Força-tarefa de Saúde Bucal de Itatiba promove ação de prevenção em escola

Postado por Akira Suzuki em 10/abr/2024 -

Foram examinados 146 alunos, com foco na promoção da saúde bucal infantil

 

Ação contou com seis dentistas e seis auxiliares de saúde bucal, além de dois assistentes de saúde bucal

Em 8 de abril, a Escola Municipal de Educação Básica Marina Araújo Pires, em Itatiba, foi palco de uma importante iniciativa de saúde bucal. A equipe de profissionais da Estratégia Saúde da Família, vinculada à Fundação do ABC, realizou uma força-tarefa dedicada ao enfrentamento da cárie dentária entre os alunos.

Com o objetivo de tratar ulcerações passíveis de restauração atraumática diretamente no ambiente escolar, a ação contou com seis dentistas e seis auxiliares de saúde bucal, além de dois assistentes de saúde bucal, todos empenhados em promover tanto a prevenção quanto o tratamento adequado.

Ao longo do dia, 146 alunos do 1º ano ao 5º ano do ensino fundamental foram examinados. Dentre eles, 26 foram indicados ao tratamento restaurador atraumático. Assim, os profissionais restauraram um total de 33 dentes, proporcionando aos estudantes uma melhora em sua saúde bucal.

“A saúde bucal é um aspecto fundamental do bem-estar geral dos alunos. Investir na prevenção e no tratamento adequado desde cedo é essencial para garantir que cresçam saudáveis, felizes e com qualidade de vida”, destacou o gerente administrativo da Fundação do ABC em Itatiba, Caio Arato, enfatizando a importância da parceria entre a escola e os serviços de saúde locais.

Essa iniciativa não apenas aborda questões de saúde imediatas, mas também contribui para a promoção de hábitos saudáveis entre as crianças, educando-as sobre a importância da higiene bucal e incentivando a busca por cuidados preventivos contínuos. A ação mostra o compromisso da comunidade escolar de Itatiba e da Fundação do ABC em garantir o bem-estar integral dos seus alunos, investindo em saúde e educação de forma integrada.

Santo André inaugura Clínica São Jorge com atendimento especial a povos indígenas

Postado por Akira Suzuki em 10/abr/2024 -

Unidade de saúde passou por ampla modernização e passou a contar com número maior de equipes

 

Unidade recebeu investimento de R$ 2,4 milhões no total (foto: divulgação)

Os moradores do bairro Cidade São Jorge, em Santo André, ganharam em 6 de abril uma nova unidade de saúde, moderna e adequada aos padrões de qualidade do programa Qualisaúde. O equipamento fica na Avenida São Paulo, 800, e vai funcionar de segunda a sexta, das 8h às 17h. O atendimento começou em 9 de abril, em parceria com a Fundação do ABC.

Um dos diferenciais da Clínica da Família São Jorge é o consultório de número 5, que vai ofertar atendimento de referência para povos indígenas. É a primeira unidade de saúde do ABC que irá contar com equipe técnica especializada em atender as demandas deste público.

“Sabemos que ainda há muito o que fazer, mas não tenho dúvidas de que, em todas as áreas que a gente comparar, a cidade melhorou. Nosso novo modelo de gestão, que começou lá em 2017, saiu do papel e está, dia a dia, melhorando a vida das pessoas. Hoje entregamos mais um equipamento de saúde modernizado, que vai atender com excelência os moradores do bairro Cidade São Jorge”, afirmou o prefeito Paulo Serra.

A Clínica da Família São Jorge fica em um terreno de 610 metros quadrados. A reforma permitiu melhoria nos fluxos e também ampliação do serviço oferecido para a população, que agora conta com oito médicos, contra cinco de antes da obra.

A odontologia, por exemplo, tinha uma equipe e teve seu quadro duplicado, e as equipes de ESF (Estratégia Saúde da Família), profissionais que fazem visitas domiciliares, foram de uma para quatro. Com isso, a unidade vai passar de 24 mil para 36 mil pessoas cadastradas, o que representa ampliação de 50%.

