Hospital Geral de Carapicuíba organiza encontro de gestantes

Postado por Akira Suzuki em 07/maio/2024 -

Gestantes que planejam dar à luz no Hospital Geral de Carapicuíba (HGC), gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado, participam mensalmente de um curso preparatório que orienta gestantes e acompanhantes sobre o passo a passo da maternidade, especialmente sobre os cuidados pré e pós-parto. O objetivo da iniciativa é proporcionar acolhimento e preparar as futuras mamães para o tão aguardado nascimento do bebê, além de oferecer orientações fundamentais em um momento que é comum ter muitas dúvidas e preocupações.

O curso é realizado toda última quinta-feira do mês com as gestantes que realizam pré-natal na rede municipal de saúde. A edição mais recente ocorreu em 25 de abril, no auditório da unidade, e reuniu cerca de 30 participantes. “É muito importante esse encontro com as nossas futuras mamães para que conheçam o serviço e possam trocar informações, experiências e aprender. Todo dia aprendemos algo novo nessa integração entre mãe e bebê, que é tão especial nas nossas vidas. Não tem uma mãe que não se lembre desse momento. A dor nós esquecemos, mas o momento torna-se único. Que todas desfrutem desse curso que foi preparado com muito carinho pela nossa equipe”, disse a diretora-geral da unidade, Sandra Gallo, na abertura do evento.

O curso teve início com a apresentação do psicólogo clínico da unidade, Reginaldo Santos, que propôs uma dinâmica que envolveu os acompanhantes das gestantes, na maioria maridos, namorados ou pais. O profissional abordou aspectos como saúde mental da mulher, suporte familiar, autocuidado, puerpério, amamentação e fatores emocionais. Em seguida, a assistente social Genivalda Caetano trouxe orientações às gestantes sobre planejamento familiar e direitos e benefícios, como auxílio licença-maternidade e licença paternidade. A apresentação inicial do curso foi concluída pela supervisora de enfermagem do bloco materno-infantil do HGC, Luana Patricio, responsável pela organização do evento.

NA PRÁTICA

A atividade foi dividida em três estações, montadas na área externa do auditório, que simularam um treinamento realístico com uso de bonecos, bolas de pilates e outros recursos. As gestantes puderam aprender, na prática, sobre amamentação, cuidados pré e pós-parto e manejo do recém-nascido. Foram abordados temas como parto humanizado, técnicas de aleitamento materno, manobras de desengasgo, entre outros assuntos. As estações foram ministradas por três enfermeiras: Andressa Mansani, especializada em Obstetrícia, e Daniela da Costa Fumegal – ambas colaboradoras da unidade; e pela representante da Lactare, banco de leite privado que presta serviço à unidade, Raíssa Souza.

Na edição de abril do curso de gestantes do HGC compareceram representantes de serviços de Saúde de Osasco e de Barueri, que conheceram a dinâmica da atividade com o intuito de implantá-la em suas unidades de atuação. Também prestigiou o evento a articuladora de humanização do Núcleo Gestor de Humanização da Secretaria de Estado da Saúde, Cleide Prestes.

Higiene das mãos: Prevenção que salva vidas!

Postado por Fernando Valini em 06/maio/2024 -

Higiene das mãos:Prevenção que salva vidas!

Centro Hospitalar Municipal de Santo André começa a realizar cirurgias eletivas de catarata

Postado por Akira Suzuki em 06/maio/2024 -

No início dos atendimentos, 20 pacientes já foram operados; expectativa da Secretaria de Saúde é que as cirurgias aconteçam todos os sábados

 

Paciente é atendido para cirurgia de catarata no CHMSA (foto: Helber Aggio/PSA)

Gerenciado pela Fundação do ABC, o Centro Hospitalar Municipal (CHM) Dr. Newton da Costa Brandão, em Santo André, começou a realizar cirurgias oftalmológicas de catarata dia 4 de maio. A medida visa absorver parte da demanda do município.

