FUABC e AME Sorocaba parabenizam colaboradores por “Selo Bronze”

Postado por Akira Suzuki em 30/ago/2024 -

A Fundação do ABC e o AME Sorocaba prepararam em 28 de agosto uma comemoração especial para todos os colaboradores da unidade. O motivo foi reconhecer o empenho e a dedicação das equipes na busca contínua pela excelência e qualidade nos processos e atendimentos.

O AME Sorocaba recebeu em agosto o selo interno nível Bronze do Programa Corporativo de Qualidade e Melhoria Contínua da FUABC. Trata-se da segunda unidade gerenciada pela FUABC a cumprir todos os requisitos das avaliações para obter este reconhecimento, precedido pelo Hospital Municipal de Mogi das Cruzes.

O selo Bronze indica que o AME Sorocaba está em conformidade com os padrões de qualidade em termos de Legislação e Documentação. A próxima meta para a unidade é alcançar o nível Prata, que foca em Gestão por Processos e Mapeamento de Riscos, seguido pelo nível Ouro, que representa a excelência em Gestão por Resultados.

Este é o resultado de um trabalho intenso e dedicado da unidade, que se reorganizou e implementou melhorias significativas para cumprir rigorosos critérios de qualidade em Legislação e Documentação. A conquista reflete o esforço coletivo e a determinação de cada membro da equipe, sempre em busca do melhor para todos os pacientes.

PROGRAMA DE QUALIDADE

Lançado em setembro do ano passado, o Programa Corporativo de Qualidade e Melhoria Contínua da FUABC oferece suporte técnico às unidades de saúde gerenciadas para que estejam aptas a buscar acreditações de qualidade, assim como estimular o compartilhamento de experiências exitosas e boas práticas. Para isso, foram criados selos internos de avaliação de qualidade assistencial e administrativa instituídos pela própria Mantenedora, divididos em três níveis: Ouro, Prata e Bronze. A expectativa é de que as acreditações nacionais e internacionais das unidades de saúde sejam uma consequência da criação deste programa. O projeto conta com apoio da Presidência e da área de Governança Corporativa da Mantenedora.

Colaboradores do Instituto Emílio Ribas II, no Guarujá, doam sangue aos pacientes

Postado por Akira Suzuki em 29/ago/2024 -

“O meu coração bate através do amor que corre em suas veias” é o mote da campanha

 

Atividade mobilizou colaboradores e ofereceu suporte logístico

Gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, o Instituto de Infectologia Emílio Ribas II (IIER2), no Guarujá (SP), está desenvolvendo uma campanha para beneficiar pacientes internados – em especial aqueles que não possuem familiares. Cerca de 11% dos atendimentos da unidade são de pessoas em condições de vulnerabilidade social, como moradores de áreas livres e dependentes químicos, com vínculos familiares fragilizados ou até mesmo inexistentes. Pensando nisso, os próprios colaboradores da unidade estão doando sangue a quem precisa.

Desenvolvida pela Comissão Interna de Hemoderivados, a campanha teve início em maio deste ano com coleta voluntária para a identificação da tipagem sanguínea. Em seguida, os colaboradores identificados receberam um adesivo com seu tipo sanguíneo para colar em seus crachás. Com essas informações, foi criado um banco de dados e o levantamento das pessoas interessadas em realizar a boa ação.

A unidade disponibiliza transporte com carro próprio, já que o hemonúcleo é localizado na cidade vizinha, em Santos. Além disso, os colaboradores que manifestam interesse, mas não estão aptos ou em condições clínicas para a doação, também são dispensados das atividades laborais.

Do sangue coletado é possível a extração de diferentes componentes, como as hemácias, plaquetas e plasma. Assim, em uma única doação é possível beneficiar mais de um paciente. A campanha foi intitulada “O meu coração bate através do amor que corre em suas veias” e está repleta de frases que enaltecem o amor ao próximo com a realização de boas ações.

