PAI Baixada Santista faz ação pelo Dia Mundial da Saúde Mental

Postado por Akira Suzuki em 15/out/2024 -

Nos dias 10 e 11 de outubro, a Comissão de Humanização do PAI Baixada Santista realizou uma ação em comemoração ao Dia Mundial da Saúde Mental, estabelecido em 1992 pela World Federation of Mental Health (WFMH).

Seguindo o tema oficial proposto de 2024 – “É Hora de Priorizar a Saúde Mental no Local de Trabalho” –, foi elaborado um espaço de relaxamento para os colaboradores. No “Espaço Zen” foi oferecido quick massage, reflexologia podal, auriculoterapia e aromaterapia.

As ações voluntárias foram marcadas pela decoração com balões coloridos com o tema associado aos personagens do filme Divertida-mente, sobre a dinâmica das emoções. Os colaboradores também receberam cartelas de chicletes nomeadas de “Pílulas xô ansiedade” e “Pílulas da felicidade”.

Para os pacientes, foi realizada no dia 10 uma sessão de cinema. No dia 9, houve a Oficina Culinária da Serotonina, tendo o chocolate como ingrediente principal. O alimento aumenta a produção de serotonina no cérebro e traz sensação de bem-estar e felicidade.

Os pacientes e a nutricionista da unidade, juntamente com alguns membros da Comissão de Humanização, fizeram brigadeiros, todos paramentados com touca descartável e seguindo as orientações de higiene do local.

HGA organiza festa de Dia das Crianças para pacientes da UTI Pediátrica

Postado por Akira Suzuki em 11/out/2024 -

Evento contou com desfile de fantasias, distribuição de brinquedos e atividades recreativas para as crianças internadas

 

A equipe da UTI Pediátrica do Hospital Guilherme Álvaro (HGA), em Santos, promoveu nesta sexta-feira (11/10) a primeira festa de Dia das Crianças para as crianças internadas na UTI e Enfermaria Pediátricas. O setor, gerenciado pela Fundação do ABC, contou com programação especial para proporcionar um dia de alegria e diversão aos pequenos pacientes, envolvendo a equipe multiprofissional, familiares e voluntários.

Entre as atrações, houve um desfile de fantasias organizado pela equipe assistencial, que esteve caracterizada de personagens infantis populares, incluindo Branca de Neve, Mulher Maravilha, Minnie e Chiquinha. Além disso, brinquedos como jogos, bolas e bonecas foram distribuídos para as crianças internadas tanto na UTI Pediátrica quanto na Enfermaria Pediátrica.

Uma atividade de “pinta cara” também foi realizada, pela qual as crianças e a equipe puderam ter desenhos artísticos e infantis pintados em seus rostos, com a devida autorização médica e dos responsáveis legais. Para completar a comemoração, foram distribuídos bolos, balas, pirulitos e outros agrados para as crianças que não possuíam contraindicações médicas.

O evento teve como objetivo proporcionar momentos de descontração e alegria em um ambiente hospitalar, contribuindo para a humanização do atendimento e o bem-estar das crianças em tratamento.

Em cinco anos, núcleo da FMABC atende cerca de 500 casos suspeitos de dislexia

Postado por Akira Suzuki em 11/out/2024 -

Ao todo, 35% dos casos avaliados foram diagnosticados com o transtorno

 

NEA-FMABC conta com métodos conceituados para avaliação dos transtornos (foto: Divulgação)

Entre 2019 e 2024, o Núcleo Especializado em Aprendizagem (NEA) do Centro Universitário FMABC, em Santo André, atendeu a 483 casos de pacientes com suspeita de dislexia, sendo que 171 deles foram diagnosticados com o transtorno, um total de 35%. O estudo é parte de uma série de ações do núcleo voltadas para a campanha mundial que tem outubro como o mês da conscientização sobre a dislexia.

Além dos pacientes diagnosticados com o transtorno, outros 50 foram considerados com potencial risco de dislexia, sendo encaminhados para uma reavaliação dentro do prazo de 12 meses. Nessas situações, o diagnóstico ainda não foi fechado por conta de os pacientes ainda não terem passado por dois anos de ensino formal e contínuo, ou por existirem suspeitas de outros transtornos e comorbidades que requerem tratamento para o diagnóstico diferencial.