A Secretaria de Saúde de Santo André iniciou os atendimentos no CHM com a cirurgia em 20 pacientes. A expectativa é de que os procedimentos sejam realizados, inicialmente, aos sábados, com a possibilidade de ampliação das agendas.

“Iniciamos mais esta ação para melhorar a qualidade de vida da nossa gente, permitindo que essas pessoas voltem a enxergar normalmente e recebam um tratamento adequado dentro deste novo modelo de gestão que implementamos para agilizar os atendimentos e zerar filas”, destacou o prefeito Paulo Serra.

Até chegar à última etapa do processo, que é a cirurgia, o munícipe é atendido inicialmente pela rede de atenção básica do município e, posteriormente, encaminhado ao oftalmologista, no Poupatempo da Saúde, localizado dentro do Atrium Shopping. A partir daí, caso haja indicação cirúrgica por parte do médico especialista, os exames pré-operatórios são realizados e a data da cirurgia marcada.

“Dentro do processo de desenvolvimento que o CHM vem passando nos últimos anos, o início das cirurgias oftalmológicas demonstra o potencial e a funcionalidade do Sistema Único de Saúde (SUS) de Santo André”, disse o médico Dr. Willian Faria, diretor técnico do CHM, que acompanhou o início dos atendimentos.

“Essa estratégia confirma que a rede de saúde andreense está articulada para cuidar dos usuários com profissionais altamente qualificados, com acesso e cuidado à população de forma integral e universal”, completou o diretor-geral da rede de Atenção Hospitalar, Victor Chiavegato.

Gilmar Perencin, 67 anos, uma das primeiras pessoas atendidas no sábado (04/05), destacou a agilidade no atendimento e como o procedimento o encheu de esperança. “Desde que descobri a catarata até o meu encaminhamento, fui muito bem atendido. Agora estou mais sossegado, pois vou conseguir recuperar a minha capacidade de enxergar e é vida que segue”, comentou.

A DOENÇA

A catarata é a doença que mais causa cegueira no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Uma das principais causas é o envelhecimento, que causa uma lesão ocular que deixa o cristalino dos olhos opaco. O único tratamento possível nestes casos é o cirúrgico.

A realização da cirurgia de catarata é rápida, não causa sequelas e é feita com o uso de anestesia local. Na ocasião, o cirurgião realiza a substituição do cristalino danificado e é colocada uma lente artificial, que vai recuperar a função perdida da visão.

No hospital, antes da cirurgia oftalmológica, é utilizado um colírio para dilatação da pupila. Como os procedimentos são rápidos, os pacientes operados têm alta no mesmo dia, com recomendação de uso de colírio a base de antibiótico e corticoide, em casa, durante o pós-cirúrgico.

Além de iniciar cirurgias de catarata no CHM, algo histórico no município, parte da demanda seguirá absorvida pelo Centro Universitário da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC).

AME Santo André amplia humanização com inauguração de ‘Espaço Kids’

Postado por Akira Suzuki em 03/maio/2024 -

Nova área lúdica visa melhorar a experiência das crianças que acompanham os pais e aguardam por consultas, exames e procedimentos

 

Em uma iniciativa voltada para a humanização do atendimento, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Santo André inaugurou recentemente o Espaço Kids, destinado a criar um ambiente agradável e acolhedor para crianças que acompanham os pais em consultas, exames e procedimentos. Localizado no piso térreo, próximo ao Laboratório e ao Serviço Social, o espaço é uma resposta direta às necessidades das famílias que frequentam a unidade.

O projeto, fruto de colaboração entre o setor de Hotelaria e a Comissão de Humanização, começou a tomar forma no final de abril. “A instalação do Espaço Kids é uma iniciativa de humanização que enxergou uma oportunidade de melhorar a ambiência e a estadia das crianças no AME Santo André”, explica a Dra. Maria Odila Gomes Douglas, diretora-geral da unidade. “Criamos um espaço onde as crianças podem se divertir, interagir e passar o tempo, enquanto os pais podem ficar tranquilos, sabendo que seus filhos estão em um lugar seguro e estimulante”.

