Fundação do ABC realiza XII SIPAT entre 16 e 20 de setembro

Postado por Akira Suzuki em 05/set/2024 -

Evento promovido pelo SEESMT oferece atividades de conscientização e bem-estar para colaboradores, abordando temas como exaustão no trabalho, qualidade de vida e biossegurança

 

 

A Fundação do ABC, por meio do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SEESMT), promove entre os dias 16 e 20 de setembro a XII Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT). O evento contará com uma programação diversificada voltada à saúde e ao bem-estar dos colaboradores, incluindo palestras, atividades de relaxamento, serviços de autocuidado e dinâmicas interativas.

A abertura da semana será no campus da FUABC-FMABC e trará o tema “Discutindo e prevenindo a exaustão no trabalho e Síndrome de Burnout”, abordado pelo Dr. Caio Akaki, médico, terapeuta integrativo e coach de saúde e estilo de vida, e pelo Dr. Victor Crusco Migliori, médico preventivo e pesquisador em saúde mental. A palestra tem como objetivo destacar a importância da prevenção e da gestão do estresse ocupacional para a promoção de um ambiente de trabalho saudável.

No segundo dia, o foco será “relaxamento e qualidade de vida ocupacional”, com a técnica de segurança do trabalho e bombeira civil, Patricia Vicente, que fará uma palestra sobre os temas e uma atividade calmante, no auditório do Centro Hospitalar Municipal de Santo André (CHMSA). O intuito é proporcionar aos participantes uma pausa revigorante no meio da tarde, reforçando a importância do autocuidado no trabalho.

Já na quarta-feira, 18, será a vez do “Dia do Autocuidado”, com atividades de ventosaterapia, quick massage, auriculoterapia e aromaterapia, trazendo aos colaboradores uma experiência holística de bem-estar. As sessões serão conduzidas por profissionais especializados: a fisioterapeuta Rafaela Martins da Silva, o massoterapeuta Paulo Messias, a psicóloga Rafaela Cardoso dos Santos, a técnica de enfermagem Fabiana Souza, a farmacêutica Liliane Queiroz e o psicólogo Renan Souza dos Santos, que oferecerão técnicas terapêuticas para aliviar tensões e promover o relaxamento.

Para tornar a programação ainda mais dinâmica, no dia 19 vai acontecer o “Quiz da Biossegurança” com Gustavo Silva de Lima, enfermeiro e pós-graduado em Docência, que de forma lúdica pretende reforçar conceitos de segurança no ambiente hospitalar. A atividade será realizada no auditório do CHMSA.

Encerrando a semana, os colaboradores terão uma sessão de ginástica laboral conduzida por Josefa Roserlane da Silva e Franciele Cândida da Silva na Unidade de Apoio Administrativo da FUABC, promovendo a importância do alongamento e da atividade física regular para a prevenção de lesões e melhoria da disposição no ambiente de trabalho.

Centro Universitário FMABC inicia inscrições para o vestibular de Medicina

Postado por Akira Suzuki em 05/set/2024 -

Edital estará aberto até 28 de outubro

 

O Centro Universitário FMABC, em Santo André, abriu em setembro o período de inscrições para o vestibular de 2025 do curso de Medicina. Os interessados podem se inscrever para o processo seletivo até o dia 28 de outubro, acessando o edital pelo site da Vunesp.

Serão oferecidas 150 vagas. Os interessados devem efetuar o pagamento do boleto referente à taxa de inscrição no valor de 375 reais, emitido no próprio site da Vunesp. A taxa deve ser paga até o dia 29 de outubro.

O processo seletivo é feito em fase única, com a aplicação da prova prevista para 20 de novembro, sábado, na cidade de São Paulo. Serão testados conhecimentos gerais em Língua Portuguesa e Literatura, Inglês, História, Geografia, Biologia, Física, Química e Matemática, além de uma redação.

Com mais de 50 anos de tradição, o Centro Universitário FMABC possui laboratórios de ponta e equipe formada por renomados professores. A instituição também conta com estágios em hospitais, laboratórios e clínicas conveniadas, oferecendo a oportunidade de inserção direta no mercado de trabalho.

AME Santos realiza ações de conscientização sobre prevenção ao suicídio

Postado por Akira Suzuki em 05/set/2024 -

 

O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Santos está programando uma série de atividades no “Setembro Amarelo”, intensificando os esforços para a conscientização e prevenção do suicídio. Os trabalhos terão início no Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, 10 de setembro, quando a unidade promoverá uma palestra com a convidada Veridiana Duarte, destacando a importância da educação e do diálogo aberto sobre o tema.

