradecimento especial à Presidência da FUABC, pelo irrestrito apoio e comprometimento com o departamento, que tem se estruturado gradativamente e de forma consolidada desde 2021”.

O gestor trouxe um panorama do funcionamento, com indicadores que refletem a importância institucional da área. Atualmente, o departamento é dividido em três importantes áreas: Controle Interno, Auditoria e Compliance. Neste cenário, um dos principais instrumentos de gestão é o Canal de Denúncias. Criado em 2021, o canal é operacionalizado por uma empresa independente que avalia denúncias sobre violação de normas internas ou externas da FUABC. É aberto para utilização de colaboradores, pacientes e usuários em geral.

Outro fundamental braço de gestão estratégica na área são as capacitações dos funcionários. Para estimular a conscientização sobre temas sensíveis como inclusão, diversidade, racismo, Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), assédios moral e sexual, entre outros assuntos, o Departamento de Compliance da FUABC já realizou neste ano 25 treinamentos nas unidades gerenciadas. Ao todo, mais de 1.000 colaboradores participaram dos eventos, que seguirão na programação para 2025.

PROGRAMAÇÃO

Para este primeiro dia de evento foram escaladas duas especialistas: Vivian Sueiro Magalhães, responsável pela área de Compliance e Gestão de Riscos, coordenadora da Comissão de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais e co-coordenadora da Comissão de ASG da AACD, que trouxe sua perspectiva sobre os desafios do Compliance na área da Saúde e no Terceiro Setor; e Carla Valente, professora da Legal, Ethics & Compliance (LEC), especialista em Compliance pela Fundação Getúlio Vargas e em Gestão em Compliance pelo INSPER, com MBA em Gestão de Negócios pela USP, que abordou o compliance para além das fronteiras institucionais, evidenciando práticas aplicáveis ao ambiente externo.

Para o segundo dia, as atenções se voltam para a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e o desenvolvimento sustentável. O encontro será marcado pela palestra de Sérgio Correa, Data Privacy Officer Brazil (DPO) e Compliance Governance do Citibank, que explorará as disposições da LGPD e os desafios na segurança da informação. Na sequência, Flávio Grimberg, consultor de gestão com mais de 18 anos de experiência em melhoria de resultados de empresas e gestão de riscos, abordará o fortalecimento da gestão através da integração dos pilares ESG.

No terceiro e último dia, os temas centrais serão o combate à corrupção e a fiscalização pelos órgãos de controle externo no Terceiro Setor. O desembargador Dr. Cesar Mecchi Morales, do Tribunal de Justiça de São Paulo, abre os trabalhos com uma análise sobre as perspectivas gerais da Lei Anticorrupção (Lei n° 12.846/2013). Em seguida, Dra. Deize Lins, servidora do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) e assessora técnica do Gabinete do Conselheiro Dr. Dimas Ramalho, compartilha sua experiência na fiscalização de contas e repasses públicos. Para encerrar, o Conselheiro do TCE-SP e coordenador dos cursos de pós-graduação Lato Sensu em Direito da Uninove, Prof. Dr. Dimas Ramalho, discute a atuação dos órgãos de controle externo no Terceiro Setor.

COMPROMISSO COM A INTEGRIDADE

Ao promover este evento, a Fundação do ABC reafirma seu compromisso com uma gestão ética e transparente, inspirando novas iniciativas e fortalecendo a governança em todas as suas unidades. O caminho para essa construção teve início em 2019, quando a instituição firmou um TAC com o Ministério Público, ratificando o compromisso com o planejamento, execução e eficácia do Programa de Compliance, alicerçado em valores de fiscalização e nas garantias de legalidade, eficiência, moralidade e impessoalidade na gestão administrativa.

O Programa de Compliance da Fundação do ABC teve seu início efetivo em 2020 e é composto por um conjunto de mecanismos e procedimentos internos de integridade, auditoria e incentivo à denúncia de irregularidades, além da aplicação de códigos de ética, políticas e diretrizes. O objetivo central é prevenir e combater desvios, fraudes, irregularidades e quaisquer atos ilícitos, constituindo um verdadeiro programa de boas práticas internas, fundamentado no compromisso com o TAC.

A Semana de Compliance marca a continuidade dessa trajetória de conformidade, reforçando o comprometimento da FUABC com uma administração responsável e eficiente, alinhada aos padrões éticos e de integridade que norteiam o setor da saúde e o terceiro setor.

Centro Universitário FMABC abre inscrições para 230 vagas de residência médica

Postado por Maíra Oliveira em 01/nov/2024 -

Processo oferecerá oportunidades em 40 especialidades da medicina

 

Processo seletivo está marcado para 22 de novembro

O Centro Universitário FMABC, em Santo André, está com inscrições abertas para o processo seletivo que preencherá 230 vagas de residência médica, englobando 40 especialidades. É possível se inscrever até o dia 20 de novembro pelo site do Instituto Avalia, onde também se encontra o edital de abertura.