Equipado com mesinhas, cadeiras e diversos materiais de desenho e pintura, o Espaço Kids permite que as crianças se expressem artisticamente, contribuindo para um tempo de espera mais divertido e menos estressante. A recepção positiva dos primeiros dias de funcionamento já motivou planos de expansão. Segundo a administração do AME, estão previstos espaços similares em todos os quatro andares da unidade, visando acolher ainda mais crianças e famílias.

A medida reflete uma tendência crescente em instituições de saúde de priorizar não apenas os tratamentos médicos, mas também o bem-estar emocional dos pacientes e seus acompanhantes. Com o Espaço Kids, o AME Santo André reafirma seu compromisso de oferecer um atendimento mais acolhedor, tanto para adultos quanto para o público infantil.

Hospital da Mulher de Santo André aumenta em 35% o número de cirurgias

Postado por Akira Suzuki em 03/maio/2024 -

Programa Saúde Fila Zero e parto natural humanizado contribuem para a mudança; cirurgias eletivas ginecológicas já representam 50% dos procedimentos

 

Em 2023, foram realizadas 3.099 cirurgias no Hospital (foto: Divulgação/ PSA)

O Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein, em Santo André, vem registrando números significativos em relação aos procedimentos cirúrgicos. O total de cirurgias realizadas em 2023 aumentou 35% em relação a 2022. As cirurgias eletivas ginecológicas em 2024 já correspondem a 50% das cirurgias feitas, superando os partos, que representam 36%. A mudança ocorre principalmente pelo direcionamento da Secretaria de Saúde das cirurgias ginecológicas para o hospital, por meio do programa Fila Zero, além de maior procura das mulheres e orientação da equipe médica para o parto humanizado.

“O Hospital da Mulher é referência e está estruturado para cuidar da saúde integral da mulher em todas as fases da vida. Atualmente, a andreense não faz apenas o parto no hospital, ela passa por consultas, exames e também cirurgias. Recentemente, fizemos forte investimento em equipamentos de última geração como mamógrafo, aparelhos de ultrassom e densitometria óssea. Os números atuais refletem essa nova realidade e o programa Fila Zero contribuiu para essa mudança,” destaca o secretário de Saúde, Gilvan Junior.

Em 2022, foram realizadas 2.638 cirurgias; 3.099 em 2023 e 592 no primeiro bimestre de 2024, divididas em cirurgias ginecológicas e do recém-nascido, mastologia e partos. Para se ter ideia da dimensão dos números, entre 2008 e 2012 foram realizadas 4.249 cirurgias no Hospital da Mulher, em seus primeiros anos de funcionamento.

Em 2022, destes números totais, os partos representavam 54% dos procedimentos, ante 35% de cirurgias ginecológicas. A realidade mudou em 2023, quando foram feitas 44% de cirurgias ginecológicas e 40% de partos. A diferença aumenta ainda mais nos números de 2024, onde as cirurgias ginecológicas representam 50% dos procedimentos cirúrgicos e os partos 36%.

“Aumentamos de três cirurgias ao dia para 13, em média. Promovemos mudanças administrativas e físicas para atender a demanda da cidade. Quando absorvemos as cirurgias do Fila Zero, isso foi necessário. O mesmo tipo de parto humanizado feito em grandes hospitais privados é feito aqui. Isso também gera maior interesse, mas sempre priorizando a segurança e a escolha da mulher,” pontua o diretor-geral da rede de Atenção Hospitalar de Santo André, Victor Chiavegato.

O percentual de ocupação média dos ambientes hospitalares também reflete essa mudança. Em 2022, a ocupação da maternidade foi de 71% e da clínica cirúrgica 67%. Em 2023, a maternidade permaneceu 57% ocupada e a clínica cirúrgica 86%. Neste início de ano, os números apontam para 31% de ocupação da maternidade e 88% na clínica cirúrgica.