Bebê de 1 ano e 7 meses tem alta pela primeira vez do Hospital Guilherme Álvaro

Postado por Akira Suzuki em 29/ago/2024 -

Criança estava internada na UTI Pediátrica da unidade, em Santos, desde janeiro de 2023

 

Familiares do paciente e equipe da UTI Pediátrica do HGA

Uma longa jornada de superação chegou ao fim neste mês de agosto para o pequeno Cleverton Vieira Santos, de um ano e sete meses. A criança recebeu alta pela primeira vez da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica do Hospital Guilherme Álvaro, em Santos, onde esteve internado desde que nasceu prematuro, com 31 semanas, em janeiro de 2023. O paciente nasceu com quadro de anóxia neonatal grave, causada pela falta de oxigenação no cérebro. Desde então, enfrentou inúmeras complicações e lutou bravamente pela vida até finalmente poder ir para casa junto à família. Em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, a Fundação do ABC é responsável pela gestão de 10 leitos da UTI Pediátrica da unidade e 40 da UTI Adulto.

Atualmente respirando sem o apoio de ventilação mecânica, o pequeno paciente se alimenta por gastrostomia e seguirá com o processo de reabilitação em casa, no município vizinho de Praia Grande. Ao todo, foram 591 dias de internação, sendo 118 na UTI Neonatal. A mãe, Josefina Vieira dos Santos, 38 anos, teve um descolamento de placenta prematuro na gestação. Por isso, ao nascer, Cleverton precisou receber reanimação neonatal durante 25 minutos, o que o fez depender de ventilação mecânica durante quase todo o período de internação em razão do grave comprometimento pulmonar. Teve infecções, crises convulsivas, contraiu Covid-19 e chegou a ter índice de saturação de oxigênio no sangue de apenas 43%, quando o parâmetro normal é entre 95% a 100%. Contudo, todas as batalhas só alimentaram a fé e a esperança da mãe, que nunca desistiu que dias melhores viriam. Cleverton nasceu com 1,6 kg e recebeu alta no dia 23 de agosto de 2024 pesando 8 kg.

“Achava que ele ia sair usando algum aparelho, mas Deus operou um milagre e hoje tenho condições de cuidar dele em casa graças ao suporte do hospital. Já ouvi que ele era um castigo na minha vida, mas sempre foi a minha maior benção. Nunca perdi a fé de que esse dia chegaria e de que iríamos para casa. Não vejo a hora de chegar em casa e mostrar o quartinho que fizeram para ele. Até isso a equipe do hospital preparou. Só tenho gratidão a todos que ajudaram neste processo. Serão eternos na minha vida”, disse a mãe, emocionada, Josefina Vieira dos Santos.

Todo o preparo para a rotina domiciliar foi orientado pela equipe assistencial da UTI Pediátrica do Hospital Guilherme Álvaro, que também mobilizou funcionários e conseguiu diversas doações, como berço, fraldas, aparelho televisor, brinquedos, além de uma quantia em dinheiro para medicação e alimentação.

A despedida do hospital deixa saudades nas equipes que tanto se dedicaram diariamente para oferecer o melhor suporte assistencial ao bebê. “Nosso sorriso está estampado no rosto. Foi uma jornada de muita dedicação, não apenas da equipe, mas da mãe, que sempre esteve presente nos melhores e piores momentos. O Cleverton está sempre sorrindo e, na verdade, foi ele que nos deu ânimo todo esse tempo. Tenho muito orgulho dessa equipe e do trabalho desempenhado. Foram muitas complicações e uma constante luta pela vida. É um alívio poder entregar um filho para a mãe. Agora, ele irá entrar em outra fase de cuidados, finalmente em casa. Será importante para sua reabilitação desenvolver interação social e o contato com outras crianças”, disse a coordenadora médica da UTI Pediátrica, Dra. Marcella Galafassi.

