Postado por Akira Suzuki em 01/nov/2024 -

Iniciativa promove a importância da prevenção e do diagnóstico precoce
Durante a campanha Outubro Rosa a equipe de enfermagem do Centro de Reabilitação Lucy Montoro de Sorocaba, gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, organizou palestras e rodas de conversa com os pacientes e acompanhantes para sensibilizar e informar sobre o tema.
“Essas atividades ajudam a disseminar informações vitais sobre os sinais e sintomas do câncer de mama e a importância dos exames periódicos”, explicou a enfermeira Carine Bernardo. “O objetivo é reforçar a importância do diagnóstico precoce para alcançarmos melhores resultados caso haja necessidade de tratamento”, completou.
O Outubro Rosa é um movimento internacional que busca conscientizar sobre o câncer de mama e de colo de útero. Surgido na década de 1990, a iniciativa promove a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Durante todo o mês de outubro, diversas campanhas são realizadas para informar a população sobre os cuidados necessários. A participação de entidades governamentais e privadas contribuiu para expandir a conscientização e promover ações preventivas contra o câncer de mama.
“É muito importante receber essas informações para sabermos nos cuidar melhor e repassar para quem conhecemos”, ressalta Rosa Maria, paciente em programa de reabilitação na unidade.
Postado por Akira Suzuki em 01/nov/2024 -

Nesta atividade, o participante se desloca para os lados segurando uma barra
Cerca de 30 pacientes do Serviço de Reabilitação Pulmonar do Centro Universitário FMABC tiveram, dia 30 de outubro, a oportunidade de combater o sedentarismo com descontração e harmonia. Tudo por conta do “Pebolim Humano”, atividade física supervisionada pelos profissionais do serviço e que conquistou o gosto dos participantes.
A ação simula um jogo de pebolim, com os jogadores se apoiando em barras e fazendo deslocamentos laterais enquanto tentam marcar gols no oponente. A atividade costuma durar cerca de uma hora e meia, e as partidas do campeonato foram realizadas em dois tempos de cinco minutos cada, com um intervalo de aproximadamente 15 minutos para descanso.
O Pebolim Humano reuniu pessoas com média de idade acima dos 50 anos, que possuem dificuldades para realização de atividades físicas no dia a dia por conta de doenças como bronquite crônica, enfisema pulmonar, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e outras patologias pulmonares. O torneio foi marcado por muita diversão e integração entre os jogadores e a equipe de profissionais do Centro Universitário.
A atividade é realizada periodicamente, e vem sendo organizada na FMABC desde 2015. O jogo foi desenvolvido a partir da sugestão de um dos usuários do serviço. “Esse paciente provavelmente pensou que não iríamos seguir com a ideia, mas demos continuidade”, explica Selma Denis Squassoni, responsável pelo serviço de Reabilitação Pulmonar.
“Não é apenas um exercício, mas também uma terapia. São pessoas que precisam de um esforço maior para concluir atividades rotineiras, como subir escadas ou caminhar, mas que em uma atividade planejada nessas condições conseguem se manter ativos e ter momentos de diversão”, conclui a fisioterapeuta.
Postado por Akira Suzuki em 01/nov/2024 -

Episódios de TEA e TDAH têm crescido recentemente
O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Itapevi, gerido pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, realizou uma ação de conscientização sobre os transtornos do neurodesenvolvimento infantil em comemoração ao Dia das Crianças.
Organizada pela Comissão de Humanização e com o apoio do neurologista Dr. Rodrigo Alves Pereira, a iniciativa teve como objetivo sensibilizar colaboradores e pacientes sobre a importância do cuidado na primeira infância e a relevância do diagnóstico precoce.
Dr. Rodrigo destacou que o número de diagnósticos de distúrbios como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) tem aumentado de forma alarmante. Esse incremento também está associado à elevação da taxa de suicídios.
