Fundação do ABC entrega ‘Selo Bronze’ de qualidade ao AME Sorocaba

Postado por Akira Suzuki em 20/ago/2024 -

Unidade é a segunda a receber a certificação dentro do Programa Corporativo de Qualidade e Melhoria Contínua da FUABC

 

O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Sorocaba recebeu nesta semana o selo interno nível Bronze do Programa Corporativo de Qualidade e Melhoria Contínua da Fundação do ABC. O AME Sorocaba é a segunda unidade gerenciada pela FUABC a cumprir todos os requisitos das avaliações para obter este reconhecimento, precedido pelo Hospital Municipal de Mogi das Cruzes.

O selo Bronze indica que o AME Sorocaba está em conformidade com os padrões de qualidade em termos de Legislação e Documentação. A próxima meta para a unidade é alcançar o nível Prata, que foca em Gestão por Processos e Mapeamento de Riscos, seguido pelo nível Ouro, que representa a excelência em Gestão por Resultados.

Durante a solenidade de entrega da certificação, realizada em 19 de agosto, o presidente da Fundação do ABC, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes, destacou a importância do incentivo à qualidade: “Fizemos questão de estar aqui porque é muito importante esse tipo de incentivo. Quem ganha, quem se beneficia sempre é a população. É nossa obrigação oferecer saúde de qualidade, com excelência. Agradeço a todos os funcionários envolvidos nesse processo. A FUABC seguirá à disposição para que esses projetos continuem em favor da saúde pública. Nosso olhar é voltado para a população, para as pessoas. Vamos trazer sempre coisas novas, novos conceitos, para entregar serviços de saúde com inovação e qualidade”.

Talita Freitas, coordenadora do Escritório Interno de Qualidade do AME Sorocaba, relembrou o empenho da equipe: “Todos os colaboradores da unidade prezam pela segurança do paciente. Foram quase 30 mil consultas médicas, mais de 20 mil consultas não médicas, 3 mil cirurgias e mais de 9,4 mil exames diagnósticos somente no primeiro semestre deste ano. Estamos comprometidos com a continuidade dessa jornada rumo à excelência”, garantiu.

Por sua vez, Verônica Bley, enfermeira de Qualidade, descreveu a trajetória do AME Sorocaba rumo à conquista do selo bronze: “Em novembro de 2023 recebemos a primeira visita diagnóstica da equipe de Qualidade Corporativa. Desde então, começamos a nos reorganizar. Em janeiro deste ano reestruturamos o Escritório de Qualidade e desenvolvemos muitas ações, como a implantação de um sistema de gestão de documentos. Em junho, após uma nova visita da equipe da Fundação do ABC, fomos aprovados para o selo bronze. Vamos em frente rumo à excelência! Agradeço à gestão participativa e ao apoio de todos que foram essenciais neste processo”.

Gleice Girotto, gerente corporativa de Projetos e Qualidade da Fundação do ABC, detalhou a trajetória do departamento e o caminho percorrido até a implementação do Programa Corporativo de Qualidade e Melhoria Contínua. Ela destacou o grande envolvimento das equipes do AME Sorocaba entre a primeira e a segunda visita do departamento, ressaltando o compromisso e a dedicação na busca pelas adequações necessárias para a conquista do selo. “Foram momentos de intenso aprendizado para todos nós, e cada colaborador fez a diferença para a saúde, qualidade e segurança do paciente”, afirmou.

Ana Laura Marcondes do Nascimento, gerente administrativa do AME Sorocaba, acrescentou: “Este é um momento muito emocionante. É o reconhecimento do resultado de um trabalho em equipe, e estamos muito felizes por participar deste processo tão enriquecedor. Tenho um carinho muito especial pelo AME, onde atuo desde o início, há mais de uma década. É uma honra fazer parte dessa equipe. O selo bronze reflete o sucesso do trabalho que estamos fazendo desde o início. Representa o início de muitas outras conquistas que certamente ainda virão. Muito obrigada a todos os colaboradores da unidade e ao apoio da FUABC nesta jornada constante em busca da excelência nos processos e da qualidade do atendimento”.