Os casos analisados são de crianças que moram principalmente na região do Grande ABCD, mas que também chegam ao NEA por outros municípios de São Paulo e até mesmo de fora do País, com queixas de dificuldade de aprendizagem e alfabetização.

“Nossa região tem muita conscientização sobre o tema e proximidade com as escolas para fazer um trabalho conjunto. Além disso, nosso ambulatório na FMABC tem o padrão ouro no atendimento à dislexia, então, a procura é grande”, explica a coordenadora do NEA, Alessandra Bernardes Caturani.

A psicóloga, neuropsicóloga e psicopedagoga destaca ainda que para diagnosticar a dislexia com precisão é fundamental que sejam verificados outros possíveis transtornos do neurodesenvolvimento, como Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno da Comunicação, entre outros.

“Acredito que profissionais da pediatria e da pedagogia precisam ser incentivados a buscar informações sobre os transtornos de desenvolvimento, para que possam reconhecer os sinais ainda no final da educação infantil. Assim, é possível fazer o acompanhamento da criança e evitar que ela fique frustrada com suas dificuldades. Isso traz tristeza, depressão e desengajamento social”, completa Alessandra.

Os diagnósticos são realizados numa abordagem interdisciplinar, que conta com uma média entre 14 e 16 consultas realizadas por médicos, psicólogos, psicopedagogos e fonoaudiólogos, além da solicitação de exames oftalmológicos e de audiometria, relatórios escolares, médicos e dos profissionais da área multidisciplinar externos que acompanham os pacientes em terapias e aplicação de escalas de rastreio enviadas às escolas.

O QUE É DISLEXIA?

De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5-TR), a dislexia é um transtorno do neurodesenvolvimento, de origem neurobiológica, caracterizada por problemas no reconhecimento preciso ou fluente de palavras, problemas de decodificação e dificuldades na ortografia. Isso resulta em déficit no componente fonológico da linguagem não esperado em relação à idade. Presume-se que o transtorno possa atingir até 15% da população mundial.

Durante os meses de outubro e novembro, a equipe do NEA-FMABC realizará ações sobre a dislexia com o tema “Diagnóstico não é rótulo, é direito e direcionamento”. Interessados podem obter mais informações no perfil @nea.inter.fmabc no Instagram.

‘Albert Sabin’ e Complexo Hospitalar de Clínicas reforçam segurança do paciente

Postado por Akira Suzuki em 11/out/2024 -

Ação destacou as seis metas internacionais de segurança do paciente, reunindo mais de 500 colaboradores

 

O evento contou com oficinas lúdicas e educativas

O Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin e o Complexo Hospitalar de Clínicas, localizados em São Caetano do Sul, promoveram entre os dias 1º e 4 de outubro uma iniciativa focada no tema da segurança do paciente, com o objetivo de reforçar a importância de práticas que previnam danos evitáveis durante o tratamento. As unidades são gerenciadas pela Fundação do ABC em parceria com a Prefeitura. Ao todo, foram impactados 566 profissionais, incluindo membros da equipe assistencial, administrativa e colaboradores terceirizados.

Com oficinas lúdicas e educativas, o evento abordou primordialmente as seis metas internacionais para a segurança do paciente, conforme preconiza a Organização Mundial da Saúde (OMS). Entre os temas estavam a identificação correta dos pacientes, a melhoria da comunicação entre equipes, a segurança no uso de medicamentos, a realização de cirurgias de forma segura, a redução de infecções hospitalares e a prevenção de lesões por pressão e quedas. Essas metas visam a padronização de procedimentos que minimizam riscos e asseguram a qualidade nos atendimentos.

Organizado pelas equipes de Qualidade, Segurança do Paciente, Educação Continuada e Permanente, em parceria com gestores assistenciais e administrativos, o evento foi estruturado em formato de oficinas dinâmicas. Os participantes puderam experimentar atividades práticas e interativas, reforçando a aplicação de bons hábitos no dia a dia hospitalar. O formato lúdico das oficinas ajudou no aprendizado e engajou os profissionais de maneira mais efetiva.