PARTO HUMANIZADO

O parto humanizado é um direito de toda gestante, proporcionando protagonismo à mulher, que tem suas escolhas respeitadas e ouvidas. As equipes médica e de enfermagem interferem apenas se houver algum problema com a mãe ou o feto. O Hospital da Mulher promove o parto normal e natural humanizado, assim como a cesárea humanizada, realizada por decisão da mãe com 39 semanas – o procedimento cirúrgico é previsto em lei ou feito por indicação da equipe médica por sofrimento fetal.

“Acolhemos nossas munícipes gestantes com extrema empatia e respeito. Nesse momento único e especial do nascimento precisamos garantir a segurança e o bem-estar da mãe e seu bebê, além de contarmos com uma equipe qualificada. Trabalhamos também com os métodos não farmacológicos para o alívio da dor, como as massagens com óleos essenciais, musicoterapia e cromoterapia. Garantimos ainda a presença de um acompanhante escolhido pela própria gestante”, destaca a diretora técnica do Hospital da Mulher, Ana Paula Ponceano.

Futuras mamães de São Caetano fazem visita guiada ao Hospital Zerbini

Postado por Akira Suzuki em 03/maio/2024 -

Encontro tem orientações sobre parto e puerpério, e distribuição de kits de berço

 

As gestantes que participaram da primeira visita monitorada receberam kits para berço (foto: Eric Romero/PMSCS)

A Secretaria de Saúde de São Caetano do Sul levou em 24 de abril o primeiro grupo de gestantes participantes das oficinas com temas que envolvem saúde da mulher na gestação, parto e puerpério, para conhecer o Hospital Euryclides de Jesus Zerbini, maternidade onde, em breve, terão seus bebês. Na ocasião, o Fundo Social de Solidariedade ofereceu kits de berço e deu orientações sobre a entrega de enxovais. A unidade de saúde é gerida em parceria com a Fundação do ABC.

Ao todo, 17 gestantes e acompanhantes realizaram essa visita monitorada à maternidade, onde puderam tirar todas as dúvidas sobre o parto, conhecer o espaço e a equipe que irá atendê-las.  Essa foi a primeira turma a concluir a oficina, que teve início em 2023 após capacitação de toda a rede.

Em julho de 2023, a Casa da Gestante realizou capacitação de todas as equipes de Atenção Básica com Estratégia Saúde da Família (ESF), divulgando o segmento de atenção à gestante, bebê e puérpera nas UBSs. “O índice de mortalidade infantil está diretamente ligado à qualidade da assistência oferecida às gestantes. Para que possamos continuar atingindo níveis preconizados pela Organização Mundial da Saúde, reorganizamos a linha de cuidado às gestantes, envolvendo toda a rede para que a mulher possa receber assistência de qualidade durante todo o pré-natal, até o parto e puerpério”, explicou a secretária de Saúde, Dra. Regina Maura Zetone.

As gestantes passaram a contar com acolhimento de foco educativo, com a oferta da oficina “40 semanas transformadas pela Educação em Saúde na Gestação”, realizada por enfermeiras, na Casa da Gestante. O objetivo é fornecer acolhimento, amparo e ensino a todas as mulheres que passam pela gestação, assim como a seus familiares, oferecendo conhecimento e suporte para atravessar o período gestacional.

As temáticas são divididas em trimestre gestacional. As duas primeiras oficinas, para grupos do primeiro e segundo trimestres, abordam questões desde o início do pré-natal à preparação da mulher para amamentar. Já no último trimestre são abordados temas ligados ao final da gestação, como sinais e sintomas do parto, cuidados no pós-parto, além de apresentar os serviços ofertados pela Casa da Gestante, local que elas passarão a frequentar com seus bebês durante o puerpério.

“Ao saírem da maternidade, as puérperas são encaminhadas para a Casa da Gestante para a primeira consulta do bebê. No espaço, além dos cuidados com o recém-nascido, a mãe tem acesso ao ambulatório de amamentação e suporte para possíveis intercorrências como pega correta, lesões no mamilo e apojadura (descida do leite), entre outras”, explicou Dra. Regina Maura.

