Postado por Maíra Oliveira em 18/jul/2024 -

Divulgação/Governo do Estado de SP
A Rede de Reabilitação Lucy Montoro de Diadema, gerenciada pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, se destaca pelo seu programa de reabilitação visual. O programa inclui o ensino do sistema braile de leitura e o uso de tecnologias de ponta, essenciais para a qualidade de vida dos pacientes com deficiência visual. Inaugurada em 2021, a unidade atende atualmente 338 pacientes, dos quais 16 estão sendo atendidos no programa de reabilitação visual.
O espaço conta com um ambiente adaptado para os treinamentos necessários durante o processo de reabilitação como óculos especializados, lupas de alta precisão, lentes adaptativas, telescópios para uso pessoal e bengalas de mobilidade. Cada um desses dispositivos é escolhido com base nas necessidades específicas do paciente, garantindo um atendimento individualizado e eficaz.
Acometida por um glaucoma causado por diabetes descompensada, a assistente de departamento pessoal Jucelia Vitória da Rocha, de 49 anos, iniciou o processo de reabilitação na unidade há dois meses com perda da visão no olho esquerdo e perda proporcional no olho direito.
Apesar do tratamento ser recente, Jucelia diz sentir mais ânimo e forças para seguir em busca de melhora. Semanalmente, ela vai até a unidade para realizar a reabilitação visual e testa algumas lentes oculares que a auxiliam em atividades básicas do dia a dia, desde leituras até o deslocamento da casa para o trabalho ou para o Lucy.
Como parte do tratamento, Jucelia também participa do treinamento para mobilidade que ensina o paciente a se deslocar com segurança. “Isso tem me dado bastante confiança para que eu possa andar sozinha, com mais liberdade e sentindo menos incômodo ao caminhar. Também estou em adaptação de lentes próprias para que eu possa fazer pequenas leituras. Tudo isso me traz dignidade e não me deixa totalmente ociosa”, afirma.
O processo de reabilitação visual inicia-se com o acolhimento do paciente pelo oftalmologista, assistente social e psicólogo para avaliar se o paciente atende aos critérios necessários para o tratamento. Após as consultas, o médico qualifica o tipo de perda visual como baixa visão ou cegueira, prescrevendo as orientações necessárias para cada caso.

Divulgação/Governo do Estado de SP
Para iniciar o tratamento, Jucelia passou por avaliações em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) próxima a Santo André, região onde reside, e após as análises, o médico solicitou o encaminhamento para reabilitação. A assistente conta ter sido bem assistida desde o início. “Desde as meninas da recepção até a enfermagem, o acolhimento dos profissionais tem sido maravilhoso. Eles são treinados não só para nos auxiliar em relação à doença, mas também quanto ao nosso emocional. Por isso, tem me dado prazer em me deslocar da minha casa porque sei que lá vou passar momentos gostosos de companheirismo e amizade”.
Após a indicação médica, os pacientes passam por um treinamento especializado, conduzido por um ortoptista e/ou um terapeuta de orientação em mobilidade. “O treinamento é crucial para garantir o uso correto dos recursos, maximizando os benefícios das tecnologias no seu dia a dia”, destaca a diretora-geral do Lucy Diadema, Marina Daminato.
Jucelia observa o programa de reabilitação como um divisor de águas em sua vida, trazendo mais autoconfiança e esperança. “Quando chego ao Lucy, fico feliz em ver tantas pessoas sendo assistidas e que estão tendo a oportunidade de um recomeço. Isso traz vida e a esperança de que ainda existe futuro, independente da situação que estejamos”.
ACESSO AO SERVIÇO
A SES destaca que as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) são a porta de entrada para iniciar o tratamento oftalmológico no Sistema Único de Saúde (SUS).
Após a primeira consulta na atenção básica, o paciente será encaminhado para serviços especializados em oftalmologia do Estado ou do próprio município, dependendo do grau de complexidade de seu quadro clínico.
Nos Ambulatórios Médicos de Especialidades (AME) ou nos serviços municipais de oftalmologia, o paciente passa pelo atendimento e caso tenha o diagnóstico que constate a irreversibilidade do quadro com baixa visão ou cegueira, o indivíduo pode ser encaminhado para o Serviço de Reabilitação Lucy Montoro Diadema, que oferece diversos atendimentos especializados em reabilitação física/motora e visual, destinados a proporcionar um cuidado integral e de qualidade aos pacientes.
LUCY MONTORO DE DIADEMA
A unidade oferece uma ampla gama de serviços especializados em reabilitação física e visual, destinados a proporcionar um cuidado integral e de qualidade aos pacientes. Entre os serviços disponíveis destacam-se fisiatria, oftalmologia, fisioterapia, terapia ocupacional, psicologia, assistência social, enfermagem, fonoaudiologia, nutrição, condicionamento físico, orientação em mobilidade, ortóptica, oficinas terapêuticas e pedagógicas.
Postado por Akira Suzuki em 17/jul/2024 -