Olgair Almeida, diretora de Enfermagem do Complexo de Saúde de São Caetano do Sul, destacou a importância da iniciativa para fortalecer a cultura de segurança. “O evento foi realizado no formato de oficinas lúdicas e educativas com foco nas seis metas internacionais para a segurança do paciente, dentro dos conceitos da OMS. Promover a segurança do paciente é essencial para proteger vidas, melhorar a eficiência e promover um sistema de saúde mais seguro e confiável”, disse a profissional, reforçando a relevância do tema para a qualidade do atendimento.

Ao término do evento, os participantes puderam sair com uma visão ampliada sobre a importância de adotar as práticas aprendidas no dia a dia hospitalar. A segurança do paciente não é apenas uma responsabilidade individual, mas um compromisso coletivo que envolve todos os profissionais que circulam nas unidades de saúde. Assim, o Complexo de Saúde de São Caetano planeja continuar promovendo ações que incentivem a conscientização e o aperfeiçoamento constante, buscando sempre oferecer um atendimento seguro e de qualidade.

Equipe do AME Itapevi passa por treinamento na área de Compliance

Postado por Akira Suzuki em 11/out/2024 -

Gestores e funcionários participaram de capacitação sobre integridade, ética e práticas para um ambiente de trabalho mais transparente e seguro

 

O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Itapevi, sob gestão da Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, participou em 2 de outubro de um treinamento voltado para os gestores e colaboradores da unidade. A atividade foi conduzida pelo Dr. Rafael Menezes e pela Dra. Bianca Souza de Vasconcellos, do Departamento de Compliance da FUABC. O objetivo foi apresentar as ferramentas utilizadas pelo departamento e esclarecer dúvidas comuns, promovendo um ambiente de trabalho mais ético e transparente.

Durante o treinamento, foram abordados os conceitos fundamentais de compliance, destacando a importância de manter práticas que garantam a integridade e a conformidade nas operações da instituição. Os participantes puderam compreender como a atuação do Compliance na Fundação do ABC se traduz em ações práticas, que visam minimizar riscos e assegurar que todos os processos estejam alinhados com as legislações vigentes.

Outra parte essencial do treinamento foi a discussão sobre ações de “Due Diligence“, que são práticas de avaliação e verificação necessárias para assegurar que todas as partes envolvidas em uma operação atendam aos padrões éticos e legais. Essas informações ajudaram os participantes a visualizarem como essas diretrizes podem ser implementadas no dia a dia da instituição, reforçando a importância de uma cultura organizacional que prioriza a ética e a transparência.

Os conceitos de assédio moral e sexual no ambiente de trabalho também foram debatidos. Os participantes aprenderam a identificar essas práticas nocivas e as medidas de combate que podem ser implementadas. A promoção de um ambiente de trabalho seguro e respeitoso é uma prioridade, e o treinamento forneceu ferramentas para que os colaboradores possam agir adequadamente diante de situações de assédio.

Por fim, foi apresentado o funcionamento do Canal de Denúncias e a importância das investigações internas. Os colaboradores foram incentivados a utilizar essa via como um meio seguro de relatar qualquer irregularidade, garantindo a confidencialidade e proteção necessária. Contudo, foi enfatizado que o uso do Canal deve ser feito de forma responsável, evitando denúncias infundadas que possam prejudicar colegas de trabalho. As investigações internas são essenciais para a manutenção da ética organizacional e para a responsabilização de ações inadequadas, reforçando o compromisso da Fundação do ABC com um ambiente de trabalho íntegro e justo.

“O treinamento de compliance foi muito importante para os colaboradores, ajudando a entender como aplicar os princípios éticos e legais nas atividades da instituição. Com esse conhecimento, todos ficam mais cientes dos riscos de práticas inadequadas e podem se tornar agentes de mudança dentro da unidade”, conclui a gerente administrativa do AME Itapevi, Andreia Godoi.