A ação de conscientização do AME Itapevi abordou o crescimento dos casos de TEA e TDAH, especialmente após a pandemia de Covid-19, que intensificou o isolamento social e os impactos no desenvolvimento infantil. Dr. Rodrigo alertou que fatores como genética, nutrição, ambiente e o uso excessivo de tecnologia têm contribuído para essa crescente estatística.
O TEA é um distúrbio do neurodesenvolvimento que se manifesta por meio de dificuldades na comunicação, na interação social e em comportamentos repetitivos. Sinais de autismo podem ser identificados já no primeiro ano de vida, e intervenções precoces são fundamentais para ajudar essas crianças a desenvolverem autonomia e habilidades sociais. Dr. Rodrigo enfatizou que, embora o diagnóstico do autismo seja clínico, é crucial que especialistas estejam envolvidos para atestar a condição adequadamente.
O neurologista também ressaltou a importância de se atentar ao TDAH, uma condição crônica caracterizada por dificuldade de atenção, hiperatividade e impulsividade. Essa condição pode resultar em desafios significativos na vida escolar e social e, embora geralmente comece na infância, pode persistir na vida adulta, contribuindo para baixa autoestima e relacionamentos problemáticos.
Entre as orientações, Dr. Rodrigo sugeriu a adoção de hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos ao ar livre, evitar o consumo de alimentos ultraprocessados e priorizar refeições em família, sem distrações de eletrônicos. Limitar o uso de telas para crianças de 0 a 15 anos é fundamental para melhorar a socialização e reduzir atos de irritabilidade. Ele também enfatizou a importância de oferecer afeto, estabelecer regras e responsabilidades para as crianças, além de incentivar o autocuidado. Tarefas simples, como organizar brinquedos e cuidar de animais de estimação, podem ajudar no desenvolvimento de habilidades sociais e afetivas.
A ação do AME Itapevi não apenas buscou informar, mas também engajar a comunidade na promoção de um ambiente mais saudável para as crianças. A conscientização sobre transtornos do neurodesenvolvimento é essencial para garantir que mais crianças recebam o suporte necessário para um desenvolvimento saudável e feliz
Postado por Akira Suzuki em 01/nov/2024 -

Ação teve rodas de conversa, dinâmicas e momentos de reflexão
O Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário (CHSP), localizado na capital paulista e administrado pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, realizou no período entre 25 e 31 de outubro a Semana Rosa, promovida pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA+A) e Comissão de Humanização.
Com foco no bem-estar e na conscientização sobre a saúde da mulher, as atividades aconteceram na área externa do hospital, sob o lema “Cuidar da Mente é Cuidar do Corpo”.
A campanha envolveu rodas de conversa, dinâmicas e momentos de reflexão, atividades conduzidas pelas psicólogas Bárbara Cavalheira Scarpone e Sabrina Caleme Vieira, com o apoio da estudante de Psicologia Janaina Magalhães da Silva, que ofereceram um ambiente acolhedor para as participantes discutirem e refletirem sobre o autocuidado e a saúde integral.
A Semana Rosa começou oficialmente no dia 25 de outubro, com um “Brunch Rosa” organizado em parceria com a Assembleia de Deus, que contou com sorteios e brindes para as participantes. O evento inicial teve como objetivo promover uma atmosfera de união e apoio mútuo, reforçando a mensagem de que a saúde vai além dos cuidados físicos, incluindo também o aspecto emocional e psicológico.
Ao longo da semana, as atividades continuaram abordando a relação entre saúde mental e física, estimulando as mulheres a adotarem práticas que ajudem a equilibrar o corpo e a mente para uma vida mais saudável e plena. Com o engajamento das psicólogas e voluntárias do hospital, a campanha busca não só informar, mas criar um espaço seguro de acolhimento para cada participante.
Postado por Akira Suzuki em 01/nov/2024 -

Equipes do Lucy Montoro e da Santa Casa de Sorocaba
Gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, o Centro de Reabilitação Lucy Montoro de Sorocaba recebeu, em 24 de outubro, uma visita técnica de uma equipe da Santa Casa de Sorocaba, com o objetivo de conhecer a estrutura e os processos de atendimento da unidade.