Integrantes do Movimento Dislexia TDAH do Grande ABC celebram em frente ao Cristo Redentor iluminado de laranja
O Cristo Redentor, maior cartão postal do Brasil, foi iluminado de laranja durante uma hora no último sábado (13/07), em uma celebração ao Dia Mundial do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). A ação foi parte da campanha “TDAH Além dos Rótulos”, idealizada pelo grupo Movimento Dislexia TDAH do Grande ABCD, e contou com o apoio da Cellera Farma.
O objetivo da ação era ampliar a conscientização sobre a necessidade de diagnóstico e tratamento do transtorno, permitindo que se desenvolva o aprendizado e sejam promovidas melhorias na qualidade de vida de pessoas que possuem TDAH.
O TDAH é caracterizado por padrões persistentes de desatenção, hiperatividade e impulsividade que interferem no funcionamento diário e no desenvolvimento pessoal, impactando a vida do indivíduo. Existem tratamentos e cuidados que ajudam a melhorar a qualidade vida do paciente.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, no Brasil, até 2022, a prevalência de TDAH era estimada em 7,6% em crianças e adolescentes com idade entre 6 e 17 anos, 5,2% nos indivíduos entre 18 e 44 anos e 6,1% nas pessoas maiores de 44 anos apresentando sintomas de TDAH.
O Movimento Dislexia TDAH do Grande ABCD conta com membros da equipe do Núcleo Especializado em Aprendizagem Interdisciplinar do Centro Universitário FMABC (NEA-FMABC), assim como outros simpatizantes da causa.
O movimento conta com diversos trabalhos em favor da conscientização sobre TDAH, dislexia e neurodesenvolvimento, incluindo palestras e diversas ações em locais públicos para alertar o público sobre sinais dos transtornos e seus tratamentos.
Postado por Akira Suzuki em 17/jul/2024 -

Brigadeiro de milho foi o grande vencedor do concurso de pratos típicos
No dia 12 de julho, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Santos realizou uma Festa Julina que reuniu colaboradores para uma tarde repleta de diversão e sabores da época. O evento contou com uma variedade de atividades, incluindo comidas típicas, sorteios, brincadeiras e muito mais, proporcionando momentos de descontração e integração. Os profissionais da unidade se juntaram para comprar as prendas e os doces.
A festa foi considerada um sucesso, com destaque para o concurso de pratos típicos, em que os participantes demonstraram suas habilidades culinárias e criatividade. O primeiro lugar foi conquistado com um brigadeiro de milho, que encantou os jurados pelo sabor e apresentação. Em segundo lugar, ficou um tradicional bolo de fubá com goiabada, seguido por uma cocada cremosa, que garantiu a terceira posição.
A premiação ofereceu prêmios aos vencedores. O campeão do concurso levou para casa uma luminária equipada com caixa de som e carregador sem fio, enquanto o segundo colocado foi agraciado com um kit de cozinha composto por 12 peças. O terceiro lugar recebeu um elegante conjunto de seis facas, complementando a motivação e o reconhecimento dos participantes.
Postado por Akira Suzuki em 17/jul/2024 -