As vagas são ofertadas tanto para atuação nos próprios ambulatórios da faculdade como em equipamentos da Secretaria Municipal de Saúde de São Bernardo do Campo, dependendo do programa de residência selecionado.

O processo oferecerá vagas em diversas especialidades, incluindo clínica médica, anestesiologia, pediatria, obstetrícia e ginecologia, oftalmologia, cirurgia geral, psiquiatria, medicina de família e comunidade, ortopedia e traumatologia, entre outras.

A taxa de inscrição para participar do processo seletivo é de R$ 600. A prova objetiva será presencial, com data prevista para o dia 7 de dezembro de 2024. A escolha dos candidatos conta ainda com fases de análise de currículo e entrevista.

A Residência Médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização. O programa é gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), mas o seu regimento é determinado pela Comissão Nacional de Residência Médica, que foi instituída em 1977.

A INSTITUIÇÃO

Com mais de 50 anos de tradição no ensino, a FMABC se tornou referência tanto na região como no Estado, graças ao seu investimento em infraestrutura, qualificação do corpo docente e recursos técnicos e laboratoriais, que permitem uma formação exemplar dos alunos e a produção de pesquisas relevantes para a área da Saúde.

A valorização da produção científica, da pesquisa clínica e do setor acadêmico fizeram com que a instituição conquistasse o status de Centro Universitário em 2018. Em 2024, o curso de Medicina recebeu a nota máxima em avaliação do MEC.

FUABC inicia programa de capacitação para o Comitê Participativo de Qualidade

Postado por Akira Suzuki em 01/nov/2024 -

Parceria educacional marca abertura da capacitação contínua das equipes de Qualidade das unidades gerenciadas para formação de auditores internos

 

A Diretoria Executiva de Projetos e Qualidade da Fundação do ABC organizou, dia 30 de outubro, o primeiro encontro de capacitação do Comitê Participativo de Qualidade da FUABC. O grupo, formado por cerca de 50 representantes da Mantenedora, Unidade de Apoio Administrativo, unidades gerenciadas e Centro Universitário FMABC, passará por diversos treinamentos sobre processos de melhoria contínua em gestão da qualidade, com escopo voltado ao crescimento e desenvolvimento profissional. A iniciativa também irá viabilizar auditorias para o alcance de objetivos estratégicos relacionados à certificação interna e/ou externa de sistemas da qualidade e segurança do paciente das unidades de saúde. O encontro foi organizado na sala de videoconferência do Centro Universitário FMABC, em Santo André.

Gleice Girotto e Keltom Roberto Reis

O projeto educacional foi viabilizado após parceria firmada com a Auguri Soluções em Saúde Coletiva, empresa especialista em desenvolvimento organizacional, que ficará responsável pela capacitação em 8 encontros. Os próximos serão realizados em novembro e dezembro e o restante em 2025. Ao fim do programa, todos os participantes serão certificados e estarão aptos para desenvolver as estratégias em suas unidades. Entre os temas abordados ao longo do projeto estão auditorias internas e externas; manual da ONA (Organização Nacional de Acreditação); segurança do paciente e gestão de riscos; políticas obrigatórias; matriciamento, governança clínica e corporativa, entre outros temas.

“O objetivo da Mantenedora é, por meio da qualificação das nossas equipes, garantir mais qualidade, eficiência e segurança para todos os nossos pacientes. É o foco desta parceria educacional. Esperamos que essa equipe qualificada possa aplicar nas suas unidades uma auditoria interna de qualidade, que atenda a critérios e processos que serão trabalhados nessas oficinas”, disse a gerente corporativa de Projetos e Qualidade da FUABC, Gleice Girotto.

Consultor e instrutor da Auguri Soluções em Saúde Coletiva, Keltom Roberto Reis conduziu os trabalhos na primeira oficina, que teve duração de seis horas, com o tema “Conceitos básicos de liderança, gestão e ferramentas”. “Estamos iniciando um processo educacional que vai atender a um grande número de pessoas. Esse comitê tem potencial e alto poder de transformação. É um investimento que certamente vai chegar até o paciente, que usa os hospitais, ambulatórios e unidades da atenção primária em saúde gerenciados pela entidade. É uma preocupação que faz parte do DNA da assistência, ensino e pesquisa da Fundação do ABC, dada sua grandiosidade e o que representa para o Estado de São Paulo”, disse o consultor.

Os próximos encontros de capacitação no projeto educacional com as equipes de Qualidade serão promovidos nos dias 19 de novembro e 5 de dezembro.