Reconhecido como referência regional em reabilitação física, o Lucy Montoro integra a rede estadual de saúde e oferece suporte especializado para pacientes com diversas necessidades de reabilitação.
A equipe visitante, formada por gestores e coordenadores assistenciais, buscou compreender em detalhe os fluxos e as tecnologias empregadas na unidade, com o propósito de aprimorar o atendimento oferecido na Santa Casa.
Entre os profissionais presentes na visita estavam a administradora Talita Honório Gomes, a gerente assistencial Giliane Aparecida Moraes Silveira, e as coordenadoras de Equipe Multiprofissional Andrea Cristina da Silva Souza e Fabíola Schiller Chaves.
A comitiva da Santa Casa afirmou estar impressionada com a estrutura física e os equipamentos de alta tecnologia disponíveis na unidade Lucy Montoro, que destacou como fundamentais para melhorar a eficiência dos encaminhamentos e o tratamento dos pacientes. O intercâmbio de experiências durante a visita reforça a importância de um atendimento em rede, promovendo benefícios diretos para a população de Sorocaba e região.
O coordenador administrativo do Lucy Montoro Sorocaba, Diego Moraes Garcia, comentou sobre a importância de fortalecer a parceria com a Santa Casa. “Estreitarmos laços é podermos dar celeridade à reabilitação dos pacientes e, com isso, potencializar os ganhos em seus tratamentos”, afirmou. A colaboração entre as instituições visa melhorar os fluxos de atendimento e garantir que os pacientes da rede pública de Sorocaba tenham um acesso mais ágil e eficiente aos serviços de reabilitação.
Postado por Maíra Oliveira em 31/out/2024 -
A Fundação do ABC e a disciplina de Angiologia e Cirurgia Vascular do Centro Universitário FMABC organizaram na noite desta quinta-feira, 30 de outubro, um encontro para apresentação dos serviços prestados pelo Centro de Reabilitação Lucy Montoro de Diadema, gerenciado pela FUABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo. A palestra foi ministrada pela fisiatra e coordenadora médica da unidade, Dra. Marcella Coppini, no anfiteatro do Instituto Ideia Fértil, no campus universitário em Santo André.
O encontro foi organizado pelo professor titular da disciplina de Angiologia e Cirurgia Vascular da FMABC, Dr. João Antonio Correa, e pelo professor da cadeira, Dr. Rafael Fürst. Dirigida aos docentes, médicos e residentes da FMABC, a aula trouxe aspectos importantes sobre o perfil assistencial da unidade, a regulação e encaminhamento de pacientes, inovadoras terapias robóticas, perfil epidemiológico, critérios de elegibilidade para utilização do serviço, entre outros temas.
Um dos pontos mais explorados e debatidos no encontro foram os desafios da protetização e as diversas formas de amputação de membros. A depender da forma como é feito o procedimento de amputação de membros pelo cirurgião vascular, é possível comprometer a reabilitação e a adaptação do paciente com a prótese, além de impactar severamente na qualidade de vida dos reabilitados. “Foi um encontro maravilhoso e enriquecedor. Apresentamos a estrutura da unidade, trocamos experiências e tiramos muitas dúvidas sobre os tipos de amputação que tornam mais difícil a protetização de pacientes que dependem da reabilitação. Foi fundamental falarmos sobre a nossa experiência à frente do Lucy Montoro, pois o nosso objetivo é sempre aperfeiçoar conhecimentos técnicos e prestar a melhor assistência aos nossos pacientes”, explicou a Dra. Marcella Coppini.