A programação terá sequência no dia 12, quando colaboradores do AME Santos distribuirão folhetos e oferecerão orientações aos usuários do serviço de saúde. O material informativo tem como objetivo educar sobre os sinais de alerta e disponibilizar informações sobre redes de apoio disponíveis nos municípios dos pacientes.

Em um esforço contínuo de apoiar seus colaboradores, a unidade também realizará um encontro no dia 13 de setembro na Sala de Treinamento. Esta sessão focará no acolhimento dos funcionários, proporcionando-lhes orientações sobre como manejar situações relacionadas ao suicídio tanto pessoalmente quanto no ambiente profissional.

Essas iniciativas do AME Santos são parte de um esforço mais amplo para fomentar um ambiente de suporte e conscientização, essenciais para a prevenção do suicídio.

AÇÃO GLOBAL

A campanha Setembro Amarelo surgiu com a ideia de quebrar tabus, reduzir estigmas e estimular que as pessoas busquem e ofereçam ajuda. No Brasil, a iniciativa é coordenada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e o Conselho Federal de Medicina (CFM). Em 2024, o tema da campanha é “Se precisar, peça ajuda!”.

O suicídio é uma triste realidade que atinge milhares de pessoas em todos os continentes. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar os episódios subnotificados. Com isso, estima-se mais de 1 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, média de 38 por dia. Entre 2010 e 2019, o País registrou em torno de 112 mil mortes por suicídio.

É muito importante que pessoas próximas saibam identificar quando alguém está pensando em tirar a própria vida e, dessa forma, possam agir para evitar essa tragédia, tendo uma escuta ativa, empática e sem julgamentos. Uma das formas de mostrar-se disponível para ajudar é levar o paciente ao médico psiquiatra, que saberá como manejar a situação e indicar os tratamentos adequados. Praticamente 100% dos casos de suicídio estão associados a doenças mentais não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Excesso de culpa, vergonha, desesperança, sensação de vazio e tristeza profunda estão entre os principais sinais de alerta.

BUSQUE AJUDA!

O Centro de Valorização da Vida (CVV) oferece apoio emocional e orientações sobre prevenção do suicídio 24h por dia, de forma sigilosa e gratuita. Para mais informações acesse www.cvv.org.br ou ligue 188.

AME Santos promove ação ambiental com colaboradores e familiares no Dia da Árvore

Postado por Akira Suzuki em 05/set/2024 -

 

No próximo dia 21 de setembro, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Santos realiza uma ação especial em comemoração ao Dia da Árvore. O evento, que acontecerá das 9h às 12h, reunirá colaboradores e seus familiares para uma manhã dedicada ao plantio e jardinagem no amplo espaço verde da unidade. A atividade busca reforçar a importância da preservação da natureza para a saúde e bem-estar dos participantes, além de tornar o ambiente mais bonito e agradável.

Cada família poderá plantar uma muda, simbolizando o compromisso com o meio ambiente, além de participar de uma oficina de jardinagem com dicas práticas para o cuidado de plantas em casa. Ao final, haverá uma confraternização ao ar livre com um lanche saudável.

O Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, é uma oportunidade para reflexão sobre a importância das árvores na preservação do meio ambiente e na promoção de um ecossistema saudável. A ação no AME Santos reforça o compromisso com a responsabilidade ambiental, destacando que pequenas atitudes, como o plantio de mudas, contribuem para a conservação da natureza e para a construção de um futuro mais sustentável para as próximas gerações.

‘Mário Covas’ é aprovado para novo ciclo do projeto ‘Lean’, do Ministério da Saúde

Postado por Akira Suzuki em 04/set/2024 -

O Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André, acaba de ser aprovado para o 5° ciclo da 2ª fase do projeto Lean, do Ministério da Saúde (MS), batizada ‘Transformação LEAN nos Hospitais’. Diferentemente da etapa inicial, ligada à área de Emergência, agora o foco estará na otimização dos processos no centro cirúrgico e unidades de internação. A iniciativa do MS ocorre em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Estado de Saúde (CONASS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), com mentoria do Hospital Sírio-Libanês (HSL).

O Hospital Mário Covas já havia obtido avaliação positiva na etapa anterior do projeto, o Lean nas Emergências, candidatou-se à Fase 2 e foi aprovado. Neste 5° ciclo estão 20 hospitais de todo o Brasil. O objetivo é aumentar a eficiência do centro cirúrgico, reduzir o tempo médio de permanência dos pacientes e assegurar altas hospitalares oportunas, utilizando a metodologia Lean e outras abordagens de gestão de processos hospitalares.