PROGRAMA DE QUALIDADE

Lançado em setembro do ano passado, o Programa Corporativo de Qualidade e Melhoria Contínua da FUABC oferece suporte técnico às unidades de saúde gerenciadas para que estejam aptas a buscar acreditações de qualidade, assim como estimular o compartilhamento de experiências exitosas e boas práticas. Para isso, foram criados selos internos de avaliação de qualidade assistencial e administrativa instituídos pela própria Mantenedora, divididos em três níveis: Ouro, Prata e Bronze. A expectativa é de que as acreditações nacionais e internacionais das unidades de saúde sejam uma consequência da criação deste programa. O projeto conta com apoio da Presidência e da área de Governança Corporativa da Mantenedora.

AME Santo André realiza treinamento para Brigada de Incêndio

Postado por Akira Suzuki em 16/ago/2024 -

O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Santo André realizou nesta sexta-feira (16 de agosto) o treinamento da Brigada de Incêndio, uma oportunidade para aprimorar as habilidades e conhecimentos das equipes em situações de emergência, além da formação de novos brigadistas. A atividade contou com sessões práticas e teóricas, oferecendo ampla gama de conhecimento aos participantes quanto ao combate a incêndio e primeiros socorros.

Colaboradores provenientes de diversos setores do AME estiveram envolvidos ativamente no treinamento. O objetivo central foi aprimorar a capacidade de resposta da equipe a uma série de situações de emergência, incluindo incêndios, evacuações e primeiros-socorros. Dessa forma, os participantes puderam adquirir conhecimentos vitais e habilidades práticas que podem fazer a diferença em momentos críticos.

O combate a incêndio, por exemplo, foi uma das competências essenciais abordadas durante o treinamento da Brigada de Incêndio. Os participantes aprenderam a lidar com os diferentes tipos da propagação do fogo, a escolher o equipamento adequado e a agir de forma coordenada para conter e extinguir as chamas. Essas habilidades são fundamentais para garantir a segurança das pessoas e dos ativos da instituição.

Outra área abordada foi a prestação de primeiros-socorros. Nesse contexto, os colaboradores do AME Santo André capacitaram-se em agir de maneira rápida e eficaz. A realização desses treinamentos demonstra o compromisso da instituição em manter altos padrões de segurança e prontidão em suas operações cotidianas.

Em Santo André, Hospital Estadual Mário Covas entrega reforma da cozinha

Postado por Akira Suzuki em 16/ago/2024 -

Espaço recebeu novos equipamentos, iluminação e reparos de infraestrutura; unidade fornece média de 1.500 refeições por dia

 

O Hospital Estadual Mário Covas (HEMC), em Santo André, entregou em agosto a reforma do espaço onde funciona a cozinha da unidade. O local recebeu a substituição integral do piso, das torneiras, nova pintura, revitalização da iluminação com a instalação de lâmpadas LED e novos equipamentos como forno, geladeiras industriais e caldeiras. A revitalização durou cerca de dois meses e contou com apoio da equipe de Manutenção do hospital. Por dia, a unidade fornece média de 1.500 refeições a colaboradores e pacientes.

A reorganização do espaço trouxe melhorias de fluxos para colaboradores da área. Houve adequação do acesso à entrada do almoxarifado interno e foi construída uma barreira para separar o fluxo entre produtos higienizados e com sujidades. Além disso, foram adquiridos novos utensílios de cozinha como pratos, talheres e bandejas. A unidade agora aguarda a entrega de carrinhos térmicos para o acondicionamento das refeições dos pacientes. Já a ambiência recebeu reforço com a instalação de adesivos temáticos, que tornaram o espaço mais acolhedor e receptivo. “Essa revitalização representa nosso contínuo compromisso em prestar um atendimento cada vez mais humanizado para pacientes, colaboradores e usuários em geral”, disse a coordenadora do Serviço de Nutrição e Banco de Leite Humano do HEMC, Christiane Ribeiro Bello Dozzo. O cardápio também foi reformulado e as salas administrativas reformadas.

A entrega da cozinha do HEMC marca a conclusão da reforma do espaço, onde também foi restaurado o refeitório, que funciona em ambiente anexo. Entregue em abril, a reforma contou com a adequação completa da infraestrutura, reforma hidráulica e de iluminação, além da troca de mesas, cadeiras e instalação de layout decorativo. O refeitório tem capacidade para 72 pessoas sentadas.