Por sua vez, Dr. João Antonio Correa ressaltou a importância do evento para o aprimoramento da assistência na região. “Esse encontro foi muito interessante para a área de Cirurgia Vascular, porque normalmente os serviços nesta especialidade não têm uma referência para os pacientes que são operados, em especial aqueles que são amputados no Sistema Único de Saúde (SUS). Nossa disciplina cuida dos três grandes serviços de vascular aqui da região do ABC Paulista, que estão no Hospital de Clínicas de São Bernardo (HC-SBC), no Hospital Estadual Mário Covas (HEMC) e no Centro Hospitalar Municipal de Santo André (CHMSA). Temos um volume muito grande de pacientes operados que necessitam de órteses, próteses e de um serviço de reabilitação especializado, como é o caso da Rede Lucy Montoro”, informou.
Para o professor titular da FMABC, ter o Lucy de Diadema como referência representa um avanço muito grande para os trabalhos da disciplina e, principalmente, para a reabilitação completa dos pacientes. “Foi muito importante essa reunião. É um primeiro passo para essa aproximação tão necessária. Nós passamos a conhecer melhor o passo a passo para inserir os pacientes no sistema de regulação estadual, para que cheguem mais rapidamente ao Lucy Montoro de Diadema, onde poderão ser atendidos por uma equipe de reabilitação especializada e também receber as próteses e as órteses conforme a necessidade de cada um, facilitando e melhorando esse processo de reabilitação”, acrescentou Correa.
O encontro na FMABC contou com cerca de 30 participantes. Além de médicos residentes e assistentes da disciplina de Angiologia e Cirurgia Vascular, estiveram presentes docentes da cadeira e profissionais ligados às unidades gerenciadas pela Fundação do ABC, entre as quais o HEMC, HC-SBC e o CHMSA.
Postado por Akira Suzuki em 31/out/2024 -

Hospital Márcia Braido, da rede de saúde de São Caetano do Sul e gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com a Prefeitura
A Secretaria de Saúde de São Caetano do Sul, com apoio da Fundação do ABC, está cada vez mais perto de eliminar o uso de papeis. Há dois meses, uma nova etapa foi iniciada com a emissão de receitas digitais, realizada por toda equipe médica que atende nos cinco hospitais da rede. No período foram emitidas 23 mil receitas de forma digital, chegando ao paciente por mensagens de SMS e de WhatsApp.
“Temos um passo importante no programa que lançamos em 2020, Papel Zero – São Caetano 100% Digital, que tem como objetivo eliminar o uso do papel em documentos oficiais, conquistando mais agilidade, eficiência, economia e transparência na gestão pública. A Saúde caminha para eliminar 90% do uso de papeis e gerar economia de R$ 1,2 milhão ao ano”, destacou o prefeito José Auricchio Júnior, que esteve no Complexo Hospitalar de Clínicas dia 29 de outubro para conhecer o processo de envio das receitas digitais.
A ação foi possível graças à etapa inicial do projeto, a implantação do prontuário eletrônico, em 2017. “Em março de 2024, toda equipe médica fez a certificação digital, em uma primeira etapa do projeto. Em agosto, a equipe dos hospitais passou a emitir as receitas digitais direto ao celular do paciente, facilitando o acesso às informações médicas prescritas. Em dezembro iniciaremos a implantação na Atenção Básica”, projetou o secretário de Saúde, Dr. Guilherme Espósito.

Prefeito José Auricchio Júnior confere sistema de emissão de receitas
“A digitalização da receita ajuda a evitar erros de leitura ou interpretação, e possibilita a emissão de receitas a distância, no caso das consultas por telemedicina. Para o paciente, o grande benefício é não precisar imprimir a receita, com a facilidade de tê-la no celular, sem a possibilidade de perda. O que temos pedido a todos é a atualização do cadastro nas unidades de Saúde, pois precisamos de um número de celular e e-mail para a emissão das receitas digitais”, explicou o coordenador da equipe de Ortopedia e Traumatologia do município, Luiz Fabiano Taniguchi.
Com a digitalização das receitas, das 45 impressoras locadas para utilização na rede hospitalar, 34 foram devolvidas. Na próxima fase de implantação, com início previsto para dezembro na Atenção Básica, serão devolvidas mais 40 impressoras. Desta forma, a Secretaria de Saúde atinge 90% da redução de impressões e uso de papeis.
