Unidades da FUABC participam de lançamento da campanha estadual pelo Outubro Rosa

Postado por Eduardo Nascimento em 09/out/2024 -

AMEs de Praia Grande e Sorocaba são convidados para evento on-line com o governador Tarcísio de Freitas

 

AME Praia Grande participou do evento do Governo do Estado

Gerenciados pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, os Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) de Praia Grande e de Sorocaba estiveram entre as unidades convidadas para o lançamento da campanha estadual pelo Outubro Rosa. O evento na manhã de hoje (09/10) ocorreu no Hospital da Mulher, com presença de diversas autoridades, incluindo o governador Tarcísio de Freitas, e foi transmitido ao vivo pelo YouTube para toda a rede de saúde.

As unidades da FUABC foram convidadas a acompanhar o evento de forma remota, com o objetivo de engajar e mobilizar os profissionais de saúde na conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Entre os destaques do discurso do governador, ele ressaltou os investimentos em oncologia no Estado de São Paulo.

“Desde que chegamos, temos investido muito na questão da oncologia. Foi a primeira coisa que a secretaria de Saúde fez. Precisávamos ampliar a nossa capacidade de tratar as pessoas, abrir leitos, investir nisso. Então, foi feito aí um aumento de cobertura grande, um aumento de leitos, um investimento pesado, para que pudéssemos realmente diminuir as filas para o tratamento oncológico, colocar isso dentro dos prazos”.

O governador também destacou a importância da mobilização no Outubro Rosa, mencionando a ampliação da frota de carretas de mamografia, que já estão percorrendo diversas regiões do Estado. “Conseguimos aumentar em 33% a quantidade de exames realizados nas carretas. Estamos fazendo 50 mil exames por ano nas carretas e ano que vem faremos mais, pois serão duas carretas a mais à disposição aqui no Estado de São Paulo. E isso se soma, claro, às quase 800 mil mamografias que já foram feitas, e dezenas de milhares de cirurgias oncológicas”, enfatizou.

REFERÊNCIA EM PRAIA GRANDE

O AME Praia Grande, referência no Litoral Sul para a linha de cuidados de saúde da mulher, está ampliando sua oferta de mamografias durante o Outubro Rosa. De acordo com o diretor-geral Cássio Lopes, a unidade “está preparada para realizar até 360 mamografias por mês e abriu agenda para mais 65 exames neste mês de outubro, além de ultrassonografias, consultas com mastologistas e biópsias de mama, reforçando nosso compromisso com o diagnóstico precoce”.

Nos últimos 6 meses, o AME-PG encaminhou 53 pacientes para a Rede Hebe Camargo, garantindo continuidade no tratamento. “Essas ações não se limitam ao mês de outubro. Trabalhamos durante todo o ano para garantir que as mulheres tenham acesso aos cuidados necessários para a prevenção e o tratamento do câncer de mama”, finaliza Lopes.

Equipe do AME Sorocaba durante lançamento da campanha estadual

DESTAQUE EM SOROCABA

O AME Sorocaba trabalha constantemente para garantir que o público feminino tenha acesso ágil e eficaz aos cuidados necessários para a prevenção e tratamento do câncer. Por meio de uma parceria sólida com todos os programas destinados à agilidade no diagnóstico e no tratamento, a unidade assegura que as pacientes recebam atenção integral e de qualidade, promovendo o bem-estar e a saúde da mulher de forma rápida e eficiente. Dessa forma, a unidade reafirma seu compromisso com a saúde feminina, oferecendo suporte em todas as fases do cuidado.

“Foi uma grande honra participar do lançamento da campanha estadual, que reforça um tema tão importante e que precisa ser amplamente divulgado. Sabemos que as chances de cura do câncer de mama podem superar 95% em casos de diagnóstico precoce. Portanto, temos que trabalhar permanentemente as campanhas de orientação e conscientização, para que as mulheres mantenham os cuidados com a saúde em dia a partir de consultas, exames e do acompanhamento anual de rotina”, acrescenta Ana Laura Marcondes do Nascimento, gerente administrativa do AME Sorocaba.

