Postado por Akira Suzuki em 01/ago/2024 -

Equipes do Lucy Montoro de Sorocaba e do Centro de Fisioterapia e Reabilitação de Capão Bonito
O Centro de Reabilitação Lucy Montoro de Sorocaba, gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com o Governo de São Paulo, recebeu dia 26 de julho a visita técnica da equipe do Centro de Fisioterapia e Reabilitação da cidade de Capão Bonito, localizada a cerca de 130 quilômetros de Sorocaba. O objetivo foi conhecer a estrutura e o fluxo de atendimento da unidade, que integra a rede estadual de saúde sendo referência em reabilitação física na região.
Composta por fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, a equipe visitante conheceu toda a estrutura física e de equipamentos do Lucy Montoro de Sorocaba. Na ocasião, o grupo também teve acesso aos fluxos institucionais, o que promoverá maior assertividade nos encaminhamentos que o município realiza.
Para a fisioterapeuta Fernanda Guimarães, que acompanhou a comitiva, receber visitas de representantes de outros municípios só reforça a expertise e o compromisso que a unidade tem com a excelência no atendimento. “Saber que nosso trabalho é visto com tanto reconhecimento e estarmos juntos na busca por atender mais e melhor nossa população é muito gratificante”.
A UNIDADE
Assumida pela Fundação do ABC em agosto de 2023, a unidade de reabilitação da Rede Lucy Montoro de Sorocaba fornece atendimentos de alta complexidade e é referência para moradores dos municípios de Sorocaba, Itapeva e Itapetininga, região que engloba cerca de 2,4 milhões de habitantes. Trata-se do segundo equipamento de Saúde gerenciado pela FUABC no município, onde desde 2020 também responde pela administração do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Sorocaba.
Postado por Akira Suzuki em 01/ago/2024 -

A capacitação prevê etapas teóricas e práticas
O Hospital Geral de Carapicuíba (HGC), unidade gerenciada pela Fundação do ABC em parceria com o Governo de São Paulo, realizou recentemente um treinamento de habilitação para a aplicação da vacina BCG, direcionado a mais de 100 colaboradores do hospital e do município. O evento foi uma iniciativa da Educação Permanente do HGC e teve como objetivo aprimorar as competências dos profissionais para a administração segura da vacina.
A capacitação foi estruturada em duas etapas: teórica e prática. A parte teórica ocorreu nos dias 12 e 16 de julho e incluiu palestras e workshops que abordaram os protocolos e procedimentos essenciais para a correta aplicação da vacina BCG, uma imunização fundamental na prevenção da tuberculose, especialmente em recém-nascidos. A prática está agendada para começar em agosto e será concluída em dezembro de 2024, proporcionando aos participantes a oportunidade de aplicar o conhecimento adquirido em ambiente supervisionado.
Dr. Luiz Gamba, médico neonatologista e pediatra do HGC, enfatizou a relevância deste treinamento para os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS). “No HGC, temos um alto índice de vacinação, com praticamente 100% dos pacientes recebendo a vacina, e raramente os pais se recusam a aplicá-la. A recomendação atual é de que a BCG seja aplicada na maternidade por profissionais habilitados, antes da alta hospitalar, para assegurar a vacinação e a proteção”, destacou Dr. Gamba.
O treinamento visa não apenas a capacitação dos profissionais, mas também a garantia de que os recém-nascidos de Carapicuíba recebam a proteção necessária contra a tuberculose. A vacinação na maternidade, conduzida por profissionais devidamente treinados, é fundamental para manter os altos índices de imunização e prevenir a disseminação da doença.
Postado por Fernando Valini em 31/jul/2024 -

Postado por Maíra Oliveira em 30/jul/2024 -
No dia 17 de julho as áreas de Educação Permanente e do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital Geral de Carapicuíba (HGC) promoveram uma palestra em alusão à campanha Julho Amarelo, que simboliza o mês de luta contra as hepatites virais. A palestra foi ministrada pela médica infectologista do SCIH do HGC, Dra. Aline Lopes, que abordou a fisiopatologia, formas de contágio e prevenção das hepatites. A unidade é gerenciada pela FUABC em parceria com o Governo do Estado.