O espaço kids é voltado para o entretenimento e diversão das crianças
A unidade do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) da Praia Grande, gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, celebrou recentemente a inauguração de dois novos ambientes destinados a melhorar a experiência de pacientes e visitantes: o espaço kids e a sala de acolhimento. Esses novos espaços visam proporcionar um ambiente mais acolhedor e humanizado para todos os frequentadores.
O espaço kids foi criado pensando nas necessidades dos pacientes mais jovens e nos filhos dos pacientes que frequentemente acompanham seus responsáveis nas consultas e exames. Este ambiente é voltado ao entretenimento e diversão das crianças, garantindo que o tempo de espera seja mais agradável e menos estressante para elas. Além de brinquedos e atividades recreativas, o espaço também pode ser utilizado para o desenvolvimento do método montessoriano — técnica que consiste na promoção da liberdade e independência das crianças — promovendo o aprendizado e a formação infantil de forma lúdica e interativa.
A sala de acolhimento é outro importante avanço, equipada com maca para descanso, pia, iluminação ambiente, cadeira de amamentação e doação de lenços umedecidos e fraldas. Este espaço foi concebido para oferecer privacidade e conforto para mães que desejam amamentar, bem como para qualquer pessoa que necessite de um local mais tranquilo e reservado para serem submetidos a exames. O objetivo é proporcionar um ambiente sereno e acolhedor, onde pacientes e visitantes possam se sentir à vontade.
Além das inaugurações, o AME Praia Grande também implementou iniciativas voltadas ao bem-estar e à criatividade, como a oficina de garrafas sensoriais. Este projeto visa transformar garrafas PET em instrumentos terapêuticos, estimulando a criatividade e proporcionando benefícios sensoriais, especialmente para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). As crianças podem criar suas próprias garrafas e levá-las para casa, contribuindo para a redução do desperdício e promovendo a sustentabilidade.
Outro destaque é a exposição de arte com telas feitas pelos funcionários. A cada dois meses, um novo tema é escolhido, incentivando os colaboradores a expressarem suas emoções e histórias através da pintura. Este projeto não só promove a união e a inspiração no ambiente de trabalho, mas também revela o potencial artístico e a diversidade de perspectivas da equipe do AME. As obras finalizadas são expostas em setores relacionados ao tema abordado, enriquecendo o ambiente com arte e criatividade.

Postado por Maíra Oliveira em 12/jul/2024 -

Atendimento de Oftalmologia no AME Mauá
Celebrado em 10 de julho, o Dia Mundial da Saúde Ocular alerta para a prevenção e diagnóstico precoce das doenças oculares. O oftalmologista e gerente médico do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Mauá, Rodrigo Toledo Mota, faz importantes alertas sobre doenças perigosas que podem acometer a saúde ocular, especialmente de adultos e idosos. A unidade é gerenciada pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo.
Os problemas oculares podem ocorrer em todos os tipos de pessoas, sobretudo em idosos, que devido ao processo de envelhecimento passam por alterações na visão, advindas de fatores naturais ou não. Catarata, glaucoma, retinopatia diabética e degeneração macular relacionada à idade são algumas das doenças que mais acometem a saúde ocular da população idosa.
Somente no Estado, de acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), foram realizados 3.964 procedimentos clínicos ambulatoriais por glaucoma em 2023. De janeiro a abril deste ano, foram 1.289 casos. Causada por uma pressão intraocular elevada, a doença pode levar a perda gradual da visão e se não tratada, pode causar cegueira.
O tratamento para o glaucoma é feito inicialmente com colírios. Entretanto, a doença não tem cura. Por isso, a importância do monitoramento para ter o diagnóstico precoce e evitar a perda total da visão. “São sinais de atenção a pressão intraocular acima de média e a alteração nos nervos ópticos, detectáveis no exame de fundo de olho. Além disso, o histórico familiar também deve ser analisado, pois em alguns casos a doença é hereditária”, explica Rodrigo Toledo Mota.