A unidade oferta mensalmente 650 mamografias e, neste Outubro Rosa, serão 700. Além desses exames, o AME Sorocaba também realiza ultrassonografias, biópsias guiadas por USG e biópsias em centro cirúrgico para apoio ao diagnóstico. No primeiro semestre de 2024 foram encaminhadas 129 pacientes para a Rede Hebe Camargo, atendidas pelas especialidades de Ginecologia e Mastologia do AME.

MULHERES DE PEITO

O programa estadual “Mulheres de Peito” facilita o acesso de mulheres entre 50 e 69 anos ao exame de mamografia e está disponível nas mais diversas localidades do Estado de São Paulo. O telefone para agendamento é o 0800 779 0000. A iniciativa tem como objetivo a conscientização sobre a importância da realização do exame, assim como facilitar o acesso e o agendamento, com dispensa do pedido médico e garantia do tratamento logo após uma eventual confirmação do diagnóstico.

Centro Hospitalar Municipal de Santo André recebe prêmio ‘Amigo do Transplante’

Postado por Akira Suzuki em 08/out/2024 -

Homenagem do Instituto Dante Pazzanese enaltece trabalho em favor da doação de órgãos

 

Troféu entregue aos vencedores do prêmio de captação de órgãos. Fotos: Alex Cavanha/PSA.

O Centro Hospitalar Municipal de Santo André (CHMSA) recebeu recentemente uma homenagem em reconhecimento ao trabalho realizado na área de captação de órgãos. O prêmio ‘Amigo do Transplante’, oferecido pela Organização de Procura de Órgãos do Instituto Dante Pazzanese, foi entregue ao município de Santo André em razão de o CHMSA, somente entre janeiro e agosto de 2024, ter realizado 11 captações bem-sucedidas de órgãos, os quais foram levados a 24 pacientes que, a partir de então, ganharam uma nova oportunidade de vida.

O diretor do CHMSA, Dr. Willian Faria, foi quem recebeu o troféu, cuja entrega ocorreu em 25 de setembro.

Gerenciado em parceria com a Fundação do ABC, o Centro Hospitalar Municipal de Santo André promove, ainda, uma campanha de conscientização para esclarecer dúvidas, desmistificar a doação de órgãos e incentivar que as famílias conversem sobre o tema, um ato de solidariedade e amor ao próximo, oferecendo esperança a quem está em uma fila aguardando pelo transplante.

Para quem deseja se tornar um doador de órgãos, o primeiro passo é avisar a família sobre essa vontade. Isso porque, no momento da morte, a equipe médica do hospital só poderá realizar a doação se os familiares diretos autorizarem o procedimento. Portanto, ter essa conversa e deixar claro o desejo em vida é fundamental.

A partir de então, médicos realizam exames para avaliar a viabilidade dos órgãos, condição clínica do doador, compatibilidade dos órgãos e quais podem ser transplantados, entre coração, fígado, pulmões, rins, pâncreas e córneas. O passo seguinte é procurar os receptores compatíveis, busca realizada por meio de Central Nacional de Transplantes, para depois serem feitas a cirurgia de retirada, o transporte e o transplante.

‘Mário Covas’ é reacreditado com selo de qualidade internacional ‘Qmentum’

Postado por Eduardo Nascimento em 04/out/2024 -

Unidade gerenciada pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado passou com sucesso por nova avaliação da Quality Global Alliance

 

Gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, o Hospital Estadual Mário Covas (HEMC), em Santo André (SP), acaba de ser reavaliado e manteve a Acreditação Internacional Qmentum, nível Diamante. Ao todo foram dois dias de visitas de reacreditação junto aos avaliadores do Quality Global Alliance (QGA). A conquista reflete o compromisso da instituição com a qualidade e segurança do atendimento, a partir de processos sólidos e ações permanentes direcionadas à melhoria contínua.