“Eu estou muito feliz de estar aqui hoje, entregando uma unidade como essa, nesse novo padrão de atendimento. É um sentimento especial, queria agradecer à equipe que tem se dedicado muito para transformar a Saúde de Santo André. O munícipe que passar por aqui e precisar de um especialista na rede poderá agendar pelo aplicativo do Poupatempo da Saúde”, afirmou o secretário de Saúde, Gilvan Junior.

A modernização completa da unidade recebeu investimento de R$ 2,4 milhões, sendo que R$ 2 milhões foram enviados pelo Governo do Estado por meio de convênio.

O equipamento passou por reforma ampla, que preservou praticamente apenas as paredes da estrutura anterior. A obra corrigiu diversos problemas crônicos que existiam no local, além de trazer adequações importantes no espaço, como a derrubada do muro que cercava a unidade e o paisagismo nos jardins.

INDÍGENAS

De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Santo André conta com 630 indígenas. Os povos Pankara, Pataxó, Pankararu, Atikum e Guayana-Muiramomi atuam no município, dentre outros a serem identificados.

A Unidade Municipal de Referência para Saúde dos Povos Indígenas vai oferecer acolhimento e um cuidado de acordo com as especificidades desta população e em atendimento à implementação da Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas.

Estado de SP terá Comissão Técnica para desenvolver Linha de Cuidado ao AVC

Postado por Akira Suzuki em 10/abr/2024 -

Fundação do ABC – Centro Universitário FMABC farão parte do grupo de trabalho da Secretaria Estadual da Saúde

 

Em uma medida significativa para a saúde pública, o Governo do Estado de São Paulo anunciou no Diário Oficial de 4 de abril a criação de uma Comissão Técnica para elaborar estudos visando planejar, implementar e gerir a Linha de Cuidado ao Acidente Vascular Cerebral (AVC) no âmbito do Estado de São Paulo. A proposta vem em consonância com a Lei Estadual n° 17.891, de 22 de março de 2024, que institui a Política Estadual de Prevenção do Acidente Vascular Cerebral e de Apoio às Vítimas.

A Comissão Técnica deverá desenvolver estratégias e mecanismos que garantam a disponibilização imediata dos serviços de urgência e emergência, além de promover o pronto atendimento especializado às vítimas de AVC, em hospitais equipados com a infraestrutura necessária para acesso a exames, tratamentos e medicamentos essenciais.

A iniciativa surge em resposta à crescente necessidade de aprimoramento dos cuidados de saúde destinados aos pacientes de AVC, focando na rápida resposta e no tratamento especializado – elementos determinantes para a eficácia do tratamento e recuperação dos pacientes.

Dentre os membros nomeados para compor a Comissão Técnica Estadual, destaca-se a participação do Dr. Caio Cesar Ferreira Fernandes, evidenciando o reconhecimento de sua expertise e dedicação ao aprimoramento dos cuidados de saúde no Estado de São Paulo. Médico cardiologista, Fernandes é diretor da Unidade Crítica de Coronariopatias Agudas do Centro Universitário FMABC e da Unidade Crítica de Urgência e Emergência do Hospital Estadual Mário Covas, além de consultor técnico do Núcleo Estratégico de Governança da Fundação do ABC.

O novo grupo de trabalho do Estado também se empenhará no fomento à pesquisa e na promoção da saúde, estimulando a cooperação técnica entre o Poder Executivo, universidades, centros de pesquisa das entidades hospitalares e outras instituições que se dediquem ao estudo do tema. Este esforço conjunto busca não apenas melhorar o atendimento e os resultados para os pacientes, mas também criar alternativas inovadoras e socialmente inclusivas no âmbito das ações de promoção da saúde, sublinhando a importância da colaboração interinstitucional na busca por soluções eficazes no tratamento e na prevenção do AVC.

Treinamento no AME Mauá capacita funcionários em biossegurança

Postado por Akira Suzuki em 10/abr/2024 -

Iniciativa buscou instruir sobre identificação de riscos ocupacionais e adoção de medidas preventivas para garantir a saúde e segurança no ambiente de trabalho

 

O evento foi ministrado para cinco turmas, totalizando 57 funcionários

Os colaboradores do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Mauá passaram por treinamento em biossegurança organizado pela Unidade de Apoio Administrativo (UAA) da Fundação do ABC. O objetivo principal do evento, realizado entre 8 e 14 de fevereiro, foi instruir os profissionais para a identificação de riscos biológicos em seus ambientes de trabalho e para a adoção de medidas preventivas essenciais para assegurar a saúde e a segurança de todos os envolvidos.