Também emocionada, a coordenadora de enfermagem da UTI Pediátrica, Ellen Karina dos Santos, foi a responsável por ler o discurso de homenagem e agradecimento antes da tão aguardada saída do hospital. A celebração da alta tornou-se um evento e reuniu dezenas de funcionários. “Infelizmente na rotina de uma UTI Pediátrica não é todo dia que vivemos felicidades. Passamos por muitos momentos tensos. Por isso, o sentimento é de grande alegria. Temos muito orgulho de ser da UTI Pediátrica e da Fundação do ABC, que sempre deu todo o suporte necessário ao trabalho e que mantém a nossa equipe. Parabéns a toda a equipe multidisciplinar de fisioterapeutas, nutricionistas, médicos e enfermeiros, que tanto se empenhou no processo de desospitalização para a alta do nosso menino”.

Alta médica foi marcada por homenagens e muita emoção

MUTIRÃO DE AMOR

Recentemente foi iniciada a preparação para a alta hospitalar. O Programa Melhor em Casa, da Praia Grande, visitou o hospital e a casa da mãe, aprovando as condições para a alta. No entanto, a mãe não tinha berço ou outros itens básicos para cuidar do bebê em casa – afinal, Cleverton nunca morou fora da UTI do Hospital Guilherme Álvaro. A equipe do HGA, incluindo médicos, enfermeiros e fisioterapeutas, organizou uma arrecadação para fornecer esses itens. Foram conseguidas doações de móveis e dinheiro, totalizando mais de R$ 3.000. A criança também terá suporte contínuo para suas necessidades médicas, incluindo o fornecimento de leite e o anticonvulsivante Keppra, que ele usa regularmente.

A reabilitação motora é um dos principais desafios a serem enfrentados pelo valente Cleverton nesta nova fase da vida. O trabalho, agora, terá continuidade a partir do atendimento do Centro Especializado em Reabilitação (CER) de Praia Grande. “Ele tem um desenvolvimento neuropsicomotor atrasado. Porém, todos os avanços que têm tido, como sentar, rolar, obter alcance e movimentação voluntária é o que esperamos para uma criança dessa idade. E isso possibilita que ele seja, enfim, inserido no âmbito familiar”, explica o fisioterapeuta José Adilson Bispo Santos Junior.

A despedida do pequeno Cleverton contou com a apresentação de um saxofonista, que tocou o louvor “Existe vida aí”, de Sued Silva, escolhido pela mãe e entoado pelos colaboradores presentes.

Hospital Geral de Carapicuíba atinge metas e recebe reconhecimento da FUABC

Postado por Eduardo Nascimento em 28/ago/2024 -

Presidente da entidade esteve pessoalmente no HGC e parabenizou colaboradores pelo comprometimento

 

O presidente da Fundação do ABC, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes, visitou nesta quarta-feira (28/08) o Hospital Geral de Carapicuíba (HGC) para reafirmar o compromisso com a unidade de saúde, que recentemente atingiu todas as metas pactuadas com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Em um encontro com cerca de 20 lideranças do hospital, o dirigente destacou a importância de manter um diálogo aberto e contínuo com as equipes, ressaltando que a FUABC está à disposição para apoiar o HGC em sua missão de oferecer assistência de qualidade e resolutiva, com práticas modernas e atenção humanizada.

Durante a visita, o presidente ressaltou que, desde a chegada da Fundação do ABC ao HGC, em dezembro do ano passado, houve uma mudança significativa na cultura de gestão da unidade, baseada no respeito às pessoas e aos processos já estabelecidos. “Viemos para reafirmar nosso compromisso com o Hospital. É essa a única razão, e a maior razão, de estarmos aqui. A nossa recomendação, desde o primeiro momento em que chegamos, foi a de um profundo respeito às pessoas que aqui estão”, afirmou. “Buscamos um encontro de identidade entre os valores do Hospital, os valores da Fundação e aquilo que o Governo do Estado espera que nós executemos na Saúde Pública. Então, essa literal equação que tem que acontecer, e a parte primordial são as pessoas, todos aqueles que entregam um pedacinho de si nesse equipamento, que têm uma história nesse hospital e que contribuem sobremaneira para oferecer a melhor assistência à população”.