AME Itapevi promove ação de conscientização sobre saúde e queimadas

Postado por Akira Suzuki em 11/out/2024 -

Unidade realiza palestras com dicas de cuidados durante períodos de tempo seco, reforçando a importância da prevenção e da saúde coletiva

 

Participantes receberam orientações sobre como se cuidar em época com focos de fogo

O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Itapevi, gerido pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, realizou recentemente uma ação de conscientização sobre cuidados com a saúde em relação às queimadas. O trabalho foi conduzido pela pneumologista convidada, Dra. Patrícia Helena Busaneli Silva, e contou com apoio da Comissão de Humanização da unidade.

Durante a ação, desenvolvida nos dias 26 de setembro e 1º de outubro, foram apresentados esclarecimentos sobre as responsabilidades governamentais no combate e na prevenção das queimadas. Os participantes puderam compreender melhor como as políticas públicas atuam nessa questão, além de entenderem seu papel fundamental na proteção do meio ambiente e na saúde coletiva.

Pacientes e colaboradores também receberam dicas práticas para cuidar da saúde durante períodos de queimadas e tempo seco. Entre as orientações, destacou-se a importância de se hidratar adequadamente, mantendo a ingestão de água dentro dos limites recomendados, e de se distanciar ou evacuar locais próximos às queimadas para evitar riscos à saúde. Também foi sugerido manter os ambientes limpos para reduzir a exposição às partículas poluidoras.

Por fim, foram discutidas estratégias adicionais, como o uso de umidificadores, baldes com água ou toalhas umedecidas para melhorar a qualidade do ar, e a necessidade de hidratar olhos e narinas. Também foi ressaltada a importância de praticar exercícios físicos moderados em horários de temperatura amena, garantindo, assim, a saúde e o bem-estar da população em momentos críticos.

O AME Itapevi realiza essas ações com o intuito de levar informações relevantes à população atendida e aos colaboradores, promovendo a conscientização e o cuidado com a saúde. Além disso, busca empoderar a comunidade com conhecimentos práticos que ajudam a prevenir riscos, fortalecer hábitos saudáveis e estimular a participação ativa de todos na proteção do meio ambiente e do bem-estar coletivo. Dessa forma, o AME reafirma seu compromisso em contribuir para uma sociedade mais informada e saudável.

Horta é destaque nas atividades terapêuticas do Lucy Montoro de Sorocaba

Postado por Akira Suzuki em 11/out/2024 -

O cultivo de hortaliças é destaque nas atividades de reabilitação, proporcionando socialização, autoestima e contato com a natureza aos pacientes

 

A horta é uma das atividades de maior sucesso dentro da unidade de saúde

A terapia ocupacional é uma das especialidades do programa de reabilitação do Centro de Reabilitação Lucy Montoro de Sorocaba. A atividade visa maximizar a independência e a autonomia, identificar e otimizar as habilidades residuais, restaurar as habilidades funcionais e, sobretudo, aprimorar ou resgatar os vínculos sociais.

Nesse contexto, um dos recursos utilizados pela terapia ocupacional é a oficina terapêutica, na qual é dada grande importância aos grupos, visando a inclusão e socialização, promovendo o trabalho em equipe e dando oportunidade de um novo espaço para tratamento aos pacientes.

Dentre as oficinas terapêuticas realizadas no Lucy Montoro Sorocaba, uma que tem expressiva adesão dos pacientes e acompanhantes é a horta. Realizada uma vez por semana, a jardinagem promove contato direto com a natureza e trabalha autonomia e autoestima dos pacientes.

“O objetivo da horta é a socialização desses pacientes, facilitar o desenvolvimento de aspectos emocionais, sociais, intelectuais e físicos”, explica Aglahia Vassileris, terapeuta ocupacional que acompanha as atividades da oficina. “Toda a atividade é planejada e tem objetivos terapêuticos. É um complemento ao tratamento, porém em um ambiente mais agradável e relaxante”, completa.

Além do trabalho manual realizado no plantio e na colheita das hortaliças, elas podem ser utilizadas em atividades de culinária da unidade e também são divididas entre os participantes para que sejam consumidas com suas famílias.