As gestantes que participaram da primeira visita monitorada receberam kits para berço, doados pelo Fundo Social de Solidariedade. “Todas as mães que fazem pré-natal na rede recebem do Fundo Social de Solidariedade um kit de enxoval e a bolsa da maternidade. A partir do 7º mês de gestação ele pode ser retirado na sede do Fundo Social (Rua Antonio Bento, 140)”, explicou a diretora Cida Ros.

A próxima turma terá início no dia 8 de maio e o encaminhamento das gestantes é feito pela Unidade Básica de Saúde, onde realizam o pré-natal.

‘Emílio Ribas II’ participa da 1ª Jornada pela Segurança do Paciente da REBRAENSP

Postado por Akira Suzuki em 30/abr/2024 -

Grupo se reuniu com o objetivo de fortalecer a assistência de enfermagem segura e com qualidade

 

Enfermeiras Vilma Terezinha Marcondes, Marcia Torelli, Larissa Kozloff Naves (coordenadora da REBRAENSP Núcleo Baixada Santista) e Uiara da Hora Sousa (NQSP do IIER2)

No dia 26 de abril, o Instituto de Infectologia Emílio Ribas II – Baixada Santista (IIER2) marcou presença na 1ª Jornada pela Segurança do Paciente 2024: Abril pela Segurança do Paciente, promovida pela Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente (REBRAENSP) – Núcleo Baixada Santista.

A enfermeira Uiara da Hora Sousa, do Núcleo da Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) do IIER2, foi convidada para ministrar uma palestra sobre os desafios para implantar a cultura de segurança e notificações de eventos.

A palestra abordou as técnicas e experiências da equipe do IIER2 durante o processo de implantação do sistema de gestão da qualidade, trabalho em equipe que rendeu à unidade o reconhecimento da acreditação ONA Nível 1 (Organização Nacional de Acreditação) em 2023, sendo a primeira unidade 100% SUS da Baixada Santista a conquistar o selo.

Antes da palestra, o grupo discutiu sobre a inserção do tema segurança do paciente nas instituições e ensino.

O evento ocorreu no auditório da Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) e contou com a participação de mais de 100 pessoas, entre profissionais de saúde filiados à REBRAENSP e estudantes da área.

Erros inatos da imunidade são 47% dos atendimentos da Imunologia da FMABC

Postado por Akira Suzuki em 26/abr/2024 -

Condições são causadas por falhas genéticas e aumentam o risco de infecções

 

Estima-se que existam aproximadamente 485 defeitos imunológicos registrados

Durante a última semana de abril celebra-se a conscientização a respeito dos erros inatos da imunidade, também conhecidos como imunodeficiências primárias. São doenças que ocasionam danos no desenvolvimento ou no funcionamento do sistema imunológico. No Grande ABC, 47% dos pacientes atendidos pelo serviço de Imunologia Clínica do Centro Universitário FMABC, em Santo André, possuem um diagnóstico confirmado de erros inatos.

O ambulatório é considerado referência na região em atendimento a problemas no sistema imunológico. Segundo estudo divulgado recentemente, as maiores ocorrências registradas pelo serviço são de casos de angioedema hereditário (AEH), que acomete cerca de 16% dos pacientes da imunologia clínica.

Estima-se que existam aproximadamente 485 defeitos imunológicos registrados, que podem fazer, por exemplo, com que a capacidade do organismo de evitar e se recuperar de infecções seja bastante reduzida. A condição é causada por erros genéticos, que segundo dados das organizações de saúde acometem um em cada 1.200 indivíduos.

Segundo a Dra. Anete Grumach, alergista, imunologista e professora do Centro Universitário FMABC, é importante mostrar para a população o que esses defeitos genéticos podem causar, para evitar que as doenças atinjam estados mais graves. “Indivíduos que apresentam infecções frequentes chegam até mesmo a ser hospitalizados. Alguns quadros mais graves podem ser curados quando diagnosticados a tempo”, explica.