Dr. Luiz Mário enfatizou que o grande valor da Fundação do ABC está em seus quase 29 mil colaboradores e que o reconhecimento dessas pessoas é fundamental para a execução adequada da saúde pública. “Se não valorizarmos nossas equipes, obviamente não conseguiremos executar adequadamente nossa missão, porque a saúde pública está centralizada nos médicos, nos enfermeiros, na assistência em geral, nas pessoas. Vocês são o grande ativo da FUABC”, completou.

A diretora-geral do HGC, Kely Schettini, que assumiu a gestão da unidade em junho, também falou durante o encontro, destacando melhorias implementadas nos últimos meses em diversas áreas, como assistenciais, de Nutrição e Recursos Humanos, além de mudanças positivas nos fluxos internos. “Ainda estamos no início de um trabalho, mas já é possível verificar muita evolução e engajamento das equipes nesse processo. Todos estão buscando a melhoria contínua do hospital e isso tem nos impulsionado. Parabenizo todos os nossos colaboradores pela dedicação e compromisso com a instituição, que nos levaram a atingir todas as metas da Secretaria de Saúde do Estado. É a certeza de que estamos no caminho certo,” afirmou.

O presidente encerrou sua participação no evento destacando que a Fundação do ABC está comprometida com a transparência e a busca contínua por melhorias na gestão do HGC. Ele reiterou a importância do trabalho conjunto e o apoio à gestão do Hospital. “A Kely tem um desafio enorme e todo nosso apoio para realizar um grande trabalho junto com vocês neste hospital. Ela é uma pessoa capacitada, muito bem-informada, direcionada e apoiada pela nossa estrutura, para que faça este equipamento avançar de maneira extremamente positiva”, garantiu Dr. Luiz Mário, que deixou uma mensagem final: “Uma coisa que eu gostaria de deixar selada com vocês é o nosso compromisso com a boa-fé, com a dignidade e com a transparência. Estamos sempre buscando acertar. Essas são os valores que estão no DNA da Fundação do ABC”.

REFERÊNCIA

A Fundação do ABC assumiu em 1º de dezembro de 2023 a gestão assistencial e administrativa do Hospital Geral de Carapicuíba Dr. Francisco de Moura Coutinho Filho, na região Metropolitana de São Paulo. Inaugurado em 1998, o HGC é uma unidade hospitalar vinculada à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, referência para sete municípios da Rota dos Bandeirantes: Barueri, Carapicuíba, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus e Santana do Parnaíba. Trata-se de unidade de média e alta complexidade com 241 leitos, sendo 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto, 13 leitos de UTI Neonatal, 6 de UTI Pediátrica e 202 de Enfermaria. Conta com pronto-socorro referenciado, Maternidade de Alto Risco, Serviço de Hemodiálise e Ambulatório de Especialidades Médicas. O atendimento é 100% dedicado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para diminuir fila, AME Santo André inicia força-tarefa em cirurgias de catarata

Postado por Akira Suzuki em 26/ago/2024 -

Previsão é de alcançar 1.200 pacientes em cronograma de atendimentos que segue até novembro

 

Após pactuação junto à Secretaria de Estado da Saúde e à Fundação do ABC, o Ambulatório Médico de Especialidades de Santo André (AME-SA) iniciou neste mês uma força-tarefa de cirurgias de catarata, doença ocular que causa a perda progressiva da visão. O cronograma contempla o atendimento de 1.200 pacientes entre agosto e novembro.

A iniciativa tem como objetivo reduzir o tempo de espera dos pacientes diagnosticados com catarata que estão inseridos no Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo (SIRESP) aguardando por tratamento cirúrgico na unidade.