Sob a coordenação de Fernanda Guidetti Martins, Técnica de Segurança do Trabalho da UAA, o treinamento contou com a participação de 57 funcionários, divididos em cinco turmas. A iniciativa buscou fomentar uma cultura de segurança, enfatizando a importância da percepção de riscos e da adoção de comportamentos preventivos.

Durante o evento, foram abordados temas fundamentais para a segurança no ambiente de saúde, como a definição de biossegurança, baseada na Norma Regulamentadora 32 (NR32) do Ministério do Trabalho e Emprego, e o fluxo de ações a serem tomadas em caso de acidentes de trabalho.

Além disso, o treinamento destacou o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), a importância dos equipamentos de proteção individual e coletiva (EPIs e EPCs), o manejo adequado de resíduos hospitalares e as estatísticas de acidentes por CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas), visando uma maior conscientização sobre os perigos potenciais e como preveni-los.

Por fim, o treinamento foi uma importante iniciativa para capacitar os funcionários quanto aos procedimentos e boas práticas em biossegurança, visando a proteção da saúde e segurança de todos no ambiente de trabalho.

“Segurança do Paciente” é tema de atividades no AME de Itapevi

Postado por Akira Suzuki em 05/abr/2024 -

O Núcleo de Segurança do Paciente do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Itapevi organizou nesta semana uma homenagem ao Dia Nacional da Segurança do Paciente, celebrado em 1º de abril. A unidade convidou os profissionais de saúde a participarem de atividades de incentivo à reflexão e ao aprendizado sobre as metas de segurança do paciente. O Programa Nacional de Segurança do Paciente define diretrizes essenciais para garantir uma assistência segura nos serviços de saúde.

Entre as atividades desenvolvidas destaca-se o Quiz da Segurança do Paciente, que abordou temas como a Meta 1 – Identificação do Paciente e a Meta 2 – Comunicação Efetiva, incluindo a técnica ‘Ler de Volta’ (Read Back).

“É uma oportunidade importante para refletirmos sobre as metas internacionais de segurança do paciente e promover boas práticas para reduzir riscos e danos, contribuindo para aprimorar a qualidade da assistência médica”, disse a gerente administrativa da unidade, Andreia Godoi.

Tais iniciativas visam promover uma cultura de segurança do paciente, a fim de que a atenção e o cuidado com cada indivíduo sejam priorizados. O objetivo é contribuir com a prevenção de erros e a garantia de uma assistência de qualidade e segura em todas as etapas do tratamento médico.

São Caetano entrega 144 tablets para Agentes Comunitários de Saúde

Postado por Akira Suzuki em 05/abr/2024 -

Aquisição visa maior agilidade e qualidade na coleta e registro de dados de pacientes durante visitas domiciliares

 

Os tablets permitirão reduzir o uso de papel nas equipes de Estratégia de Saúde da Família, que usavam ficha de visita domiciliar para registrar as atividades diárias (foto: Eric Romero e Samuel Fermino/PMSCS)

O prefeito José Auricchio Júnior e a secretária de Saúde, Dra. Regina Maura Zetone, anunciaram em 2 de abril a entrega de 144 tablets para os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs). O número inclui os 48 agentes que passaram no concurso público e serão convocados nos próximos dias.

“Tenho grande admiração pela Estratégia Saúde da Família. São Caetano tem uma boa cobertura, que será reforçada com a vinda dos 48 novos agentes. Com os tablets e o trabalho de forma digital, teremos mais agilidade na alimentação de dados, o que tornará as visitas domiciliares mais rápidas e seguras”, destacou Auricchio.