Ao término da palestra, o Núcleo de Atendimento de Infectologia de Carapicuíba (NAIC) realizou testes rápidos de hepatites, sífilis e HIV para colaboradores, prestadores de serviço e acompanhantes. Os resultados foram disponibilizados em até 15 minutos, com sigilo absoluto.
A enfermeira do SCIH do HGC, Fernanda Perine, destacou a importância do diagnóstico precoce. “Quando diagnosticadas no tempo adequado, as doenças são tratadas de maneira mais leve, sem grandes intervenções. Na maioria dos casos, o tratamento é feito com medicamentos orais, que têm ótima tolerabilidade e resposta. Por isso, é fundamental a prevenção e o diagnóstico precoce para evitar complicações mais graves”, explica.
Além disso, o NAIC disponibilizou caixas com preservativos em pontos estratégicos de entrada e saída do hospital, permitindo que os usuários possam retirá-los livremente e como forma de incentivar ainda mais a prevenção.
Postado por Maíra Oliveira em 29/jul/2024 -
A Fundação do ABC organiza na próxima semana, entre 5 e 9 de agosto, o “Ciclo de Palestras de Diversidade e Inclusão”.
Palestrantes renomados trarão à tona assuntos importantes como inclusão da mulher no ambiente de trabalho, assédio moral e sexual, desigualdade racial, etarismo no ambiente corporativo, integração do público LGBTQIA+, entre outras pautas.
O evento é organizado pelos Departamentos de Compliance, Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), Recursos Humanos e Jurídico da FUABC.
Todos os colaboradores da FUABC estão convidados (Mantenedora, Centro Universitário FMABC e unidades gerenciadas). Não é necessário se inscrever.
PARTICIPE!
Postado por Akira Suzuki em 26/jul/2024 -
Em uma iniciativa para aprimorar a capacidade de resposta em situações de emergência, o corpo assistencial do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Santo André, gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, participou na primeira quinzena de julho de um treinamento de RCP (ressuscitação cardiopulmonar). O treinamento foi conduzido pelo equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do município.
Até o momento, 20 profissionais do AME de Santo André já participaram das sessões de capacitação. O objetivo é que, até o final de agosto, todos os 150 membros do corpo assistencial, incluindo médicos e enfermeiros, concluam o treinamento.
A RCP é um conjunto de manobras de primeiros-socorros destinadas a restabelecer a ventilação pulmonar e a circulação sanguínea em vítimas de parada cardiorrespiratória. Este treinamento é de grande importância, pois permite que os profissionais de saúde reconheçam e ajam rapidamente em casos críticos, utilizando técnicas como a abertura das vias respiratórias, ventilação e compressão torácica.
A parada cardiorrespiratória pode ocorrer devido a várias causas, incluindo asfixia, intoxicação, traumatismos, eletrocussão, afogamento, estado de choque, sufocamento e diversas doenças cardíacas e pulmonares. Quando aplicada corretamente, a técnica pode fazer a diferença entre a vida e a morte, sendo uma prática universalmente aceita e presumidamente consentida, exceto em casos no qual a intervenção é considerada cruel, como em pacientes terminais sem perspectiva de cura ou recuperação.
Postado por Akira Suzuki em 25/jul/2024 -

Gerente corporativa de RH da FUABC, Nubia Secafem de Freitas conduziu a apresentação
A Fundação do ABC, por meio de sua Diretoria Executiva de Recursos Humanos (RH), lançou oficialmente nesta semana seu Programa de Qualidade de Vida no Trabalho. A iniciativa visa integrar e expandir ações já existentes nas unidades na FUABC, promovendo um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo para seus mais de 28 mil colaboradores. Compareceram ao evento representantes das áreas de RH das unidades gerenciadas, além do engenheiro-chefe de Segurança do Trabalho da FUABC, Amaury Machi Junior.