AME Itapevi realiza 14ª SIPAT com foco em saúde e segurança no trabalho

Postado por Akira Suzuki em 11/out/2024 -

Semana promoveu atividades dinâmicas e palestras, reforçando a importância da prevenção de acidentes e o bem-estar dos colaboradores

 

Os colaboradores se engajaram em atividades que mesclaram diversão e informação

O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Itapevi, gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, promoveu de 23 a 27 de setembro a 14ª edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT). O evento realizado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPAA) teve como objetivo principal a promoção da saúde e segurança no ambiente de trabalho, reunindo colaboradores para uma semana de atividades dinâmicas e educativas.

A abertura foi marcada pela apresentação de um noticiário de segurança, elaborado por membros da CIPAA e outros colaboradores, que destacou a importância da conscientização sobre os cuidados necessários para a segurança do trabalhador no dia a dia.

Durante a SIPAT, diversas atividades foram realizadas para engajar os participantes de maneira divertida e instrutiva. O “Jogo das 3 Pistas”, “Qual é a Música?”, “Pescaria com a CIPAA” e “Caça ao Tesouro” proporcionaram um ambiente lúdico, estimulando a troca de conhecimentos e a união entre as equipes, de forma saudável e voltada para a importância da saúde física e mental dos colaboradores. A participação ativa demonstrou a importância do trabalho em equipe na solução de problemas e na promoção de um ambiente mais seguro.

Para complementar as atividades, foram realizadas duas palestras sobre cuidados com a saúde, ministradas pelos médicos Dr. Douglas Kawashima e Dr. Gustavo Ferrão. As explanações abordaram temas relevantes e práticos, capacitando os colaboradores a adotarem hábitos saudáveis no cotidiano.

A 14ª SIPAT no AME Itapevi não só promoveu a segurança, mas também destacou a importância da saúde e do bem-estar no ambiente de trabalho, deixando um legado positivo para todos os participantes.

Unidades de saúde de Santo André têm programação especial pelo Outubro Rosa

Postado por Akira Suzuki em 11/out/2024 -

Mês é voltado para a conscientização sobre o câncer de mama e de colo de útero

 

Hospital da Mulher de Santo André recebeu iluminação temática (foto: Alex Cavanha/PSA)

No mês da conscientização e controle sobre o câncer de mama e de colo de útero – dois dos mais comuns entre mulheres no Brasil –, as unidades de saúde de Santo André promovem série de ações no denominado Outubro Rosa. Durante o mês, os equipamentos municipais, em parceria com a Fundação do ABC (FUABC), realizarão atividades com este tema central, valorizando e ensinando sobre o autocuidado.

O Hospital da Mulher, por exemplo, já ganhou decoração e iluminação temáticas. Ao longo do mês estão programadas ações como atividade física, meditação, auriculoterapia, ventosaterapia, escalda-pés e Reiki, além de bate-papo sobre prevenção. A unidade é gerida pela FUABC e permanecerá iluminada de rosa até o fim de outubro.

No dia 29, na Casa da Gestante, acontecerá o primeiro encontro do grupo de apoio a pacientes oncológicas ‘Amigas do Peito’, promovendo série de atividades, como cromoterapia, musicoterapia, roda de conversa e mais. Usuárias e colaboradores do hospital ainda poderão doar lenços para pacientes oncológicas, acompanhados de mensagens de apoio, em ação batizada como ‘Lenços com Laços’, uma maneira de conectar as pessoas mesmo sem conhecê-las.

As 34 unidades básicas de saúde também terão programação extensa, com orientações sobre como e quando fazer o autoexame, palestras sobre endometriose e a saúde íntima e sexual da mulher, painéis, rodas de conversa, acolhimento e terapias complementares.

PREVENÇÃO

A infecção pelo HPV (Papilomavírus Humano) é a principal responsável por 99% dos casos de câncer do colo do útero, transmitida sexualmente. Dessa maneira, o uso de preservativo na relação é proteção indispensável, enquanto a vacinação contra o HPV é a medida mais eficaz de prevenção.

