Publicado em: 03/10/2025
Em alusão ao Setembro Amarelo, campanha nacional de prevenção ao suicídio e promoção da saúde mental, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio do Polo de Atenção Intensiva em Saúde Mental (PAI) da Baixada Santista realizou uma série de atividades voltadas à conscientização de seus colaboradores sobre a importância da valorização da vida e do cuidado com o bem-estar emocional.
A programação contou com duas palestras ministradas por voluntários do Centro de Valorização da Vida (CVV), Carlos Alberto Martins de Oliveira, Alexandre Sintoni Monteiro e Elaine Duarte Campos. A organização atua no apoio emocional e prevenção do suicídio em todo o país.
Além disso, foram realizadas outras duas palestras conduzidas por uma nutricionista convidada, Maiara Fidalgo, que abordou o tema “Comer para Sentir: conexão entre o tratamento da depressão, alimentação e hábitos de vida”.
As atividades foram distribuídas em dias distintos para permitir que o maior número possível de colaboradores pudesse participar, contemplando diferentes turnos e plantões da unidade. Como gesto simbólico de reforço à mensagem sobre bem-estar, os participantes receberam um minichocolate com 70% de cacau, alimento associado ao estímulo da produção de serotonina, conhecida popularmente como o hormônio da felicidade.
A CIPAA é uma comissão obrigatória em empresas e tem como objetivo prevenir acidentes e doenças do trabalho, além de combater o assédio moral, físico e sexual nas organizações. No PAI Baixada Santista, a comissão tem atuado de forma recorrente em iniciativas voltadas à saúde mental dos trabalhadores, demonstrando o compromisso da instituição com a criação de um ambiente de trabalho mais acolhedor e saudável.
O Polo de Atenção Intensiva em Saúde Mental da Baixada Santista é gerido pela Fundação do ABC desde novembro de 2020. Localizado no bairro Boqueirão, em Santos, o PAI é referência regional no atendimento e tratamento de pacientes que necessitam de internação psiquiátrica. A unidade conta com 30 leitos e oferece atendimento exclusivo a usuários do Sistema Único de Saúde, com foco em intervenções breves e humanizadas para pessoas em situação de crise aguda decorrente de transtornos mentais severos.