A entrega oficial da cozinha do HEMC foi realizada no dia 7 de agosto e contou com as presenças do presidente da Fundação do ABC, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes, do diretor-geral do HEMC, Dr. Adilson Cavalcante, da diretora administrativa-financeira, Heloisa Molinari, da coordenadora do Serviço de Nutrição, Christiane Dozzo, e demais colaboradores.

AME Sorocaba fortalece rede de Saúde da região com ações de matriciamento

Postado por Akira Suzuki em 16/ago/2024 -

O Ambulatório promoveu visitas a UBSs para fortalecer a integração da saúde, discutindo encaminhamentos corretos e compartilhando ações bem-sucedidas

 

Enfermeira Verônica de Goes Bley e médica Dra. Tatiana Brisola Gonçalves em ação no “Minuto Saúde”

Dando continuidade às ações de matriciamento, o AME Sorocaba, unidade gerenciada pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, promoveu em agosto visitas a duas Unidades Básicas de Saúde do município – UBS Ulisses Guimarães e UBS Vitória Régia –, com o objetivo de fortalecer a integração entre as redes de saúde.

Capitaneados pela médica Dra. Tatiana Brisola Gonçalves e pela enfermeira Verônica de Goes Bley, ambas especialistas em Saúde da Família e Comunidade, esses encontros ocorreram em 13 de agosto e reuniram profissionais de diversas áreas, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, colaboradores administrativos e coordenadores das unidades, que discutiram os trabalhos realizados, apresentaram dados sobre absenteísmo e reforçaram a importância de encaminhamentos corretos para garantir um atendimento equânime.

Neste dia, a supervisora de Área de Saúde de Sorocaba, Taíza Adrião da Cruz, também participou das visitas. A equipe compartilhou ações bem-sucedidas implementadas em outras unidades e municípios, destacando a importância da comunicação eficiente para a resolução de casos e os benefícios diretos aos pacientes.

Complementando as ações de matriciamento, estão sendo realizadas campanhas de educação chamadas internamente de “Minuto Saúde”, em que a Dra. Tatiana e a enfermeira Verônica ministram palestras informais e sucintas, ali mesmo, na sala de espera. Os chamados “letramentos” versam sobre diversos assuntos, conforme os temas mensais do cronograma do Ministério da Saúde e da Fundação do ABC.

Em agosto, o foco é a amamentação. “Embora o ‘Minuto Saúde’ e o matriciamento possam parecer distintos, eles se complementam ao assegurar que as informações sobre amamentação, como neste caso, sejam não apenas disseminadas, mas também integradas pelos usuários”, explica Verônica.

Assim, a dupla conduz momentos de orientação e troca de experiências com os pacientes enquanto estes aguardam atendimento. Nesses momentos, são discutidos mitos e verdades sobre o aleitamento materno, enfatizando a importância do ato para a saúde do bebê e da mãe. Com essas ações, o AME Sorocaba espera melhorar a cada dia a qualidade do atendimento aos pacientes.

Gripe, alergia ou resfriado? Cuidado com as doenças de inverno!

Postado por Akira Suzuki em 15/ago/2024 -

Foto: Freepik

Espirros, coriza, febre – Acho que fiquei resfriado! Ou gripado? A dúvida é bastante comum, principalmente com a queda acentuada da temperatura e o aumento dos casos de gripe, resfriado e também das alergias respiratórias. Esse acréscimo ocorre devido a combinação entre termômetros lá embaixo, maior concentração de poluentes e baixa umidade do ar. Para piorar, nessa época do ano as pessoas tendem a ficar mais tempo aglomeradas em ambientes fechados para fugir do frio, o que favorece a circulação de vírus, bactérias e, consequentemente, a proliferação das doenças respiratórias.

“Na alergia tipo rinite, por exemplo, não há febre e predominam os espirros em salva (que se repetem várias vezes). Também estão presentes muita coceira no nariz e nos olhos, lacrimejamento e olhos vermelhos. Por outro lado, no resfriado pode haver febre, tosse, dor de garganta e dores no corpo”, explica a professora e chefe do Departamento de Pediatria do Centro Universitário FMABC, Dra. Neusa Falbo Wandalsen.