A gerente corporativa de RH da FUABC, Nubia Secafem de Freitas, destacou a importância da iniciativa. “Nosso maior patrimônio são as pessoas. Precisamos de um programa institucional robusto que reflita isso”, afirma. O programa será fundamentado em quatro pilares principais: bem-estar físico, mental, econômico e social.
BEM-ESTAR FÍSICO
O primeiro pilar concentra-se na segurança ocupacional e na promoção de um ambiente de trabalho seguro e ergonômico. “Precisamos garantir que todos os nossos colaboradores trabalhem em condições seguras, prevenindo acidentes e doenças”, explica a gestora. As ações incluem melhorias na higiene e na alimentação, além de investimentos em infraestrutura para tornar o ambiente de trabalho mais funcional e confortável.
A Mantenedora e o Instituto de Infectologia Emílio Ribas II, do Guarujá, mencionaram algumas de suas ações. Por exemplo, as da Comissão de Humanização que incluem as campanhas do Janeiro Branco, Outubro Rosa e Novembro Azul. Já no Hospital Municipal Mogi das Cruzes (HMMC), está em andamento o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, que promove atendimentos de urgência, consultas ambulatoriais e marcação de exames médicos e de cirurgias. O Centro Universitário FMABC promove a avaliação do desempenho das atividades laborais.
BEM-ESTAR MENTAL
Reconhecendo a crescente demanda por suporte psicológico, especialmente após a pandemia, este pilar visa oferecer apoio psicológico contínuo aos colaboradores. “A pandemia impactou profundamente nossos profissionais. Precisamos de um olhar diferenciado para essas questões”, ressalta Nubia. Algumas unidades já contam com suporte de psicólogos e psiquiatras, e a ideia é expandir esses serviços.
O absenteísmo também é uma preocupação crescente na Fundação do ABC. A instituição tem criado mecanismos para combater o número de faltas dos colaboradores, o que tem gerado impactos diretos na produtividade e nos custos operacionais. O novo programa busca enfrentar essa questão por meio da melhoria das condições de trabalho e do bem-estar dos funcionários, visando reduzir o absenteísmo e promover maior estabilidade na força de trabalho.
BEM-ESTAR ECONÔMICO
O desenvolvimento profissional é o foco deste pilar. A FUABC pretende implementar programas de crescimento e valorização dos talentos internos. “Somos formadores de profissionais que se destacam no mercado. Precisamos reter esses talentos”, disse Nubia. A iniciativa também prevê a revisão de benefícios, com foco em oferecer pacotes mais atrativos e que contribuam para a qualidade de vida dos funcionários.
O Contrato de Gestão de São Mateus/SP, gerenciado pela FUABC em parceria com a Prefeitura de São Paulo, já tem seu programa de Banco de Talentos, que visa identificar profissionais com potencial dentro do quadro de colaboradores. Outra iniciativa é o canal de sugestões, por onde os funcionários podem enviar ideias de melhorias sobre algum procedimento dentro das unidades. Aqueles que têm suas ideias implantadas ganham recompensas, como dias de folga.
BEM-ESTAR SOCIAL
Este pilar está relacionado à promoção de espaços de convivência e ações culturais. Várias unidades sob gestão da FUABC já possuem áreas de descanso e atividades de descompressão, como as do Hospital de São Mateus e do Hospital Estadual Mário Covas (HEMC), que recentemente revitalizou seu espaço de convivência. “Esses espaços são essenciais para que os colaboradores possam relaxar e se recuperar durante a jornada de trabalho”.
Durante a palestra, diversos funcionários compartilharam suas experiências e as boas práticas já implementadas nas unidades. A FUABC pretende estabelecer um comitê responsável por monitorar e coordenar as atividades, garantindo a implementação das melhores práticas em todas as unidades. “Estamos construindo um futuro melhor para todos os nossos profissionais. Juntos, podemos transformar nosso ambiente de trabalho em um espaço mais saudável e acolhedor”, finaliza Nubia.