A ferramenta tecnológica agiliza o cadastro das famílias e moderniza todo o processo de coleta de dados durante as visitas. “Temos um grande avanço na Estratégia Saúde da Família. Além de termos o registro e vinculação do paciente em tempo real, vamos melhorar a qualidade de produção de dados que seguem para o Ministério da Saúde e garantem o cumprimento dos indicadores preestabelecidos. Todo registro do munícipe e suas condicionalidades (hipertensão, diabetes, gestação etc.) serão descritos no sistema”, explicou Dra. Regina Maura.

Com os tablets, a Prefeitura insere também a política do Papel Zero nas equipes ESF, que usavam ficha de visita domiciliar para registrar as atividades diárias. Os agentes preenchiam manualmente as planilhas e, depois, lançavam os dados no sistema. Agora a produtividade deve aumentar, assim como a qualidade do atendimento, já que toda equipe, entre agentes, enfermeiros e médicos, terá mais informações sobre o histórico dos pacientes.

O ACS tem por função operacionalizar a busca ativa da Atenção Primária rumo à comunidade e ao território, contrariamente à cultura de se esperar os usuários e as demandas virem à unidade de saúde. Hoje cada agente faz, em média, 15 visitas por dia.

Aristides Farinazzo é ACS há 10 anos. Ele atende o Bairro Olímpico e já levou seu tablet para exercer suas funções. “Acho que vai melhorar porque vai agilizar, já que algumas vezes ficávamos a tarde toda na UBS para fazer lançamento e, com o tablet, vamos conseguir visitar mais famílias e oferecer um atendimento mais qualificado”, finalizou.

FMABC promove treinamento sobre Parkinson a profissionais de saúde de Santo André

Postado por Akira Suzuki em 05/abr/2024 -

Ação visa melhorar diagnóstico precoce e tratamento adequado da doença por meio da integração entre especialistas e equipes de atenção primária

 

Capacitação contou com mais de 100 profissionais das UBSs de Santo André (foto: divulgação/FMABC)

O Centro Universitário FMABC organizou em 2 de abril um treinamento especial sobre a doença de Parkinson para mais de 100 profissionais das Unidades Básicas de Saúde do município de Santo André. A aula faz parte de uma série de atividades programadas para o mês de abril, período definido pelo Ministério da Saúde para conscientização sobre o tema.

O treinamento foi liderado pela neurologista e coordenadora do Ambulatório de Distúrbios do Movimento do Centro Universitário FMABC, Dra. Margarete de Jesus Carvalho, e destinado tanto a médicos como a profissionais das equipes multidisciplinares das unidades de atenção primária, destacando a importância de uma abordagem em várias frentes para permitir o diagnóstico e o tratamento adequado.

A FMABC conta com ambulatório especializado na doença de Parkinson há mais de 18 anos. Estima-se que o serviço conte atualmente com cerca de 250 pacientes, que são encaminhados pelas unidades básicas de saúde da região. Por conta disso, a integração entre os especialistas do ambulatório e os profissionais da atenção primária é considerada fundamental.

Durante a aula foi explicado o histórico da doença de Parkinson e os principais sinais que os profissionais que atuam no sistema de saúde devem notar para aumentar as chances de um diagnóstico nas fases iniciais do distúrbio.

Existem quatro sintomas considerados principais para identificar a doença, incluindo tremor em repouso, rigidez muscular, instabilidade postural e a bradicinesia (lentificação dos movimentos). Um paciente que apresenta bradicinesia e mais um desses três sinais tem alta probabilidade de doença de Parkinson.

A palestra também focou nos possíveis diferenciais de parkinsonismo, como os traumas em repetição na cabeça, algo típico em lutadores. A médica também explicou alguns efeitos que a doença pode causar na vida dos pacientes, como a dificuldade para dormir, falar e engolir alimentos.

Apesar das dificuldades trazidas pela doença, Dra. Margarete explicou que, com o tratamento adequado, é possível ter um bom nível de qualidade de vida. “Nosso ambulatório tem uma equipe que conta com médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas e terapeutas ocupacionais. É uma abordagem multidisciplinar, que combinada com o tratamento medicamentoso, permite que o paciente se mantenha ativo e tenha uma boa qualidade de vida”, explica.