A iniciativa prevê o atendimento faseado dos pacientes. Primeiro, todos passarão por triagem. É necessário ter mais de 18 anos, possuir diagnóstico da doença com indicação de facectomia bilateral ou unilateral, além de ausência de patologias como glaucoma e retinopatias. Depois, realizarão exames laboratoriais – como hemograma, eletrocardiograma e coagulograma – e passarão por consultas com médico anestesiologista. Em seguida, serão inseridos na programação cirúrgica. Após o procedimento, recebem alta no mesmo dia, já com consulta pós-operatória agendada para o dia seguinte.

“Com a execução deste projeto, os pacientes serão beneficiados com significativa redução no tempo para realização do tratamento curativo. Além de antecipar a realização das cirurgias, vamos ampliar a linha de cuidado ofertando a estes pacientes o colírio pós-operatório, essencial para o sucesso do tratamento”, explica o diretor-geral do AME-SA, Victor Chiavegato. A entrega do colírio no ato da alta hospitalar é uma iniciativa da Comissão de Humanização da unidade. “Desta forma, garantimos a eficácia do tratamento e humanizamos o serviço, com a oferta de mais qualidade e segurança aos pacientes”, finaliza.

A DOENÇA

A catarata é a doença que mais causa cegueira no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Uma das principais causas é o envelhecimento, que causa uma lesão ocular que deixa o cristalino dos olhos opaco. O único tratamento possível nestes casos é o cirúrgico. Normalmente a progressão é lenta e pode atingir primeiro um olho e depois o outro.

A realização da cirurgia de catarata é rápida, não causa sequelas e é feita com o uso de anestesia local. Na ocasião, o cirurgião realiza a substituição do cristalino danificado e é colocada uma lente artificial para recuperar a função perdida da visão.

Compliance da FUABC mobiliza 400 colaboradores em treinamentos itinerantes

Postado por Akira Suzuki em 26/ago/2024 -

Objetivo é divulgar às equipes aspectos do Código de Conduta Ética da entidade

 

O Departamento de Compliance da Fundação do ABC promoveu, entre maio e julho, 13 treinamentos sobre a área em serviços de Saúde localizados em seis municípios do Estado. Ao todo, participaram das capacitações 400 funcionários.

O objetivo da ação foi levar conhecimento às equipes sobre o conceito de Compliance, suas atribuições na FUABC e a importância de fazer com que os colaboradores se integrem cada vez mais ao Código de Conduta Ética da entidade. Foram abordados os temas: conceitos de Compliance; atuação do Compliance na Fundação do ABC; ações de “Due Diligence”; definições de assédio moral e sexual no ambiente de trabalho e ações de combate a esta prática; canal de denúncias e fluxo de apuração; e investigações internas.

A expectativa é de dar continuidade aos treinamentos neste segundo semestre. Estão em andamento tratativas para agendamento das atividades nas unidades de Saúde ligadas ao Contrato de Gestão de São Mateus/SP, em núcleos de atendimento de Santo André, no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Itapevi e no Hospital Estadual Mário Covas.

“Em todos os locais que ministramos os treinamentos tivemos um feedback extremamente positivo, tanto das equipes de lideranças, como dos demais colaboradores. Observamos um forte engajamento quanto aos aspectos que envolvem o tema. Há uma percepção de que cada vez mais a Instituição tem aderido às ideias de Integridade, Ética e Conformidade propostas pela área de Compliance, o que nos deixa bastante contentes. Percebemos isso, inclusive, até pelo grande número de solicitações de treinamentos e o crescimento do número de demandas recebidas pelo Departamento nos últimos meses. Isso nos faz acreditar que o Programa de Compliance da Fundação do ABC está em evolução constante e atingindo cada vez mais os níveis de maturidade em todos os seus pilares”, explica o coordenador da área de Compliance, Rafael Menezes.