Todas as unidades de saúde de Santo André possuem a vacina contra o HPV e seguem as recomendações dos programas estadual e nacional de imunização. Os grupos elegíveis para a vacina são:

  • adolescentes de 9 a 14 anos de idade;
  • imunodeprimidos e vítimas de violência sexual de 9 a 45 anos;
  • pessoas de 9 a 45 anos nas indicações especiais (vivendo com HIV/Aids, transplantados de órgãos sólidos e medula óssea e pacientes oncológicos);
  • pessoas portadoras de papilomatose respiratória recorrente (PRR);
  • usuários de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) de 15 a 45 anos.

Além disso, o exame ginecológico preventivo de Papanicolau é comum para identificar lesões precursoras do câncer do colo do útero.

Importante destacar que, embora sejam os mais comuns entre o público feminino, tanto o câncer de mama quanto o de colo de útero têm tratamento. Em ambos os casos, quanto mais precoce o diagnóstico, maiores as chances de cura.

Curso de Medicina da FMABC recebe nota máxima em avaliação do MEC

Postado por Eduardo Nascimento em 09/out/2024 -

Avaliação destacou os serviços e estruturas oferecidos pela instituição de ensino

 

O Centro Universitário FMABC, em Santo André, recebeu na terça-feira (08/10) a confirmação de que seu curso de Medicina atingiu pontuação máxima na avaliação do Ministério da Educação (MEC). Em um índice de 1 a 5, a instituição foi avaliada com a nota 5, um indicativo da excelência acadêmica e comprovação da qualidade dos serviços prestados ao ensino de futuros médicos.

Os avaliadores do Ministério destacaram diversos pontos na análise, elogiando a organização, competência e empenho dos profissionais do Centro Universitário, bem como o comprometimento para cumprir o projeto pedagógico do curso em questão. Também foram destacados os núcleos para apoio de professores e alunos, como o Nubem, que oferece suporte à saúde mental dos estudantes.

Além disso, o órgão do Governo Federal enalteceu as estruturas físicas oferecidas pela FMABC para seus alunos, como a biblioteca, os laboratórios de ensino e pesquisa e também as parcerias locais para campos de estágio, como o Centro de Saúde Escola Capuava, que conta com profissionais indicados pelo Centro Universitário e a atuação de estudantes em formação.

A nota do MEC é um referencial importante tanto para as instituições quanto para os alunos. A avaliação permite que os centros universitários possam identificar e seguir desenvolvendo seus pontos fortes, assim como corrigir possíveis pontos que podem ser revistos, garantindo assim uma qualidade de ensino cada vez melhor.

A avaliação dos cursos universitários é feita periodicamente e tem como objetivo confirmar ou negar a competência de uma instituição para oferecer cursos em nível superior. Os avaliadores do MEC são professores e especialistas em formação acadêmica. O processo de visitas e análises na FMABC durou cinco dias.

“A nota máxima nos enche de orgulho e de um sentimento de merecimento. Sabemos a qualidade dos nossos profissionais, da magnitude das nossas estruturas e do esforço dos nossos estudantes. Continuaremos fazendo o máximo para garantir que os médicos se formem pela FMABC prontos para o mercado de trabalho”, explica David Uip, reitor do Centro Universitário.

Centro Universitário FMABC

Criada em 1969 pela Mantenedora Fundação do ABC, a Faculdade de Medicina do ABC se desenvolveu nas décadas seguintes formando profissionais que se tornaram referências na área da saúde. Conta atualmente com nove cursos de graduação além da Medicina: Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Tecnologia em Gestão Hospitalar, Tecnologia em Radiologia e Terapia Ocupacional.

A expansão e a qualidade do ensino fizeram com que em 2018 a instituição recebesse o status de Centro Universitário, ratificando a importância da FMABC na comunidade e também seu potencial em colaborar com o desenvolvimento de programas e projetos no campo da saúde e assistência médica da região do Grande ABC.

Atualmente o Centro Universitário FMABC está com inscrições abertas para os vestibulares dos seus cursos de graduação. É possível se cadastrar para o processo seletivo do curso de Medicina acessando o edital no site www.vunesp.com.br/FABC2402, e para os demais cursos no endereço vestibular.fmabc.br.