A implementação terá duração de 12 meses, seguida de quatro meses de monitoramento. As atividades incluem reuniões mensais presenciais com uma enfermeira e um médico do Hospital Sírio-Libanês, que acompanham o andamento do projeto.

“O Lean nas Emergências agregou muito à rotina e ao olhar interno no Hospital Mário Covas. Levar esse conhecimento para o bloco cirúrgico, com olhar para as nossas unidades de internação, é um avanço muito importante e essencial para a maturidade da gestão hospitalar dentro da proposta do Ministério da Saúde”, considera a diretora Administrativa-Financeira do HEMC, Heloísa Molinari.

No último dia 28 de agosto, foi realizada uma reunião on-line de alinhamento e boas-vindas para essa nova fase do projeto, com a participação de toda a equipe de enfermagem, coordenação do centro cirúrgico e Diretoria do Hospital Estadual Mário Covas, além dos tutores do HSL.

“Os resultados obtidos na Fase 1 do Projeto Lean nas Emergências e a aprovação para essa nova etapa refletem o compromisso contínuo do Hospital Mário Covas em aprimorar seus processos internos e a qualidade do atendimento prestado aos nossos pacientes. Estamos confiantes de que essa nova fase, com foco no centro cirúrgico e nas unidades de internação, agregará ainda mais valor ao trabalho de nossas equipes, beneficiando diretamente os nossos usuários. Essa conquista é fruto do esforço conjunto e da dedicação de todos, e seguiremos firmes na busca pela excelência em nossos serviços”, garante Dr. Adilson Cavalcante, diretor-geral do HEMC.

O PROJETO

O projeto Lean é uma iniciativa do Ministério da Saúde, viabilizada por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). As indicações para participação acontecem em ciclos, a cada seis meses, e são um consenso entre MS, CONASS e CONASEMS. Este é o quarto projeto do Ministério da Saúde em que o HEMC é selecionado para participar. Outros três já foram concluídos: “Paciente Seguro”, “Saúde em nossas Mãos” e “Lean nas Emergências”.

Professor Titular representa FMABC no Congresso Europeu de Cardiologia, em Londres

Postado por Akira Suzuki em 03/set/2024 -

Dr. Antonio Carlos Palandri Chagas, professor titular de Cardiologia do Centro Universitário FMABC, participou entre os dias 30 de agosto e 2 de setembro do congresso da European Society of Cardiology, o ESC Congress 2024, em Londres, representando a instituição de ensino, que é mantida pela Fundação do ABC.

Durante o evento, o Prof. Chagas teve a honra de presidir a Assembleia Internacional de Governadores do American College of Cardiology (ACC), reunindo representantes de 42 países dos 5 continentes. Além disso, em um dos momentos mais marcantes, o titular da FMABC foi homenageado pelo ACC – Chapter Israel, destacando sua contribuição para a Cardiologia.

O Congresso Europeu de Cardiologia é considerado um dos espaços mais relevantes onde os principais especialistas em cardiologia do mundo se reúnem para transformar o atendimento ao paciente e avançar no campo por meio de pesquisas inovadoras, tecnologias pioneiras e iniciativas colaborativas. Trata-se de um evento fundamental, que serve como um catalisador para moldar o futuro da medicina cardiovascular em escala global.

Neste ano, o ESC Congress também contou com o Fórum de Obesidade e Doenças Cardiovasculares, promovido pelo ACC, ESC e American Heart Association (AHA), abordando temas essenciais para a saúde cardiovascular.

Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho 2024 – FUABC | UAA

Postado por Eduardo Nascimento em 02/set/2024 -

FMABC promove encontro regional sobre inovações em tratamentos dermatológicos

Postado por Akira Suzuki em 30/ago/2024 -

Evento contará com especialistas discutindo novas maneiras de tratar doenças

 

A disciplina de Dermatologia do curso de Medicina do Centro Universitário FMABC realizará neste sábado (31/08), a partir das 8h45, o Encontro Regional de Terapias Inovadoras em Dermatologia. O evento tem inscrições abertas pelo link https://tinyurl.com/yk5ufvjj e será realizado no anfiteatro David Uip da instituição de ensino, localizado na Avenida Príncipe de Gales, 821, em Santo André.

O encontro tem como público-alvo todos os profissionais e acadêmicos envolvidos no cuidado aos pacientes, incluindo médicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas e demais especialistas em saúde, que terão a oportunidade de debater as atualizações terapêuticas relacionadas às doenças dermatológicas, com discussões de casos promovidas por grandes expoentes nacionais em diversos temas.