Postado por Akira Suzuki em 19/jul/2024 -

Nubia Secafem de Freitas, gerente corporativa de Recursos Humanos da FUABC
A Diretoria Executiva de Recursos Humanos da Fundação do ABC (FUABC) realizou, dia 18 de julho, a apresentação do novo sistema de ponto desenvolvido pela empresa portuguesa Sisqual. O evento, que aconteceu no auditório da Unidade de Apoio Administrativo (UAA), reuniu diretores e representantes das áreas de RHs das unidades gerenciadas pela FUABC, totalizando cerca de 30 participantes.
A gerente corporativa de Recursos Humanos da FUABC, Nubia Secafem de Freitas, enfatiza como a nova ferramenta ajudará na gestão de pessoal. “A implantação da Sisqual como ferramenta de gestão de ponto e gestão de escala assistencial vem auxiliar as unidades da Fundação do ABC a otimizar os processos, garantir a assertividade, a celeridade na gestão do ponto e principalmente no gerenciamento de pessoas”, afirma.
A palestra iniciou com uma breve introdução e apresentação dos representantes da Sisqual. Endrigo Duarte, diretor comercial da empresa, destacou as melhorias que o novo sistema trará para a Fundação do ABC. “O principal benefício que uma ferramenta de workforce management traz para uma instituição como a Fundação é a otimização. É trazer para dentro da Mantenedora todo o processo otimizado e tornar mais próximas as unidades gerenciadas. É um ganho de qualidade para quem utiliza a instituição, como os pacientes, mas também um ganho para a equipe, que são os principais bens da Fundação. São 28 mil colaboradores que vão se beneficiar com uma ferramenta que vai levar qualidade de vida para eles e otimização do seu tempo de trabalho”, destaca.
A consultora de projetos e apoio ao cliente da Sisqual, Camila Vilas Boas, ressaltou a capacidade do sistema em otimizar processos. “Nosso sistema de gestão da força de trabalho traz como principal objetivo a questão da otimização de processos. As tarefas são automatizadas e o gerenciamento de pessoas e de equipes se torna mais fácil, trazendo redução de custos, como horas extras, banco de horas e também do tempo que os gestores gastam hoje para fazer esse manejo da força de trabalho através de escalas lançadas em Excel. Hoje, automatizamos tudo isso com a nossa solução”, explica Camila sobre o software.

Endrigo Duarte e Camila Vilas Boas, da empresa Sisqual, apresentam o novo software de ponto
Durante a apresentação foram abordados os módulos contratados pela Fundação do ABC e suas funcionalidades, destacando a importância da integração do sistema com o ERP (Enterprise Resource Planning) da FUABC, que utiliza o software TOTVS. O novo sistema já é utilizado no Hospital Estadual Mário Covas (HEMC), em Santo André e nos hospitais do Complexo de Saúde de São Bernardo, e a implementação já começou no Hospital Geral de Carapicuíba (HGC) e nas unidades da Rede de São Bernardo do Campo. A previsão é que, gradativamente, seja estendida para todas as unidades gerenciadas pela FUABC.
Os participantes do evento esclareceram dúvidas e entenderam como o sistema poderá facilitar o dia a dia dos gestores e colaboradores, proporcionando uma gestão mais eficiente e integrada. A expectativa é que a nova ferramenta traga melhorias significativas na administração do ponto e escalas, contribuindo para a constante melhora de performance dos serviços prestados pela FUABC.
Postado por Akira Suzuki em 19/jul/2024 -
O Centro Universitário FMABC conquistou pela segunda vez consecutiva o selo “Instituição Socialmente Responsável”, certificação concedida pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES) às instituições que realizam projetos com foco no bem-estar social e no desenvolvimento sustentável das comunidades em que estão inseridas.
O selo é resultado da participação do Centro Universitário na 19ª Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, e reconhece o sucesso dos projetos de extensão desenvolvidos pela instituição, respondendo às questões sociais identificadas pela comunidade e incentivando os estudantes a criarem soluções e se engajarem na busca por melhorias coletivas.
Foram cerca de 50 projetos submetidos pelo Centro Universitário FMABC à ABMES, envolvendo todos os cursos oferecidos pela entidade e abordando uma série de demandas relacionadas à saúde pública e questões sociais. As ações não se limitam apenas aos muros da instituição de ensino, abraçando a comunidade com projetos que atingem creches e unidades de saúde da região.
