Paranapiacaba e Parque Andreense são atendidas em parcerias de universidades

Publicado em: 20/12/2013

Medicina do ABC e Universidade Metodista auxiliam Prefeitura a mapear problemas em regiões afastadas do Centro

Para garantir o acesso de mulheres e jovens de bairros afastados do município a políticas públicas disponibilizadas em áreas centrais, foi assinado em novembro termo de parceria entre Prefeitura de Santo André, Faculdade de Medicina do ABC e Universidade Metodista de São Paulo para o projeto Gênero, Saúde e Meio Ambiente. Elaborado pela Área de Políticas Públicas para Mulheres, a iniciativa prevê interlocução entre poder público, universidades e populações da área de manancial. A ideia é realizar levantamento em áreas de vulnerabilidade social para elencar as demandas e recomendar atendimento.

A partir de janeiro de 2014, o acordo de cooperação entrará em prática primeiramente no Parque Andreense e Paranapiacaba, regiões de Santo André consideradas de alta vulnerabilidade social. Os cerca de 5 mil moradores estão a quase 30 quilômetros de distância do Centro, onde são oferecidos diversos serviços e atendimentos assistenciais. “O acordo é a confirmação de querer participar e ajudar. Agora vamos adiante, porque todos os envolvidos ganharão”, resume a assessora de Políticas Públicas para Mulheres e coordenadora da Comissão de Extensão da Faculdade de Medicina do ABC (Comex-FMABC), Silmara Conchão.

Além de melhorar o fluxo da procura e utilização dos serviços, o Gênero, Saúde e Meio Ambiente – como o próprio nome sugere – levará para essas áreas iniciativas de formação e informação, como nas áreas de direitos legais e noções de cidadania (Promotoras Legais de Cidadania), além de promover levantamento da realidade local (Quem Bate Lá) e proporcionar informações de saúde e cidadania (Se Liga na Parada).

O projeto tem como base experiência vivida por Silmara Conchão em 2011, durante projeto de extensão com alunos da Faculdade de Medicina do ABC no sertão de Sergipe. “Este acordo é bem flexível e mais instituições poderão aderir. Também não amarra ninguém. O mais importante é agregar conhecimento e construir realidade mais justa e digna”, complementa Silmara, ao adiantar que os resultados do Gênero, Saúde e Meio Ambiente serão avaliados em 2016 a fim de realinhar o projeto e propor novas ações.

Secretários e representantes da Prefeitura de Santo André, Faculdade de Medicina do ABC / Fundação do ABC e Universidade Metodista de São Paulo participaram do ato de assinatura do acordo de cooperação em 12 de novembro. “Essas parcerias são fundamentais. Temos obrigação de olhar para a parte mais carente de nossa cidade e realizar ações como a que fazemos, por exemplo, no Acre e no interior da Paraíba, para a melhoria da qualidade de vida da população”, destacou o presidente da Fundação do ABC, Mauricio Mindrisz.

Atendimentos e “Se liga na parada” inauguram parceria
Conhecido pela diversidade de atrações culturais e opções gastronômicas, o Festival de Inverno de Paranapiacaba ganhou reforço em 2013 na área da saúde. Prefeitura de Santo André e Faculdade de Medicina do ABC deram os primeiros passos da parceria na área de extensão universitária, em ação que contou com medição de pressão arterial e teste de diabetes, além do lançamento do programa “Se liga na parada”, com orientações ao público jovem sobre temas como álcool e drogas, gravidez na adolescência, violência contra a mulher, doenças sexualmente transmissíveis e AIDS, entre outros.

Total de 50 alunos dos sete cursos de graduação da FMABC e três professores participaram da ação nos finais de semana entre 13 e 28 de julho. O início do projeto ocorreu em junho, quando a equipe da faculdade realizou visita precursora à Paranapiacaba para conhecer o local e definir as diretrizes do trabalho.

Coordenada pela Comissão de Extensão da Faculdade de Medicina do ABC, a participação dos alunos no Festival de Inverso foi somente o início do trabalho conjunto com a Prefeitura e a Universidade Metodista. As instâncias estruturaram polo permanente para ações de extensão junto à Área de Políticas Públicas para Mulheres e desde agosto permanecem com atividades em Paranapiacaba, Parque Andreense e entorno, com intuito de atender moradores de áreas de mananciais, além de desenvolver projetos e pesquisas focados em “Gênero, Saúde e Meio Ambiente”.

No “Quem Bate Lá?”, por exemplo, são realizadas visitas domiciliares às famílias da região, a fim de traçar perfil da populacional com indicadores socioeconômicos e de saúde. “A parceria Medicina ABC, Prefeitura e Metodista é extremamente importante. Otimizamos recursos, aproveitando o que há de melhor nas instituições de ensino e no município, buscando melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, assim como a formação acadêmica em saúde”, completa Silmara Conchão, que comemorou a recente assinatura do termo de cooperação por considerar a confirmação da boa vontade e da intenção de continuidade e crescimento das ações conjuntas.

Outro programa que teve início neste segundo semestre nas áreas de mananciais é o “Promotoras Legais de Cidadania”. A partir da iniciativa são ministradas aulas sobre legislação e direitos da mulher, a fim de capacitar líderes femininas na comunidade, que disseminem informações, defendam os direitos e o fim da violência contra mulher.