Dr. Adilson Cavalcante, diretor-geral do HEMC, destacou a importância da conquista para a instituição. “Manter o selo Qmentum International Diamond é uma reafirmação do nosso compromisso com a excelência em saúde. Esse reconhecimento só é possível graças ao esforço contínuo de toda a equipe do Hospital, que trabalha incansavelmente para garantir que nossos pacientes recebam atendimento seguro e de alta qualidade. O Qmentum não apenas atesta o que já fazemos, mas também nos impulsiona a continuar aprimorando nossos processos e serviços, sempre com foco na segurança e no bem-estar dos pacientes”.

Diretora Administrativo-Financeira do Hospital Mário Covas, Heloísa Molinari ressaltou o impacto positivo da certificação. “A acreditação internacional traz ainda mais confiança aos pacientes e suas famílias, e também fortalece a nossa gestão interna. O Qmentum nos orienta para mantermos padrões rigorosos de qualidade, desde a gestão financeira até a assistência ao paciente. Esse selo reforça que estamos no caminho certo, garantindo a continuidade de um atendimento que é referência em toda a região”.

RECONHECIMENTO GLOBAL

A Quality Global Alliance é cocriadora da maior e mais inovadora Aliança Global para o desenvolvimento e implementação de padrões mundiais de excelência em saúde, com foco nas pessoas. Os padrões de avaliação utilizados são da Health Standards Organization (HSO) e sua metodologia internacional Qmentum, nascida no Canadá através da Accreditation Canada e desenvolvida por meio de um processo rigoroso com contribuição de especialistas, clientes e prestadores de serviços de saúde.

A HSO aplica os princípios orientadores de parceria com pacientes ao elaborar não apenas seus padrões de serviços sociais e de saúde, mas também ao desenvolver recursos de apoio e orientações, ferramentas de avaliação e identificação de práticas de liderança. Isso é feito para apoiar prestadores de serviços sociais e de saúde na implementação e demonstração de práticas eficazes de engajamento e cuidado centrado nas pessoas.

Fundação do ABC organiza treinamento on-line sobre ‘EFD-Reinf’

Postado por Akira Suzuki em 04/out/2024 -

Capacitação on-line reuniu colaboradores das unidades ligadas à Instituição

 

Os departamentos de Tecnologia da Informação e de Contabilidade da Fundação do ABC realizaram em 1º de outubro um treinamento on-line voltado às unidades de saúde gerenciadas pela Instituição, juntamente com a Unidade de Apoio Administrativo e o Centro Universitário FMABC. O foco foi a atualização e elaboração de relatório analítico da Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais, a EFD-Reinf.

A EFD-Reinf é um dos módulos do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) e faz parte do projeto de modernização da administração tributária e fiscal do Brasil. O objetivo do sistema é substituir a entrega de diversas declarações fiscais e unificar o envio de informações relacionadas às retenções de impostos, contribuições previdenciárias e outras obrigações fiscais acessórias.

“O sistema é utilizado principalmente para reportar informações sobre retenções de impostos federais, como IR, CSLL, PIS e COFINS, além de contribuições previdenciárias sobre serviços prestados ou tomados”, informa o coordenador de Contabilidade da FUABC, Lucas Mazzini, ao lembrar que a EFD-Reinf complementa o eSocial, sistema responsável pela escrituração de informações sobre vínculos trabalhistas e salários.

Contribuintes obrigados a enviar a EFD-Reinf incluem empresas de diversos portes e setores que realizam retenções na fonte ou contratam serviços de terceiros, como é o caso da Fundação do ABC. O envio mensal das informações ocorre via SPED, e a não conformidade ou entrega incorreta pode resultar em penalidades.