Segundo a doutora, os sintomas da gripe são bem mais intensos. “Febre, dores no corpo e indisposição ocorrem com muito mais força do que no resfriado e podem levar a pessoa a ficar acamada. Também pedem cuidado redobrado, pois a gripe pode evoluir para pneumonia, que é considerada uma complicação grave”, alerta Dra. Neusa, que acrescenta: “Outra diferença entre gripe e resfriado é que a gripe é sazonal, com picos no outono e no inverno. Já os resfriados ocorrem durante o ano todo”.

Entre as principais recomendações preventivas no inverno, a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo aconselha evitar ambientes fechados e aglomerações de pessoas, assim como o contato direto com indivíduos gripados ou com resfriados. Também é indicado sempre lavar as mãos, principalmente após a higiene nasal, e cobrir a boca e nariz ao espirrar, lavando as mãos posteriormente. Recomenda-se beber bastante água para hidratar o organismo e manter a alimentação balanceada, com sopas e caldos ricos em verduras e legumes, assim como com frutas – principalmente as que contêm vitamina C, como a laranja, acerola e outras frutas ácidas.

Hospital Estadual Mário Covas oferece curso de Excel para colaboradores

Postado por Akira Suzuki em 14/ago/2024 -

Iniciativa visa aprimorar habilidades técnicas e aumentar eficiência no ambiente de trabalho

 

Primeira turma da capacitação reuniu 70 participantes

O Hospital Estadual Mário Covas (HEMC), unidade gerenciada pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, concluiu recentemente a primeira turma do curso de Excel destinado aos colaboradores, marcando um passo importante no desenvolvimento profissional das equipes. Amplamente utilizada no universo corporativo, a ferramenta da Microsoft é um software de planilhas eletrônicas que permite criar, editar e gerir dados por meio de tabelas.

A iniciativa surgiu após a área de Gestão de Pessoas identificar a necessidade de treinamento por meio de levantamentos internos e análises de processos seletivos para áreas administrativas. Diante dessa demanda, o hospital encontrou em seu próprio quadro de funcionários um instrutor: Felipe Morais, supervisor de Almoxarifado do HEMC. O profissional foi convidado a desenvolver e ministrar o curso, aproveitando suas habilidades e conhecimentos no Excel.

O treinamento, que atraiu 70 participantes, abordou uma ampla gama de tópicos, desde as funções básicas do Excel até os recursos mais avançados. Os colaboradores tiveram a oportunidade de aprender sobre organização de dados, criação de fórmulas complexas, utilização de tabelas e gráficos dinâmicos, construção de dashboards e automação de tarefas. A abordagem teve como objetivo não apenas melhorar as habilidades técnicas dos funcionários, mas também aumentar a eficiência nos processos internos do hospital.

A administração do HEMC expressou grande satisfação com o resultado do curso e as perspectivas que ele traz. A expectativa é de que as habilidades adquiridas pelos participantes sejam aplicadas em suas rotinas de trabalho, contribuindo para a otimização de processos e para uma gestão mais eficaz. O sucesso da iniciativa e a alta procura pelo treinamento já levaram a administração a considerar a abertura de novas turmas, demonstrando o compromisso contínuo da instituição com o aprimoramento profissional de seus colaboradores.

AME Itapevi celebra Dia dos Pais com coffee break especial para colaboradores

Postado por Akira Suzuki em 14/ago/2024 -

Evento homenageou pais com momentos de confraternização e emoção

 

Ação reuniu colaboradores para uma refeição especial

O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Itapevi, unidade gerenciada pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, promoveu um evento especial em comemoração ao Dia dos Pais. A iniciativa, organizada pela Comissão de Eventos da unidade, reuniu os colaboradores que são pais para um coffee break de carinho e atenção aos detalhes.

O encontro, que teve como objetivo expressar a importância e o respeito pelos pais da instituição, ofereceu aos participantes uma variedade de bebidas e petiscos selecionados. Em um ambiente descontraído, os pais puderam trocar histórias e compartilhar risadas, criando momentos de alegria e companheirismo.