Gerente médico do AME Mauá, Dr. Rodrigo Toledo Mota
A catarata, também comum na população acima dos 60 anos, é causada por fatores como envelhecimento do cristalino, traumatismos ou complicações por alguma doença, resultando nas vistas embaçadas ou turvas. “Alguns casos também podem ser influenciados pela diabetes ou uso de colírios com corticoide sem indicação médica”, afirma o especialista.
Na retinopatia diabética, o alto nível de açúcar no sangue altera o funcionamento dos vasos sanguíneos, danificando o fluxo de sangue para os órgãos do corpo. Já na degeneração macular, a idade é o fator de desenvolvimento da perda de visão parcial ou total em idosos.
Em todos os casos, existem medidas que podem evitar o desenvolvimento ou o agravamento dos problemas oculares como:
Consultar regularmente o oftalmologista: realizar exames oftalmológicos de rotina ajuda a detectar precocemente problemas de visão. No caso de qualquer trauma ou alteração nas vistas, é recomendável marcar uma consulta. Para idosos, o ideal é passar por uma avaliação anualmente, ainda que não tenha sintomas.
Tenha uma alimentação balanceada: os hábitos alimentares influenciam o funcionamento de todos os órgãos, principalmente os olhos, por isso, manter uma alimentação rica e variada em vegetais, proteínas e fibras é benéfico para todo o corpo.
Controlar doenças crônicas: quadros de diabetes, hipertensão e demais comorbidades devem ser controladas para evitar complicações de saúde como as oculares, associadas a essas doenças.
Descansar a visão: reduzir o cansaço visual causado por exposição a dispositivos eletrônicos ou luzes é fundamental para a saúde ocular. Além disso, é necessário fazer o uso correto dos óculos de grau e lentes de contato, quando indicadas, para evitar danos progressivos à visão.
ACESSO À REDE ESPECIALIZADA
A Secretaria de Estado da Saúde destaca que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) são a porta de entrada para iniciar o tratamento oftalmológico no Sistema Único de Saúde (SUS).
Após a primeira consulta na atenção básica, o paciente será encaminhado para os serviços especializados em oftalmologia do Estado ou do próprio município, dependendo do grau de complexidade de seu quadro clínico.
Nos Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs), o paciente passa pelo tratamento e após esse período, caso tenha o diagnóstico que constate a irreversibilidade do quadro com baixa visão ou cegueira, o indivíduo pode ser encaminhado para a Rede de Reabilitação Lucy Montoro de Diadema, também gerenciado pela FUABC, que oferece diversos atendimentos especializados em reabilitação física/motora e visual, destinados a proporcionar um cuidado integral e de qualidade aos pacientes.
Aqueles que são mais frequentemente acessados pelos pacientes da Reabilitação Visual incluem serviços como terapia ocupacional, nutrição, assistência social, orientação e mobilidade e ortóptica.
Postado por Akira Suzuki em 11/jul/2024 -

Treinamento abordou diversos aspectos cruciais para a realização do exame de EEG
No dia 28 de junho, a equipe do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Sorocaba, liderada pela coordenadora de enfermagem Talita Correa e pela técnica de enfermagem Fernanda Mena, realizou um treinamento intensivo sobre eletroencefalograma (EEG) para a equipe de enfermagem do Hospital Geral de Carapicuíba (HGC). As duas unidades são gerenciadas pela Fundação do ABC.
O treinamento abordou diversos aspectos cruciais para a realização do exame de EEG, incluindo conceitos básicos, preparo do ambiente e do paciente, locais corretos para colocação e fixação dos eletrodos, escalas para visualização do traçado e dicas para interpretação de interferências. A iniciativa teve como objetivo principal aprimorar a capacitação técnica dos profissionais de enfermagem, garantindo a execução adequada do procedimento e, consequentemente, a obtenção de resultados mais precisos.
Segundo Fernanda Mena, técnica de enfermagem do AME Sorocaba, “é muito importante seguir todas as recomendações para realização do exame, para reduzirmos o máximo possível as interferências que podem aparecer no traçado. Desta forma, o médico poderá ter uma melhor visualização, concluir um diagnóstico e orientar o tratamento que promova uma qualidade de vida ao paciente.”
A parceria entre o AME Sorocaba e o HGC demonstra um compromisso contínuo com a excelência na prestação de serviços de saúde, buscando sempre a atualização e o desenvolvimento profissional da equipe de enfermagem. Com este tipo de iniciativa, aumentam as chances de que os pacientes recebam um atendimento de alta qualidade, com diagnósticos precisos e tratamentos eficazes.
Postado por Akira Suzuki em 10/jul/2024 -