As unidades que já receberam o treinamento são: Complexo de Saúde de São Bernardo do Campo (Hospital de Clínicas, Hospital da Mulher, Hospital de Urgência e Hospital do Câncer Padre Anchieta); Atenção Básica de São Bernardo; Hospital Geral de Carapicuíba (HGC); Hospital Nardini de Mauá; AME Mauá; Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário (CHSP); além das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPAs) das unidades de Ferraz de Vasconcelos (Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos) e Polo de Atenção Intensiva (PAI) em Saúde Mental da Baixada Santista.

AME Mauá celebra o Dia dos Pais com homenagens a funcionários e pacientes

Postado por Akira Suzuki em 23/ago/2024 -

Em uma demonstração de carinho e valorização, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Mauá, gerenciado pela FUABC em parceria com o Governo do Estado, realizou uma homenagem especial em comemoração ao Dia dos Pais no dia 9 de agosto. Funcionários e pacientes foram surpreendidos com um gesto simples, mas significativo: a entrega de lembrancinhas acompanhadas de votos de um feliz Dia dos Pais.

A ação foi conduzida pelas equipes de enfermagem e da recepção, que percorreram os setores da unidade distribuindo os brindes com mensagens de gratidão e reconhecimento. O objetivo da iniciativa foi não apenas celebrar a data, mas criar um ambiente acolhedor e humanizado, com estímulo às relações entre os profissionais de saúde e pacientes.

As homenagens não se limitaram aos pacientes. Os funcionários que são pais também foram igualmente reconhecidos.

A diretora-geral do AME Mauá, Dra. Adlin Veduato, destacou a importância de momentos de celebração para fortalecer os laços dentro da unidade. “Acreditamos que a humanização no atendimento passa por gestos como este. Queremos que nossos pacientes e colaboradores saibam que são importantes para nós, e que, em datas especiais como o Dia dos Pais, sejam lembrados e homenageados”.

A iniciativa faz parte de um conjunto de ações do AME Mauá voltadas à humanização do atendimento e do bem-estar de todos que frequentam o serviço. Além das homenagens, o ambulatório segue investindo em melhorias estruturais e na qualidade dos serviços prestados. O foco é proporcionar um atendimento cada vez mais eficiente e receptivo, tendo em vista que, além dos cuidados médicos, a atenção e o carinho também integram o processo de cura.

Feira de Saúde da FMABC terá ações de prevenção contra diabetes infantil

Postado por Akira Suzuki em 23/ago/2024 -

Evento incluirá conscientização e testes de diabetes para crianças de 4 a 12 anos, com atividades lúdicas e orientação sobre alimentação saudável

 

Estudantes de Enfermagem da FMABC farão testes glicêmicos nas crianças

A edição deste ano da tradicional Feira de Saúde do Centro Universitário FMABC, que acontecerá neste sábado (24/08) em Santo André, contará com uma novidade. Profissionais e estudantes do curso de Enfermagem estão preparando uma ação de conscientização e testes voltados para crianças de 4 a 12 anos de idade, com foco na identificação e prevenção de diabetes.

As atividades ocorrerão das 9h às 17h no segundo andar do prédio Anexo 3 do Ambulatório de Especialidades da FMABC. Estão previstas várias dinâmicas para permitir que as crianças não apenas aumentem seus cuidados com a saúde como também se divirtam, incluindo fantasias, piscina de bolinhas, brincadeiras e música, além de profissionais especializados em entretenimento infantil para liderar a criançada na diversão.

A ação foi preparada como uma resposta ao aumento de casos de diabetes infantil nos últimos anos, e terá também a presença de uma nutricionista, que irá conversar com as crianças e seus responsáveis sobre a importância de uma alimentação saudável no desenvolvimento, com foco na prevenção de doenças e em evitar os casos de obesidade.

A equipe formada por professores, colaboradores e estudantes do curso de Enfermagem do Centro Universitário FMABC irá fazer os testes glicêmicos das crianças presentes no local, e caso seja detectada uma taxa de glicemia acima do recomendado, direcionar os pacientes para realizarem seus tratamentos nas unidades de saúde mais próximas de suas residências.