MANUAL PRÁTICO

Outra novidade, o departamento de Tecnologia da Informação da Fundação do ABC desenvolveu um manual prático para auxiliar as equipes na correta geração e envio da EFD-Reinf. O material detalha todas as etapas necessárias, desde a extração de dados fiscais até a transmissão dos eventos, oferecendo orientações claras e objetivas para garantir a conformidade com as exigências fiscais e minimizar erros durante o processo.

Pela área de T.I., estiveram à frente do treinamento os colaboradores Narcisio Alves de Lima, Elisabete Cezar de Paula, Alan Dias Chagas e Rodrigo Alcantara dos Santos.

Saúde mental dos colaboradores é tema de campanha no Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário

Postado por Akira Suzuki em 04/out/2024 -

Atividades focadas em escuta, acolhimento e troca de experiências marcaram os quatro dias de evento, com dinâmicas voltadas para a valorização da saúde mental

 

A programação incluiu dinâmicas e momentos de reflexão

Entre os dias 24 e 27 de setembro, o Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário (CHSP), localizado na capital paulista e gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, realizou uma série de atividades como parte da campanha Setembro Amarelo, voltada à promoção da saúde mental dos colaboradores.

Organizado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), em parceria com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SEESMT) e o setor de Humanização, o evento teve como tema “Atitude Consciente é Cuidar da Mente”. O principal objetivo foi oferecer um espaço de escuta, acolhimento e valorização, incentivando o cuidado com o bem-estar emocional.

A programação incluiu diversas dinâmicas e momentos de reflexão, como a “Caixinha de Sentimentos”, onde os participantes escreveram sobre suas emoções, e a “Dinâmica do Bombom”, que estimulou a valorização do próximo por meio de gestos de afeto e acolhimento. Outra atividade, a “Troca de Mensagens”, promoveu a conexão entre os colaboradores, incentivando palavras de encorajamento.

A “Roda de Conversa”, conduzida pelas psicólogas Bárbara Cavalheiro Scarponi e Sabrina Caleme Vieira, com apoio da estudante de Psicologia Janaina Magalhães da Silva, utilizou um baralho de vulnerabilidades emocionais para facilitar o compartilhamento de experiências pessoais, criando um ambiente de apoio e identificação mútua.

Durante todo o mês, um mural de girassóis com mensagens motivacionais esteve disponível aos colaboradores, reforçando a importância do autocuidado diário.

Lucy Montoro de Sorocaba faz treinamento sobre incontinência urinária

Postado por Akira Suzuki em 04/out/2024 -

Evento atualizou colaboradores sobre bexiga neurogênica e reforçou a importância da enfermagem na orientação e adesão dos pacientes

 

O curso trouxe informações sobre aparelhos que auxiliam na condição de incontinência urinária

Com o objetivo de atualizar seus enfermeiros e a área de Urologia, o Centro de Reabilitação Lucy Montoro de Sorocaba, unidade gerenciada pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, recebeu um treinamento sobre dispositivos para incontinência urinária em 26 de setembro.

A lesão medular, uma das especialidades atendidas na unidade, comumente tem como sequela a bexiga neurogênica, que é a falta de controle do órgão devido a um problema nervoso, como acidente vascular cerebral (AVC), lesão da medula espinhal ou tumor. Perda de urina incontrolável (incontinência urinária) é o sintoma principal.

O treinamento reforçou a importância da enfermagem para orientação dos pacientes e familiares em relação aos cuidados específicos com a nova condição e a avaliação para uso de dispositivos para eliminação da urina, bem como a realização de treinos para tal procedimento. Ao longo da capacitação, foram demonstrados os dispositivos mais frequentemente usados, seus benefícios e vantagens para os pacientes e correto manuseio dos equipamentos.