Heloisa Molinari e Dr. Adilson Cavalcante inauguram o “Covinhas”
O Hospital Estadual Mário Covas (HEMC), localizado em Santo André e gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, finalizou dia 5 de julho a revitalização do espaço de convivência para colaboradores. O local, carinhosamente apelidado de “Covinhas”, recebeu uma série de melhorias, incluindo novos equipamentos e mobiliário. O objetivo da iniciativa é proporcionar um ambiente mais acolhedor e funcional para os trabalhadores.
O diretor-geral do hospital, Dr. Adilson Cavalcante, ressaltou a importância do espaço revitalizado para utilização dos colaboradores. “Nosso objetivo principal é proporcionar um ambiente onde o colaborador possa relaxar, ler um livro ou acessar a internet. Queremos que eles se sintam confortáveis e acolhidos, assim como eles fazem com nossos pacientes. Cuidar bem de quem cuida dos nossos pacientes é fundamental”, afirmou Dr. Adilson.
A reforma, que durou cerca de 90 dias, trouxe ao “Covinhas” diversos novos equipamentos, como máquinas de venda de refrigerantes e lanches, máquina de café, dois caixas eletrônicos, dois computadores com acesso à internet, wi-fi, ventiladores e uma seleção de livros. Além disso, o espaço agora conta com mesas e cadeiras, poltronas, uma TV e uma bancada com bancos. Tudo pensado para oferecer conforto e praticidade aos colaboradores.
Além dos novos equipamentos, parte do mobiliário foi confeccionada pela própria equipe do hospital, o que demonstra um esforço conjunto para melhorar o ambiente de trabalho. “Conseguimos ventiladores e computadores por meio de doações, e as bancadas e o banco de madeira foram feitos por nossa equipe. O espaço agora é adequado para descanso, estudo e até para conversas informais, promovendo um ambiente mais leve e agradável”, disse Heloísa Molinari, diretora administrativa financeira.
Já segundo Lídia Rodrigues Moreno Dias Salgado, gerente de gestão de pessoas do HEMC, a reforma do espaço era uma necessidade antiga. “O espaço estava sem o suporte adequado para os funcionários. A revitalização foi uma luta de tempos, mas conseguimos os recursos necessários e fizemos a reforma para que eles se sentissem aconchegados. Foi um passo importante para demonstrar o respeito da instituição pelos colaboradores”, destacou Lídia.
A iniciativa contou com doações e recursos próprios do hospital. A próxima etapa, segundo a diretora administrativa, será a reforma dos vestiários da entrada, continuando o processo de melhorias para os colaboradores. “Queremos que eles sintam que o hospital olha por eles e proporciona um espaço agradável, trazendo boas energias para o dia a dia”, concluiu.