A FEIRA DE SAÚDE

A 20ª edição da Feira de Saúde acontecerá em 24 de agosto, das 9h às 17h, com entrada gratuita e aberta para toda a população. Além das ações voltadas para prevenção de diabetes, a programação da Feira neste ano inclui uma série de atividades envolvendo a promoção da saúde e o bem-estar, incluindo aferição de pressão arterial, rastreio de perda auditiva, avaliação mental de idosos, avaliação dermatológica e de índice de massa corporal, além de orientações sobre remédios, qualidade do sono, doenças raras e hipertensão arterial, entre outras.

UTI do HGA realiza “Operação Adorno Zero” para segurança no trabalho

Postado por Akira Suzuki em 21/ago/2024 -

Campanha de conscientização orienta profissionais sobre a importância de não usar adornos durante a jornada, visando a segurança e biossegurança no trabalho

 

Funcionários do HGA foram alertados sobre os perigos dos adornos dentro do setor de saúde

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Guilherme Álvaro (Santos/SP), setor gerenciado pela Fundação do ABC, promoveu a campanha “Operação Adorno Zero”, uma iniciativa focada na conscientização dos colaboradores sobre a importância de não utilizar adornos durante a jornada de trabalho. Realizada pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SEESMT), a ação teve como objetivo reforçar a segurança e a biossegurança no ambiente hospitalar.

Junto com a campanha foi realizado um treinamento entre os dias 11 e 26 de julho, conduzido por Cristiane Leão, técnica em Segurança do Trabalho da UTI. A profissional abordou temas essenciais relacionados à segurança do trabalho, incluindo a definição de biossegurança, responsabilidade e gerenciamento de riscos, percepção de riscos ambientais e a importância da notificação de incidentes.

Durante as sessões, foi enfatizado que o uso de adornos como brincos, pulseiras, colares, relógios de pulso, sapatos abertos e cabelo solto pode aumentar o risco de contaminações e acidentes. A campanha contou com a participação de 120 funcionários da UTI, que receberam orientações detalhadas sobre medidas de prevenção, como paramentação adequada e barreiras de proteção.

A “Operação Adorno Zero” também destacou a importância da vacinação e da profilaxia, além de discutir a gestão de resíduos hospitalares e o total de acidentes de trabalho por Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). A iniciativa faz parte do compromisso do Hospital Guilherme Álvaro e da Fundação do ABC com a segurança e saúde de seus trabalhadores, conforme estabelecido pela Norma Regulamentadora 32 (NR 32), que define as diretrizes básicas para a proteção dos trabalhadores dos serviços de saúde.

Visando humanização, AME Santo André inaugura espaço ecumênico

Postado por Akira Suzuki em 20/ago/2024 -

A diretoria-geral do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Santo André, gerenciado pela FUABC em parceria com o Governo do Estado, entregou dia 19 de agosto um espaço ecumênico para utilização de colaboradores, pacientes e acompanhantes. O espaço, que funciona no primeiro andar, é aberto aos praticantes de todas as religiões para que as pessoas possam fazer suas reflexões, orações, meditações e exercitar a fé.

A criação de um espaço ecumênico visa a humanização do cuidado na unidade, um dos pilares essenciais da assistência em saúde. Os colaboradores se reúnem diariamente no local, que recebeu puffs e um aparador, para realizar uma breve oração antes de iniciar a jornada de trabalho. A ideia é que, mensalmente, a unidade promova encontros com diferentes líderes religiosos. “Percebi que precisávamos estimular isso, mas em um espaço mais adequado. Antes, os funcionários já se reuniam, mas em um pequeno consultório. Agora, o espaço foi ampliado e está à disposição dos colaboradores e público em geral praticantes de qualquer religião”, disse o diretor-geral da unidade, Victor Chiavegato.

Espaços de oração e o respeito às diferentes crenças religiosas dentro dos serviços de saúde são algumas das diretrizes estipuladas pela Política Nacional de Humanização (PNH), do Ministério da Saúde.