Serviço de Atenção Domiciliar de São Bernardo completa 15 anos

Postado por Akira Suzuki em 05/abr/2024 -

Em parceria com a FUABC, atendimento realizado por equipe multiprofissional da Secretaria da Saúde é responsável pelo cuidado de 320 pacientes em domicílio

 

Desde a sua implantação, mais de 6.500 pacientes já utilizaram do Serviço de Atenção Domiciliar (foto: Omar Matsumoto/PMSBC)

Criado para propiciar atendimento humanizado, integral e equitativo no domicílio, o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) da Prefeitura de São Bernardo completou 15 anos em 30 de março. A iniciativa funciona em parceria com a Fundação do ABC e, desde a sua implantação, mais de 6.500 pacientes já utilizaram deste recurso, que garante a continuidade do tratamento hospitalar em casa e ao mesmo tempo contribui para a otimização do uso dos leitos hospitalares municipais.

Atualmente, 320 pacientes estão sob os cuidados da equipe multiprofissional do SAD, número que, de acordo com o secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Geraldo Reple, representa mais um hospital da rede municipal. “Na prática, contabilizamos como se fossem mais 320 leitos, com o mesmo cuidado e segurança ao paciente, e com um diferencial, sendo tratados no âmbito domiciliar, com o carinho da família e dos amigos, o que confere inúmeros benefícios tanto da parte física como emocional”, destacou.

Para a paciente Luiza de Aquino de Oliveira, que recebeu tratamento do SAD após um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e hoje está de alta do serviço, o carinho não apenas com ela, mas com toda a sua família foi fundamental em seu processo de recuperação. “Toda a equipe foi muito cuidadosa comigo, mas eles não cuidavam só de mim, eles cuidavam do meu marido, tiravam as dúvidas da minha irmã. O amor que essas pessoas têm pelo seu trabalho e pelos pacientes é maravilhoso”, destacou.

Gerente do Serviço de Atenção Domiciliar há cinco anos, a enfermeira Kelly Bianchini explica que as equipes realizam as visitas de acordo com os protocolos assistenciais definidos para realizar os procedimentos que o paciente necessita, realizando, também, o treinamento do cuidador, atividade de vital importância para a segurança do paciente no domicílio, dentre outros parâmetros. “O SAD está em constante treinamento para ofertar o que há de melhor em assistência domiciliar. Destaco, nestes 15 anos de trajetória, todo o comprometimento da equipe multiprofissional com o trabalho e com a prestação de um serviço de excelência, visando a integralidade do cuidado da família”, declarou.

RECONHECIMENTO INTERNACIONAL

Recentemente, o serviço recebeu destaque internacional com o primeiro lugar no 1º Simpósio Internacional de Atenção Domiciliar (SinAD). A experiência exitosa do Serviço de Atenção Domiciliar ofertado pelo município foi considerada a melhor na classificação da elegibilidade do paciente, trajetória e alta qualificada. O prêmio máximo foi conferido ao trabalho após análise de cinco eixos propostos e apresentados no SinAD, com o tema: “Construção do Instrumento de Classificação Única Multiprofissional (ICUM) como direcionador do Plano Terapêutico Singular”, que evidenciou o paciente centrado no cuidado e as ações de implementação que auxiliam a migração do nível de atenção (Atenção Domiciliar – AD 3 à AD1) com intuito de melhor prognóstico; promoção da alta segura e qualificada entre os Serviços da Rede de Atenção à Saúde municipal.

SOBRE O SAD

O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) visa reduzir a demanda por atendimento hospitalar e (ou) o período de internação, humanizar a atenção no cuidado ao paciente, a desinstitucionalização e a ampliação da autonomia dos usuários. Trata-se de um serviço que contempla ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças, além de reabilitação, todas prestadas em domicílio e por uma equipe multiprofissional de atenção domiciliar (EMAD). A EMAP integra a rede de atenção à saúde e compõe o Departamento de Atenção Hospitalar e Urgência e Emergência (DAHUE).