Postado por Maíra Oliveira em 05/jul/2024 -

A equipe de Treinamento e Desenvolvimento do Complexo de Saúde de São Bernardo do Campo (CSSBC) realizou em junho uma série de treinamentos para lideranças e não lideranças.
Foram desenvolvidos os temas: Trabalho em Equipe, Comunicação e Excelência no Atendimento ao Cliente. O objetivo é aprimorar comportamentos que engajem os colaboradores e elevem os resultados da instituição.
Para tanto, são utilizadas metodologias ativas de aprendizagem. O foco é estimular cada participante a compreender seu papel e o impacto que gera no sucesso dos serviços prestados aos munícipes.
Para a coordenadora de Seleção e Desenvolvimentos de Pessoas do CSSBC, Alexandra Bernardo, a riqueza da troca de experiências em sala faz com que as equipes encontrem soluções para questões do cotidiano de forma mais assertiva.
“Recebemos feedbacks dos gestores das áreas nos dizendo que o relacionamento na equipe mudou significativamente, que estão mais unidos. A comunicação está mais fluída e estão mais engajados para resolver conflitos que, no passado, impactavam as entregas da área. Esse é o nosso propósito. Para isso temos uma programação de treinamentos abertos, para os quais montamos turmas e chamamos os colaboradores de todo o Complexo. É uma troca incrível e gratificante, compartilhamos e aprendemos muito.”
Também são realizados os treinamentos do Programa de Desenvolvimento de Líderes, com as temáticas: Somando as Diferenças – Integrando a Pessoa com Deficiência; Feedback; Comunicação Não Violenta; Formação de Equipes de Alta Performance; Inteligência Emocional; Gestão de Conflitos e Autorresponsabilidade.
Postado por Eduardo Nascimento em 05/jul/2024 -

No último dia 21 de junho, o SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba realizou uma palestra educativa aos colaboradores do AME Sorocaba sobre a importância do uso racional da água e apresentou métodos práticos de economia para contribuir com a preservação do meio ambiente.
A palestra foi conduzida por um biólogo do SAAE, que destacou os desafios atuais relacionados à escassez de recursos hídricos e a necessidade urgente de mudar hábitos de consumo. “O uso consciente da água não é apenas uma questão ambiental, mas também econômica e social”, afirmou o biólogo Luiz Augusto de Assumpção, que completou: “Cada gota economizada faz diferença na preservação dos nossos recursos naturais e na qualidade de vida das futuras gerações”.
Além de conscientizar sobre a importância do uso racional da água, a equipe da SAAE ensinou diversas técnicas práticas para reduzir o consumo diário, entre as quais:
– Reutilização da água: Aproveitar a água da lavagem de roupas para limpar quintais e calçadas.
– Manutenção preventiva: Verificar regularmente vazamentos em torneiras, chuveiros e tubulações.
– Uso de dispositivos economizadores: Instalar arejadores em torneiras e chuveiros para reduzir o fluxo de água sem perder a eficiência.
– Redução do tempo de banho: Tomar banhos mais curtos e fechar a torneira enquanto se ensaboa.
– Irrigação consciente: Regar plantas e jardins nas primeiras horas da manhã ou no final da tarde, evitando a evaporação excessiva.
Vanessa Aparecida da Silva, técnica de segurança do trabalho do AME Sorocaba, reforçou a importância das boas práticas no dia a dia. “Cada um de nós tem um papel fundamental na preservação dos recursos hídricos. Pequenas atitudes, quando somadas, geram um grande impacto positivo no meio ambiente”, destacou Vanessa.
Os participantes da palestra saíram motivados a adotar as práticas recomendadas e a disseminar o conhecimento adquirido entre amigos e familiares.
Postado por Eduardo Nascimento em 05/jul/2024 -

Reconhecidas como manifestação cultural nacional, as festas juninas também fazem parte do calendário de eventos do Centro de Reabilitação Lucy Montoro de Sorocaba. Em 24 de junho, a equipe multidisciplinar da unidade reuniu pacientes e colaboradores em um momento de muita descontração e alegria, unindo o propósito terapêutico à interação social.
Além de comidas, músicas e trajes típicos, os colaboradores e pacientes participaram da quadrilha improvisada, com direito a “casamento”, barracas com pescaria, correio da amizade, eleição do Rei e da Rainha do Milho, entre outras atividades elaboradas para estimular a integração entre as equipes e os pacientes.
“Momentos assim são importantes para abrandar a rotina intensa de terapias e promover a confraternização e o vínculo entre pacientes e colaboradores”, ressaltou o coordenador da unidade, Diego Moraes Garcia.