Postado por Akira Suzuki em 30/out/2024 -

A mastologista Dra. Alessandra Nabarro ao lado de dirigentes do Hospital e autoridades municipais
O Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein, em Santo André, promoveu dia 29 de outubro evento de encerramento das ações do Outubro Rosa, mês de conscientização e prevenção do câncer de mama e do colo de útero. Na ocasião, foi lançado o projeto ‘Amigas do Peito’.
A iniciativa visa o acompanhamento de pacientes oncológicas por meio de diversas práticas integrativas complementares (PICs) e suporte de equipe multiprofissional. O equipamento, gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com a Prefeitura de Santo André, ainda oferece essas práticas às colaboradoras da instituição, dentro do conceito de cuidar de quem cuida.
Neste primeiro encontro as participantes receberam informações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama, além de conhecerem algumas práticas integrativas. Após uma roda de conversa, foram realizadas sessões de musicoterapia, aromaterapia, massoterapia, Reiki e escalda-pés.
Os encontros do projeto Amigas do Peito serão mensais. As participantes terão à disposição, além das práticas integrativas, suporte psicológico, escuta qualificada, espaço acolhedor e humanizado, com direito a chá da tarde para a troca de experiências com outras mulheres que enfrentam a mesma situação.
“Algo semelhante já existe em hospitais privados de referência, como Albert Einstein e Sírio-Libanês, para o acompanhamento de pacientes oncológicas. E por que não no SUS? Planejamos, organizamos as ideias e colocamos em prática”, explica a Dra. Vanessa Malerbi, médica coordenadora dos ambulatórios do Hospital da Mulher.
Segundo a especialista, a iniciativa funciona como uma rede de apoio para que muitas mulheres enfrentem o processo de adoecimento e se fortaleçam num momento delicado para elas e seus familiares. A ONG Viva Melhor, que atende pacientes mastectomizadas, e a rede de Atenção Primária à Saúde de Santo André, são parceiras do projeto.

“É um processo difícil, cansativo. Além de enfrentar o tratamento perdi muitas amigas pelo caminho, mas é um respeito a nós mesmas. Aqui fui muito bem cuidada e acolhida. O atendimento que tive no Hospital da Mulher foi excelente”, disse Miriam Barros de Oliveira, 61 anos, uma das convidadas. Moradora da Vila Valparaíso, ela iniciou tratamento em 2013, fez a mastectomia e emocionou a todas com seu depoimento.
Para a presidente do Núcleo de Inovação Social (NIS) da Prefeitura de Santo André, Ana Cláudia de Fabris, que representou a primeira-dama e deputada estadual Ana Carolina Serra, o evento denota o aprimoramento da rede de saúde andreense para oferecer tratamentos cada vez mais completos. “Temos uma atuação conjunta com o Hospital da Mulher. Desenvolvemos o programa Mãe Andreense e recebemos depoimentos emocionados sobre o amor e a dedicação dos profissionais do hospital às nossas munícipes”.
“A gente não pode falar em câncer de mama sem a biópsia. Quando se detecta a doença numa fase inicial, o índice de cura é de 95%. Essa deve ser a informação essencial do Outubro Rosa. Por isso, a importância do autoexame, do exame clínico anual e dos exames de imagem, sendo a mamografia o principal”, reforça a Dra. Alessandra Nabarro, médica mastologista e coordenadora da Mastologia do HM.
O Hospital da Mulher oferta mamografia, ultrassonografia e ressonância magnética, além de tratamento e reconstrução mamária. “Não é apenas o ato cirúrgico, é o pré, o pós-operatório, todo um cuidado humanizado e um acolhimento multiprofissional”, completa a mastologista.
O evento contou com as presenças da diretora técnica do Hospital da Mulher, Dra. Ana Paula Ponceano; da diretora de Atenção à Saúde de Santo André, Luciane Suzano Pereira Cunha; da coordenadora da Atenção Primária à Saúde, Marinalva Chiafarelo Ulian; além da vice-prefeita eleita Silvana Medeiros e da futura primeira-dama andreense, Jessica Roberta.