‘Novo AME Mauá’ passa por ampla reforma, reorganiza processos e visa acreditação

Postado por Maíra Oliveira em 05/abr/2024 -

Unidade gerenciada pela FUABC junto ao Governo do Estado otimiza uso de recursos, promove melhorias estruturais e planeja certificações de Qualidade

 

Completamente repaginado, com nova ambiência e colaboradores motivados, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Mauá respira novos ares. Após amplo processo de melhorias iniciado em janeiro de 2023, a unidade atualmente enumera avanços administrativos e assistenciais e faz projeções otimistas para o futuro, como a reforma do centro cirúrgico e a busca por selos de acreditação em Saúde. Diversas revitalizações ainda estão em curso e devem ser concluídas ao longo dos próximos meses, como a reforma da recepção, do refeitório dos colaboradores e a instalação de aparelhos de ar-condicionado.

A unidade recebeu nova fachada, pintura externa e interna; novo piso com manta vinílica nos dois andares; divisão de alas assistenciais por cores; aparelhos televisores com sistema de chamado para consultas, inclusive com foto dos pacientes; reforma da Central de Material e Esterilização; nova sinalização com placas aéreas; aviso sonoro para chamados aos pacientes; portas de vidro para divisão de ambientes e reparos na iluminação, com uso de lâmpadas LED de menor consumo energético.

Também estão à disposição novos equipamentos para exames de endoscopia, recebidos via Secretaria de Estado da Saúde, além de duas salas completas para atendimento oftalmológico e dois novos carrinhos de anestesia. As duas últimas aquisições foram doações da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

A verba destinada pela Fundação do ABC para a reestruturação da unidade foi de R$ 850 mil, sendo que R$ 630 mil já foram utilizados nas intervenções. “Neste processo, os funcionários entenderam que seriam os atores dessas mudanças. Houve um senso de responsabilidade coletiva e a descentralização de tarefas. Demos as diretrizes e eles abraçaram os novos processos. Hoje integram todos os avanços, inclusive com a sugestão de melhorias e canal aberto com a Diretoria”, disse o gerente médico da unidade, Rodrigo Toledo Mota.

ASSISTÊNCIA

A reorganização assistencial teve início pelo acolhimento do paciente na recepção até a finalização do atendimento médico, passando pela coleta e realização de exames até chegar às orientações para eventual encaminhamento à rede ou retorno à unidade. Todo o processo é realizado com uso de uma comunicação mais eficaz, empática e humanizada. A sinalização por cores nos setores também trouxe mais fluidez e organização aos atendimentos. Já os colaboradores passaram por diversos treinamentos e foram peças fundamentais para potencializar as melhorias.

A área de Qualidade do AME Mauá, também reformulada, contabiliza indicadores assistenciais que confirmam as transformações no atendimento desde o início de 2023. O mais impactante foi a queda na taxa de absenteísmo (quando o paciente não comparece ao atendimento), que caiu de 25% para 19% entre janeiro e dezembro de 2023 apenas no município de Mauá. A redução foi fruto de um trabalho de matriciamento conduzido pelo setor de Qualidade da unidade junto à Atenção Básica e Regulação Municipal. Atualmente, metade de todos os atendimentos da unidade é realizado a moradores de Mauá.

Diretora-geral da unidade, Adlin Savino Veduato destaca a importância de elevar o padrão de qualidade do atendimento ambulatorial à população da microrregião de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. “Nossos esforços, da Diretoria e de todos os colaboradores, estabeleceram uma rotina de assistência mais resolutiva e com foco em alta performance, amparada no cumprimento de metas contratuais e no equilíbrio financeiro. Essa combinação é fundamental para que possamos seguir investindo em avanços de forma sustentável e estratégica”, detalha a diretora.

PÚBLICO INTERNO

A gestão estratégica de recursos humanos e financeiros possibilita progressos que são observados, gradativamente, na rotina do dia a dia. O gerente administrativo da unidade, Dagoberto Gomes de Moura, cita uma ocasião em que foi possível identificar o resultado da sinergia dos novos processos, tendo como motor a confiança e o empenho de todas as equipes. “Não é uma melhora apenas estética. É de mudança de cultura e de conceito de atendimento. Aproveitamos os talentos internos, remanejamos alguns postos de trabalho e fizemos poucos desligamentos. Com algumas mudanças e processos mais bem estabelecidos, por exemplo, teve um dia que atendemos mil pacientes. Era um dia de mutirão, atípico, mas tudo transcorreu de forma controlada e monitorada. Nos reunimos frequentemente com os colaboradores e colocamos todos a par do que estamos fazendo e aonde queremos chegar”, explica o gestor.