A médica também conta que existem alguns sinais para se atentar a respeito das imunodeficiências. “Infecções incomuns, de repetição ou resistentes ao tratamento, alergias graves, doenças autoimunes e até mesmo neoplasias (tumores) costumam ser pontos de alerta para os erros inatos”. Ela ainda cita diarreia crônica de início precoce, déficit de crescimento e febres recorrentes como possíveis pontos de atenção.

A especialista explica que estudos para entender a proporção de cada uma das doenças são importantes para combater os casos. “É preciso conferir o número de casos e aumentar o trabalho de conscientização a respeito dos erros inatos, se possível desde a atenção primária. O perfil de atendimento mostra que muitos casos não são diagnosticados precocemente por falta de suspeita”, explica.

SBC: Centro de Referência em Transtorno do Espectro Autista recebe vistoria do Estado

Postado por Akira Suzuki em 26/abr/2024 -

Prefeito Orlando Morando, secretário de Saúde do Estado, Eleuses Paiva, e presidente da FUABC, Luiz Mário Pereira, vistoriaram as futuras instalações do TEAcolhe, primeiro equipamento público voltado ao atendimento do TEA no município

 

Autoridades da Fundação do ABC, do Governo do Estado e da Prefeitura de São Bernardo estiveram presentes na vistoria ao Centro de Referência (foto: Gabriel Inamine/PMSBC)

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, o secretário de Saúde do Estado de São Paulo, Dr. Eleuses Paiva, e o presidente da Fundação ABC, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes, realizaram em 24 de abril a vistoria final do TEAcolhe – primeiro Centro de Referência em Transtorno do Espectro Autista (TEA) municipal. O novo equipamento está sendo instalado em parte do prédio em que funcionava o Hospital Municipal Universitário (HMU), no bairro Rudge Ramos.

De acordo com o prefeito Orlando Morando, o espaço recebe os últimos ajustes para que, muito em breve, oferte diagnóstico e tratamento completo aos pacientes com TEA. “Será mais um equipamento de Saúde que trabalhará em conjunto com a Pasta da Educação, principalmente, para facilitar o diagnóstico, o acolhimento, a inclusão e a melhoria da qualidade de vida destes pacientes, que também são estudantes da nossa rede municipal”.

Para o secretário de Saúde do Estado, Dr. Eleuses Paiva, a iniciativa é pioneira e demonstra a força do trabalho conjunto entre município e Estado na instalação de políticas públicas voltadas às mais diversas necessidades. “Tenho certeza de que este será o primeiro centro de muitos que instalaremos no Estado. Uma ideia genial, que se adequa ao momento em que a população atual vive, principalmente, as famílias que têm alguém diagnosticado com autismo e muitas vezes não sabe onde procurar o tratamento”, destacou.

ARTICULAÇÃO

A implantação do novo serviço na rede municipal de São Bernardo é fruto da articulação da primeira-dama e deputada estadual, Carla Morando, junto ao governo do Estado de São Paulo. Atualmente, o atendimento de pacientes com TEA na cidade é feito pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que encaminham os casos aos demais equipamentos, como o CAPS Infantil (tratamento de reabilitação e estimulação dos casos que necessitem de acompanhamento e recursos especializados não disponíveis nas UBSs) e o Centro Especializado em Reabilitação – CER IV (quando da existência de comorbidades associadas).

FUTURAS INSTALAÇÕES

O futuro Centro de Referência em Transtorno do Espectro Autista terá 11 salas, divididas entre consultórios médicos, salas multiatendimento, sala de cuidados de enfermagem, além de espaço sensorial, biblioteca, refeitório, sala de reunião, recepção, sala de espera, vestiários, copa, administração, entre outros.

