Publicado em: 05/11/2025

No total, 69 profissionais participaram das discussões
O Polo de Atenção Intensiva em Saúde Mental (PAI) da Baixada Santista, gerido pela Fundação do ABC desde 2020, vem consolidando uma cultura de cuidado mais acolhedora e compassiva por meio do Plano de Atendimento Humanizado. A iniciativa, que faz parte do Plano Institucional de Humanização da unidade, tem como objetivo oferecer um atendimento mais empático e personalizado aos pacientes e seus familiares, alinhado às diretrizes do HumanizaSUS.
Para disseminar o plano entre os profissionais, a Comissão de Humanização do PAI Baixada Santista realizou rodas de conversa que promoveram a integração entre equipes assistenciais e administrativas. A ação, inicialmente programada até julho deste ano, foi estendida até outubro de 2025 devido ao interesse e à participação dos colaboradores. Ao final, 69 profissionais participaram das discussões, representando 82% do quadro total da unidade.
As rodas de conversa permitiram que os membros das equipes compartilhassem experiências, perspectivas e contribuíssem com sugestões para aprimorar o atendimento. Todas as propostas apresentadas durante o período serão avaliadas pela Comissão de Humanização, com foco em melhorias contínuas. O Plano de Atendimento Humanizado atende especificamente à diretriz de acolhimento do HumanizaSUS, que estabelece estratégias para consolidar a instituição como uma unidade de saúde que respeita os pacientes, suas crenças, opiniões e cultura.
O PAI Baixada Santista está localizado no bairro Boqueirão, em Santos, e é referência de atendimento e tratamento para pacientes da região que necessitem de internação psiquiátrica. A unidade oferece serviços indispensáveis para a manutenção da Rede de Atenção Psicossocial, com foco em internações breves para indivíduos portadores de transtornos mentais severos e persistentes em quadro agudo.