Para complementar a atmosfera acolhedora, a comissão organizadora selecionou uma trilha sonora suave, que contribuiu para tornar o ambiente mais festivo e agradável. O ponto alto da celebração foi a exibição do vídeo da música “Copiei de Você”, interpretada por Rafinha Acústico, que emocionou os presentes e despertou sentimentos relacionados à paternidade.

Com essas ações, o AME Itapevi tinha como objetivo que os pais presentes no coffee break levassem consigo não apenas as lembranças dos momentos compartilhados, mas o sentimento de valorização e gratidão pela oportunidade de celebrar essa data tão especial no ambiente de trabalho.

Médico Paulo Muzy abre 49º Congresso Médico Universitário do ABC

Postado por Eduardo Nascimento em 14/ago/2024 -

Organizado por estudantes da FMABC, evento é considerado um dos maiores congressos da categoria no País

 

Muzy trouxe à tona discussão a respeito do uso de suplementação na atualidade. Foto Instagram @comuabc

Médico e influenciador digital com quase 8 milhões de seguidores somente no Instagram, Paulo Muzy comandou em 12 de agosto a palestra de abertura da 49ª edição do Congresso Médico Universitário do ABC, o COMUABC. Considerado um dos maiores do País em sua categoria, o evento é organizado pelos alunos do Centro Universitário FMABC.

Criado em 1976, neste ano o congresso conta com uma programação repleta de palestras, mesas redondas, debates e workshops, com o objetivo de complementar a formação acadêmica e desenvolver a pesquisa científica na graduação.

A cerimônia de abertura contou com discurso inaugural do reitor do Centro Universitário, o infectologista Dr. David Uip. Por sua vez, o Dr. Paulo Muzy trouxe à tona discussão a respeito do uso de suplementação na atualidade.

Até o dia 16 de agosto, o COMUABC ainda trará atividades teórico-práticas, cursos e workshops acerca dos mais diversos temas envolvendo saúde e com profissionais renomados em suas áreas de atuação. Também haverá a apresentação de trabalhos científicos, proporcionando aos participantes o que há de mais recente em pesquisa e atuação médica.

A organização do evento fica a cargo dos próprios estudantes do Centro Universitário, que ano após ano proporcionam a plataforma para permitir que sejam levantadas discussões importantes sobre os caminhos da Medicina. Desde sua criação, o congresso já recebeu mais de 20 mil participantes e profissionais da Saúde como palestrantes ou membros de comissões julgadoras.

Hospital Mário Covas e USP renovam convênio em Odontologia Hospitalar

Postado por Akira Suzuki em 12/ago/2024 -

Continuidade da parceria fortalece a formação de dentistas especializados em pacientes com necessidades especiais, como pacientes oncológicos com baixa imunidade

 

O Hospital Estadual Mário Covas (HEMC) e a Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP) acabam de renovar termo de convênio que permite a continuidade das atividades da disciplina de Odontologia Hospitalar do curso de especialização em Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais (OPNE) na unidade de saúde.

O convênio existe desde 2014 e reforça a cooperação técnica entre as instituições, garantindo a formação de profissionais qualificados para atender pacientes com necessidades especiais, como pacientes oncológicos com baixa imunidade.

Conforme detalhado no extrato do convênio, os cirurgiões-dentistas matriculados no curso de especialização na Faculdade de Odontologia da USP realizarão a disciplina de Odontologia Hospitalar no Serviço de Odontologia do HEMC. A parceria prevê que os alunos iniciem suas atividades como observadores e, posteriormente, atuem sob a supervisão do corpo clínico do HEMC.

A disciplina de Odontologia Hospitalar da USP tem a duração de três meses e é essencial para capacitar dentistas a lidarem com pacientes que apresentam condições de saúde complexas, necessitando de cuidados específicos durante os tratamentos odontológicos.

Tratativas estão em andamento para estender a parceria a outras entidades, como a Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD), possibilitando que alunos de graduação em Odontologia também tenham acesso a essa formação especializada.