Segundo a enfermeira Desiree Rossi, por ser uma condição extremamente comum dos pacientes atendidos na unidade, é muito importante manter as equipes atualizadas sobre o assunto. “A enfermagem tem um papel fundamental na conscientização do paciente e seu familiar para um adequado esvaziamento da bexiga neurogênica. O sucesso dos treinos e a minimização dos riscos depende diretamente da adesão deles”, destaca.

AME Itapevi realiza campanha de valorização da vida e combate ao suicídio

Postado por Akira Suzuki em 04/out/2024 -

Ação incentivou discussões abertas sobre saúde mental e promoveu iniciativas de prevenção para colaboradores e pacientes

 

Colaboradores foram informados através de painéis e orientações sobre autocuidado

Em 27 de setembro, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Itapevi, sob a gestão da Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, promoveu a campanha Setembro Amarelo, que visa conscientizar sobre a importância da saúde mental, a prevenção do suicídio e a valorização da vida.

O estigma em torno da saúde mental dificulta o acesso à informação e ao suporte necessário. Problemas de saúde mental e suicídio podem surgir de forma sutil, tornando-se mais evidentes ao longo do tempo. Essa manifestação inicial, combinada com a falta de informações, dificulta significativamente o diagnóstico, tratamento e prevenção.

Para combater esse estigma, é essencial discutir o tema de forma aberta. Com esse objetivo, o Núcleo de Segurança do Paciente do AME desenvolveu diversas ações direcionadas a colaboradores e pacientes. As iniciativas incluíram painéis informativos, distribuição de mensagens de encorajamento, orientações sobre autocuidado mental e estímulo à busca de ajuda profissional, que podem ser decisivos em momentos de crise.

O AME Itapevi reconhece que o incentivo à saúde mental deve vir de todos os setores, especialmente do ambiente de trabalho, onde as pessoas passam uma parte significativa de seu dia. Nesse sentido, foi criado o “Correio Amarelo”, uma iniciativa que possibilitou a troca de mensagens de apoio e incentivo entre os colaboradores, promovendo a valorização da vida.

O principal objetivo dessas ações foi disseminar informações e gerar um impacto positivo na saúde mental de trabalhadores e pacientes, além de estimular uma reflexão sobre a importância da vida.

Tradicional simpósio da FMABC celebra tecnologia e inovação em saúde

Postado por Akira Suzuki em 03/out/2024 -

12ª edição do SIECS contou com oito mesas-redondas e quase 50 palestras

 

Simpósio premiou os melhores trabalhos acadêmicos

O Centro Universitário FMABC organizou entre os dias 1º e 3 de outubro a 12ª edição do Simpósio Internacional de Educação em Ciências da Saúde, o SIECS. Neste ano, o evento promoveu uma abordagem multiprofissional para integrar conhecimentos acadêmicos através do tema “Tecnologia e Inovação em Saúde”.

Ao todo, foram programadas oito mesas-redondas e cerca de 50 palestras presenciais abordando diversos aspectos e novidades a respeito dos cuidados de saúde, permitindo que profissionais de diversas áreas se atualizassem e trocassem colaborações científicas, visando o bem-estar dos pacientes.

As mesas-redondas do SIECS contaram com transmissão ao vivo e estão disponíveis no canal do YouTube do Centro Universitário FMABC, de maneira gratuita e aberta ao público. Elas abordaram temas como a importância do cuidado do idoso, redesignação sexual, atuação multiprofissional no tratamento da dor, fisioterapia pélvica, saúde mental, segurança do paciente, medicinas integrativas e uso das redes sociais como ferramenta de cuidado. A programação completa pode ser acessada pelo endereço tinyurl.com/2tucnd29.

O SIECS é promovido anualmente por alunos e profissionais da Saúde dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Gestão Hospitalar, Nutrição, Psicologia, Radiologia e Terapia Ocupacional do Centro Universitário FMABC, com contribuição de profissionais renomados de todas as regiões do Brasil.