Postado por Maíra Oliveira em 29/out/2024 -
Em meados de outubro, os funcionários do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Sorocaba, unidade gerenciada pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, participaram, em conjunto com a Comissão de Sustentabilidade, de uma série de atividades para promover a conscientização ambiental.
As dinâmicas incluíram o Jogo da Memória dos Resíduos, a Roleta da Sustentabilidade — com perguntas sobre descarte correto — e uma estação explicativa sobre as classes de resíduos, cores de sacos e etiquetas de descarte.
As orientações abordaram o uso consciente de água e energia, incentivando práticas como o reuso da água para lavagem de quintais e economia de energia elétrica. Além disso, foram reforçadas as instruções para o descarte correto de resíduos de saúde, como luvas, gazes e seringas, assim como resíduos orgânicos e recicláveis na copa.
Uma parceria com a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE) também foi formalizada, oferecendo um ponto de coleta para descarte adequado de eletrônicos no andar térreo, disponível para funcionários e pacientes. De brinde, os participantes receberam uma bucha vegetal, como forma de incentivar o uso de alternativas sustentáveis no dia a dia.
Postado por Maíra Oliveira em 29/out/2024 -
Em meados de outubro, o Hospital Geral de Carapicuíba (HGC), unidade gerenciada pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, organizou programação especial para a campanha Outubro Rosa, promovendo eventos que celebraram a importância do autocuidado e da conscientização sobre a saúde da mulher.
Depois da abertura de Angela Mara Nascimento, gerente administrativa-financeira do HGC, os colaboradores do hospital participaram de uma palestra com a Dra. Amanda Druziane, médica ginecologista, obstetra e uroginecologista, e a Dra. Luíza Lopes, médica residente em Ginecologia e Obstetrícia no HGC.
As especialistas abordaram temas essenciais, ressaltando a importância da campanha. “Outubro Rosa é um movimento mundial de conscientização para o controle do câncer de mama e também visa compartilhar informações sobre o câncer de colo de útero e outras doenças que afetam o público feminino”, disse Dra. Amanda Druziane. Ambas destacaram que a prevenção deve ser uma prática constante ao longo do ano. “Doença não escolhe mês. É necessário manter o diálogo sobre prevenção, autocuidado, diagnóstico precoce e acompanhamento médico de forma contínua”, explica Dra. Luíza Lopes.
A colaboradora Priscila Losch, que superou um câncer de mama, foi convidada para compartilhar seu relato. Em seu depoimento, ela emocionou os presentes ao falar sobre o medo, a importância do apoio familiar e o valor de se cuidar. “Faça o seu autoexame. Não é errado se tocar. Você precisa conhecer seu corpo e buscar ajuda se algo não estiver bem”, alerta. Leandro Fragoso, gerente de projetos do HGC, também contribuiu com sua história pessoal, relatando sua experiência como filho de uma vencedora da luta contra o câncer mamário. Ele reforçou a importância do apoio a quem enfrenta essa batalha, destacando o papel essencial da rede de suporte em momentos tão delicados.
Para encerrar a semana com empoderamento e autoconfiança, as colaboradoras participaram de uma aula de defesa pessoal feminina de Krav Maga, ministrada pelo mestre Domenico Monello e pela médica ortopedista e traumatologista, Dra. Alessandra Masi. A arte marcial israelense é conhecida por sua simplicidade e eficiência, e um sistema de defesa pessoal acessível a pessoas de todas as idades e condições físicas. “Este sistema foi projetado para preparar o cidadão comum,” afirmou o mestre Domenico. A atividade incluiu simulações práticas de situações cotidianas, promovendo a autodefesa e a busca de ajuda em situações de risco.
A campanha Outubro Rosa no Hospital Geral de Carapicuíba reforçou o compromisso com a saúde e o bem-estar das mulheres, promovendo conhecimento, prevenção e empoderamento para uma vida mais segura e saudável.