Com apoio da FUABC, Santo André e Mauá conquistam prêmios no 37º Cosems

Postado por Akira Suzuki em 26/abr/2024 -

Trabalhos realizados no Caps Infantojuvenil de Santo André e na Atenção Básica de Mauá foram destaques em congresso realizado em Santos

 

Santo André sobe ao palco para receber sua premiação
(foto: divulgação/PSA)

A partir de ações na Saúde desenvolvidas em parceria com a Fundação do ABC, os municípios de Santo André e Mauá foram premiados no 37º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems), evento realizado em Santos, entre 17 e 19 de abril.

A cidade andreense é tricampeã do prêmio David Capistrano, principal honraria do encontro, com o trabalho “Grupo Escurecendo Ideias: no Caps Infantojuvenil, o poder é preto”, produzido pela equipe da Saúde Mental, que também levou o troféu em 2022 com projeto do Consultório na Rua e em 2023, com o Grupo DiVerCidade, que realiza ações para garantir às pessoas LGBTQIAPN+ espaços para expressão de sua identidade de gênero e orientação sexual.

Além de Santo André, outras 14 cidades do Estado receberam o prêmio David Capistrano e mais 15 municípios foram agraciados com menção honrosa. O Cosems deste ano bateu todos os recordes com mais de 3.330 trabalhos inscritos, de 328 cidades. Santo André inscreveu 35 trabalhos. Todos os vencedores estão garantidos na premiação “Brasil, aqui tem SUS”, do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, que será realizada em junho.

“Essa terceira premiação consecutiva no Cosems mostra o protagonismo e a qualidade do trabalho realizado pelas equipes da Secretaria de Saúde de Santo André. Muitas ações executadas em nosso município são replicadas em outras cidades do Estado, o que nos deixa muito felizes e com a certeza de que nossos colaboradores entregam o melhor possível para cuidar e melhorar a vida dos andreenses”, pontuou o secretário de Saúde, Gilvan Júnior.

O trabalho vencedor mostra a abertura de um espaço psicossocial para a discussão do racismo no Caps Infanto juvenil a partir de uma abordagem truculenta contra um usuário do Caps.

MAUÁ

Outro município do Grande ABC que se destacou foi Mauá, com o projeto “Olá Carlos! Não, sou Jaqueline, já garanti meu direito”, desenvolvido pela Atenção Básica, no Ambulatório Trans, localizado dentro da UBS Vila Magini. O trabalho que contou com o apoio da Defensoria Pública de São Paulo (DPESP), da Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero da OAB-Mauá, do Conselho Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais e do Fórum LGBTQIAPN+, promoveu a retificação de nome e gênero.

A apresentação do projeto, na Sala Alexandre Vranjac, ficou a cargo de Nathalia da Cruz Tomaz. O texto foi elaborado por Luiza Reis de Oliveira, revisado pela secretária de Saúde, Célia Bortoletto, pelo grupo técnico da Coordenadoria de Atenção Básica e Maria Rafaela Teixeira. A equipe recebeu troféu e um certificado.

Para Célia Bortoletto, a participação de Mauá demonstra a força do trabalho de reconstrução do sistema público de saúde da cidade realizado desde 2021, focado na valorização de cada profissional envolvido no atendimento e na busca de solução para humanizar a relação com os pacientes que procuram os serviços. “Acredito muito que os êxitos do SUS são baseados no estímulo aos trabalhadores na busca de conhecimento e atualização, que são promovidas nessas trocas de experiências. Valorizo demais e não abro mão dessa sede de aprender de cada profissional. Saber que temos mais de 30 trabalhos indicados para concorrer a premiações só dá a certeza de que Mauá mudou, pois voltou a ter credibilidade e seriedade no desenvolvimento de políticas públicas. Esse é o resultado positivo das iniciativas que adotamos na gestão iniciada em 2021″, explicou.

Durante o 37º congresso do Cosems, Mauá participou ativamente ao expor 32 trabalhos provenientes de diversas áreas da saúde, incluindo Atenção Básica, Atenção Especializada, Urgência e Emergência, Vigilância em Saúde, Assistência Farmacêutica e Educação Permanente. Cinco deles foram selecionados para serem apresentados oralmente e um foi premiado.