A Campanha de Responsabilidade Social é realizada pela ABMES desde 2005, e tem como principal objetivo aumentar a visibilidade das ações de responsabilidade social realizadas pelas instituições ao longo do ano. Os participantes contribuem para ampliar a conscientização da sociedade sobre o importante papel desempenhado por faculdades, centros universitários e universidades particulares de todo o País.
Mais de sete mil ações sociais foram registradas por instituições de ensino superior de todo o País em 2023, englobando diversas áreas, como educação, saúde, cultura e meio ambiente. Mais de um milhão de pessoas no país foram beneficiadas com as atividades, entre elas milhares de moradores da região do ABC que puderam fazer parte dos projetos desenvolvidos pela FMABC. O selo de “Instituição Socialmente Responsável” pode ser usado em publicações oficiais e materiais de divulgação.
“Nós assumimos o compromisso com a comunidade de cumprir demandas no âmbito da inclusão e do desenvolvimento econômico e social. A contribuição se dá por meio das ações de ensino, pesquisa, extensão e assistência. Esse compromisso é representado pelos projetos que resultaram na conquista desse selo”, explica Jamili Rasoul Salem de Souza, coordenadora do curso de Psicologia e Procuradora Institucional da entidade.
Postado por Akira Suzuki em 19/jul/2024 -

Evento reuniu equipe técnica do HEMC e pacientes
Em comemoração ao Julho Verde, mês dedicado à conscientização mundial sobre câncer de cabeça e pescoço, o Hospital Estadual Mário Covas (HEMC), em Santo André, gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado, promoveu dia 17 de julho a primeira edição da Manhã da Conscientização sobre Câncer de Cabeça e Pescoço.
A iniciativa partiu do setor de Fonoaudiologia do hospital e foi organizado pelos fonoaudiólogos Leandro Alves Viana e pela professora Dra. Marisa Ruggieri Marone, coordenadora do departamento. A abertura do evento foi conduzida pelo diretor-geral do HEMC, Dr. Adilson Cavalcante.
A programação contou com palestras de especialistas na área. A primeira foi com a cirurgiã de cabeça e pescoço, Dra. Jaqueline Cavagna Bombonato, que ministrou a aula “Câncer de Boca e sua Prevenção”. Em seguida, a especialista em Bucofaringolaringologia, Dra. Beatriz Krentz, abordou o tema “Sinais de Alerta e Prevenção do Câncer de Laringe”.
Após o intervalo, os participantes assistiram à aula “Reabilitação Pulmonar”, apresentada pela empresa Coloplast Atos Medical, também apoiadora do evento. O próprio Leandro Alves Viana conduziu uma sessão de depoimentos de pacientes laringectomizados totais, proporcionando um momento de troca de experiências.
O fonoaudiólogo, responsável pela iniciativa, destacou a importância da conscientização e prevenção dos tumores de cabeça e pescoço. “A conscientização é importante para que se possa reconhecer sintomas e agir precocemente, tentando evitar ou minimizar as consequências e sequelas do câncer de cabeça e pescoço, além da prevenção dos fatores de risco”, explica.
O profissional também enfatiza o papel do HEMC na reabilitação desses pacientes. “Entre outros casos de câncer de cabeça e pescoço, no HEMC há pacientes laringectomizados totais provenientes do ambulatório de cabeça e pescoço em atendimento fonoaudiológico para reabilitação da disfagia, estimulação, treino com laringe eletrônica e adaptação de próteses que os auxiliam a desenvolver habilidades para se comunicarem novamente por meio da fala”.
Viana ressaltou a importância do acolhimento e da inclusão dos pacientes. “Nós, da Fonoaudiologia do HEMC, consideramos importante fazer parte dessa conscientização para que nossos pacientes sejam incluídos, acolhidos, que percebam que não são os únicos a possuírem uma condição especial e que há maneiras de voltar a ter uma qualidade de vida adequada”, finaliza.