Os mais de 70 funcionários da unidade têm sido envolvidos em toda a reestruturação, que passa essencialmente pela aproximação da equipe operacional da Diretoria. Funcionário da unidade desde 2012, Leandro Ramalheira Silva, coordenador da área de Tecnologia da Informação (T.I.), detalha como enxergou o processo. “Acompanhamos muitas mudanças na estrutura física e tecnológica da unidade. Foram iniciativas muito benéficas para os pacientes, que hoje se sentem mais confortáveis no AME Mauá. A nova Diretoria também possibilitou o desenvolvimento de algumas ferramentas pela nossa área, como um painel de metas em tempo real que auxilia os gestores na tomada de decisões. Quando a Diretoria olha para nós, nos sentimos gratos pelas mudanças”.

NOVOS OBJETIVOS

A unidade planeja, futuramente, ampliar a gama de oferta de exames com a criação de um Centro de Imagem, a partir da chegada de aparelhos de mamografia, densitometria e radiografia. O espaço, inclusive, já foi definido e as intervenções dependem de novas pactuações com a Secretaria de Estado da Saúde. Além disso, planeja-se: implantar um projeto de autoatendimento com a instalação de tablets na recepção, iniciativa que contará com auxílio de um jovem aprendiz para orientação aos usuários; reforma e ampliação do centro cirúrgico, que já conta com projeto arquitetônico por empresa especializada em ambientes hospitalares; e a implantação do regime de hospital-dia, assistência intermediária entre a internação e o atendimento ambulatorial. “Nossa ideia para o futuro é, a partir de agora, nos prepararmos para conquistar acreditações em Saúde. O caminho é longo, mas estamos na direção certa”, planeja Moura.

Atualmente o AME Mauá realiza, por ano, cerca de 54 mil consultas e atendimentos, 99 mil exames e procedimentos e 3,3 mil pequenas cirurgias. São atendidas 17 especialidades. A estrutura comporta 11 consultórios médicos e 4 não médicos, laboratório clínico, 6 salas de espera, sala de observação, 12 salas de exames de métodos diagnósticos, centro cirúrgico, posto de enfermagem, Central de Material e Esterilização, Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), entre outros espaços.

C.A. de Fisioterapia da FMABC realiza ação de Páscoa no Hospital Mário Covas

Postado por Akira Suzuki em 05/abr/2024 -

Foram distribuídos ovos para 60 crianças da reabilitação do Hospital

 

Estudantes do Centro Acadêmico de Fisioterapia entregaram ovos de Páscoa para as crianças da Reabilitação do HEMC

Em uma iniciativa de solidariedade, o Centro Acadêmico de Fisioterapia (CAFIS) do Centro Universitário FMABC promoveu a celebração da Páscoa para crianças no setor de Reabilitação do Hospital Estadual Mário Covas. Sob a liderança de Rafaella Idelfonso, presidente do CAFIS, e com o apoio de toda a Diretoria, o evento ocorreu no último sábado (01/04) e contou com a distribuição de ovos de Páscoa para aproximadamente 60 crianças.

A atividade foi supervisionada por Marina Ortega Golin, docente do curso de Fisioterapia, na área de Neurologia Infantil, garantindo uma interação segura e divertida entre os alunos voluntários e as crianças atendidas pelo hospital. Este gesto de generosidade proporcionou momentos de alegria e descontração, trazendo um pouco do espírito festivo da Páscoa para o ambiente hospitalar.

Este evento não apenas proporcionou às crianças uma Páscoa mais feliz, mas também ofereceu aos estudantes de Fisioterapia a oportunidade de praticar a empatia e o cuidado, valores fundamentais na formação de futuros profissionais da saúde. A iniciativa reflete o compromisso do CAFIS e do Centro Universitário FMABC com a responsabilidade social e a importância de atuar de maneira positiva na comunidade.