Os estudantes do Centro Universitário têm participação ativa na organização e no desenvolvimento do Simpósio, participando das palestras e dos minicursos, e fazendo parte das comissões que atuam no evento. Além disso, os melhores trabalhos científicos submetidos para o encontro foram premiados na cerimônia de encerramento.

AME Itapevi realiza treinamento da Brigada de Incêndio para colaboradores

Postado por Akira Suzuki em 03/out/2024 -

Capacitação incluiu instruções teóricas e práticas de combate a incêndios e primeiros socorros

 

Mais de 30 colaboradores participaram da capacitação

Em 28 de setembro, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Itapevi, sob a gestão da Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, realizou na sede da Ecofire o treinamento da Brigada de Incêndio da unidade.

O evento teve como objetivo capacitar a equipe para agir de forma eficaz em situações de emergência, garantindo a segurança de todos os colaboradores e pacientes. Os instrutores eram bombeiros militares e foram responsáveis por conduzir as atividades, que incluíram tanto aspectos teóricos quanto práticos.

Na parte teórica, os participantes aprenderam sobre as classificações de extintores, a teoria do fogo e conceitos básicos de primeiros socorros. Essa base conceitual é fundamental, pois permite que a equipe compreenda como agir adequadamente em diferentes cenários de incêndio, aumentando a eficácia das intervenções de emergência.

A aula prática foi dividida em várias etapas, começando com uma simulação de evacuação em uma “casa da fumaça”. Nessa atividade, os participantes foram desafiados a se deslocar com segurança, guiados apenas pelos sentidos da audição e do tato, aprendendo a importância da calma e do raciocínio.

As etapas seguintes do treinamento abordaram a extinção de princípios de incêndio, começando pelas classes B e C, que envolvem líquidos inflamáveis e gases, e progredindo para a classe A, que se refere a incêndios em materiais sólidos, como madeira, papel, tecidos e outros. A montagem de mangueiras para o combate a incêndios de maior proporção também foi um ponto importante, proporcionando experiência prática com equipamentos essenciais.

Além disso, os participantes foram instruídos em manobras de primeiros socorros, incluindo a desobstrução de vias aéreas em adultos e crianças, massagem cardíaca e a identificação de hemorragias internas e externas. O treinamento também abordou situações como crises de ansiedade, variações de pressão arterial e sinais de AVC, equipando os brigadistas com habilidades para lidar com emergências médicas.

Com esse treinamento, o AME Itapevi reafirma seu compromisso com a segurança e o bem-estar de todos que frequentam a unidade. A capacitação contínua da equipe é um passo fundamental para garantir um ambiente seguro e preparado para qualquer eventualidade, refletindo a responsabilidade da instituição em promover a saúde e segurança a todos.

PAI Baixada Santista promove café da manhã em celebração ao Setembro Amarelo

Postado por Akira Suzuki em 03/out/2024 -

Evento “Celebrando a Vida” reuniu colaboradores em comemoração especial

 

Colaboradores participaram de um desjejum festivo

Nos dias 27 e 30 de setembro, os colaboradores do Polo de Atenção Intensiva em Saúde Mental (PAI) da Baixada Santista, unidade gerenciada pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, participaram de um café da manhã especial intitulado “Celebrando a Vida”, em alusão ao Setembro Amarelo, campanha dedicada à prevenção do suicídio.

A ação, organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPAA), marcou o encerramento das atividades no mês, em busca de conscientizar e promover a saúde mental.

O café da manhã contou com a contribuição dos próprios colaboradores, que trouxeram os pratos para a confraternização, reforçando o espírito de união entre as equipes. A decoração do evento incluiu flores como o girassol, que simbolizavam a chegada da primavera, criando um ambiente de acolhimento e de reflexão sobre a importância de cuidar da saúde emocional.

O evento “Celebrando a Vida” reforça o compromisso do PAI Baixada Santista e da FUABC em promover ações que fortaleçam o bem-estar de seus colaboradores.