Palestras de Diversidade e Inclusão da FUABC mobilizam 463 colaboradores

Postado por Maíra Oliveira em 09/ago/2024 -

Especialistas debateram durante a semana temas como inclusão da mulher no ambiente de trabalho, assédios e desigualdade racial

 

A Fundação do ABC encerrou nesta semana a primeira edição do Ciclo de Palestras de Diversidade e Inclusão, que reuniu 463 colaboradores durante a semana. O evento trouxe renomados especialistas em suas áreas de atuação para debater assuntos como inclusão da mulher no ambiente de trabalho, assédio moral e sexual, desigualdade racial, etarismo no ambiente corporativo, integração do público LGBTQIA+, entre outras pautas. O evento foi promovido no campus do Centro Universitário FMABC e contou com colaboradores da Mantenedora, unidades gerenciadas e FMABC.

O objetivo da iniciativa é jogar luz em temas sensíveis que têm sido pautas frequentes no universo corporativo e na sociedade atual, com foco em proporcionar um ambiente mais inclusivo e livre de intolerâncias. A ideia é cultivar um ambiente de trabalho onde todos sintam-se valorizados e respeitados — independentemente de suas origens, crenças, orientações sexuais, raças, gêneros ou etnias.

A abertura do evento foi realizada no dia 5 de agosto pelo presidente da FUABC, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes, que destacou a importância do debate de assuntos como representatividade e respeito às diferenças. “Quando tratamos desse processo de igualdade e de resgate às diversidades e às minorias, acredito que estamos em busca de pagar uma dívida de todos nós, enquanto parte de uma sociedade, que temos para com o outro, aquele que foi colocado num processo de oportunidade diferente do que nós estamos. Acredito muito nesse trabalho e no respeito à diversidade, seja no atendimento de pacientes vítimas de violência, seja no ambiente corporativo. É um valor que permeia a FUABC, como permeia o Estado e todo o Brasil. Parabéns a todos os departamentos envolvidos nesta iniciativa, e deixo meu agradecimento a todos os palestrantes convidados”.

A desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, doutora e mestre pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e professora convidada da Universidade de Coimbra, de Portugal, Dra. Ivani Contini Bramante, abriu as atividades da semana com a palestra “Inclusão da mulher no ambiente de trabalho”.

“É uma honra estar aqui para falarmos de um tema que é tão caro para todos nós. Há uma preocupação mundial com a inclusão, mas ainda estamos engatinhando neste sentido. Inclusão não é uma tarefa fácil. É algo que exige mudança profunda de cultura. E a formação histórica da nossa sociedade é baseada em discriminação, vide o tempo da escravidão. Buscar a diversidade significa incluir. E não basta não discriminar, é necessário acolher”, explica a palestrante, que abordou temas como as metas globais para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 17) e da Agenda 2030, ambos estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), além de aspectos relacionados à inclusão da mulher no ambiente corporativo.

Na sequência das atividades, a Procuradora do Trabalho, Dra. Sofia Vilela de Moraes e Silva, ministrou no dia seguinte uma palestra sob o tema “Atuação do Ministério Público do Trabalho no combate ao assédio sexual e moral, especialmente contra a mulher.” Já no dia 8 foi a vez da advogada e integrante do Grupo de Estudos de Gênero da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pós-graduada em Direitos Difusos e Coletivos pela Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo, Dra. Claudia Patricia Luna, que conduziu palestra sobre “Desigualdade racial no ambiente de trabalho e inclusão da população negra no ambiente corporativo”.

No mesmo dia, a advogada, professora universitária e pós-doutora em Direitos Humanos pela Universidade de Salamanca, na Espanha, Dra. Carmela Dell’Isola, abordou o tema “Etarismo e discriminação da população idosa no ambiente corporativo”.

A semana de debates foi encerrada na sexta-feira (09/08) pelo advogado e mestre em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), Dr. Luiz Felipe Roque, que debateu junto aos colaboradores o assunto “Integração do público LGBTQIA+ nas organizações”. O psiquiatra, professor universitário e coordenador médico da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Santo André, Dr. Tomaz Eugenio Abreu Silva, encerrou oficialmente o evento com a palestra “Condições que afetam o público LGBTQIA+ nos casos de discriminação.”

O evento foi organizado pelos departamentos de Compliance, Recursos Humanos, Serviço de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) e Jurídico, com apoio da Comunicação da FUABC.