A programação inclui debates especializados sobre psoríase, hidradenite supurativa, vitiligo, alopecia e dermatite atópica.  O foco é a promoção de atualizações sobre novas medicações existentes para essas doenças, terapias inovadoras e acesso, além de uma reflexão sobre qual o cenário atual do Brasil nessas medidas terapêuticas.

Segundo as médicas Dra. Luiza Keiko Oyafuso e Dra. Andréia Castanheiro da Costa, dermatologistas da FMABC e palestrantes do evento, o encontro é para permitir que todos os envolvidos no cuidado do paciente possam ter conhecimento técnico dessas novas terapias, além de entender que esse cuidado tem vários atores envolvidos e que para uma otimização total, incluindo recursos e tratamento, é importante um trabalho multiprofissional. “O objetivo principal é promover educação”, explicam.

SIPAT no Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário promove atividades interativas

Postado por Akira Suzuki em 30/ago/2024 -

Evento anual destaca a importância da segurança e do bem-estar dos colaboradores com dinâmicas e atividades de conscientização ao ar livre

 

O Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário (CHSP), unidade localizada na Capital paulista e gerenciada pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, realizou de 27 a 30 de agosto sua tradicional Semana Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio, promovida pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Este ano, o evento optou por um formato interativo, trazendo atividades ao ar livre para os colaboradores.

A abertura oficial ocorreu às 10h, conduzida pelo diretor-geral, Rogério Bigas, na área externa da instituição. “A criatividade na formulação das atividades da SIPAT 2024 foi fator fundamental para captar a atenção dos colaboradores e engajá-los em temas relevantes e sensíveis para a saúde e o bem-estar no ambiente de trabalho”, disse. Logo em seguida, teve início a “Trilha Divertidamente Segura”, uma caminhada onde foram simulados diversos acidentes para alertar sobre a importância do uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Entre os incidentes simulados estavam um corte de dedo por um colaborador da nutrição que não utilizava a malha de aço, uma queimadura sofrida por um colaborador da lavanderia que não usava luvas térmicas, e uma fratura exposta de um membro da equipe de enfermagem que, ao correr para atender uma emergência, tropeçou. O cenário mais impactante foi a simulação da queda fatal de um boneco, representando um colaborador da manutenção, destacando os riscos de trabalho em altura sem a devida proteção.

Ao final da trilha, os participantes foram direcionados para uma tenda onde estavam expostos todos os EPIs que deveriam ter sido utilizados nas simulações. Em seguida, os colaboradores participaram de uma dinâmica na Tenda da Prevenção do Assédio, reforçando a importância de um ambiente de trabalho seguro e respeitoso.

Na “Sala das Emoções”, por meio de uma atividade temática inspirada na animação “Divertidamente”, da Disney, psicólogas e estudantes de psicologia do hospital realizaram dinâmicas focadas no controle emocional e na gestão de estresse. Para encerrar as atividades em um clima de descontração, a CIPA preparou o “Refúgio Relax”, oferecendo sessões de massagem e um divertido bingo, proporcionando momentos de relaxamento e integração entre os funcionários.

Com essas ações da Semana Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio, o CHSP reforça o compromisso com a segurança e o bem-estar de seus colaboradores, promovendo um ambiente de trabalho mais seguro, saudável e colaborativo.

AME de Sorocaba implanta horta sustentável para funcionários

Postado por Akira Suzuki em 30/ago/2024 -

Iniciativa faz parte das ações de sustentabilidade e proporciona, de tempos em tempos, alimentos frescos para o consumo interno

 

A Comissão de Sustentabilidade do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Sorocaba, unidade gerenciada pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, acaba de lançar o projeto ‘Horta Sustentável’. A iniciativa busca promover práticas ambientais responsáveis e proporcionar alimentos frescos para o consumo dos funcionários da unidade.

Atualmente, na horta, estão sendo cultivados alface, coentro, salsinha e hortelã, que serão utilizados para preparar parte das refeições dos colaboradores. Como o pomar tem dimensões reduzidas, a colheita será espaçada. A leva inaugural de hortaliças deve ser recolhida em setembro.

“As verduras e os condimentos serão colhidos e, depois, preparados em forma de salada na hora do almoço para os funcionários”, diz Vanessa Aparecida da Silva, técnica de segurança do trabalho do AME Sorocaba. A ideia é incentivar a alimentação saudável e reduzir o impacto ambiental, diminuindo a necessidade de transporte de alimentos e o uso de embalagens.

Além de fomentar o consumo consciente e o bem-estar dos colaboradores, a horta também é um espaço de integração, onde os funcionários podem se envolver diretamente com o plantio e a colheita, fortalecendo a conscientização sobre a importância da sustentabilidade no dia a dia.