Publicado em: 05/11/2025

Apresentação na EMEIEF Darcy Ribeiro
Desde setembro de 2025, as escolas da rede municipal de Santo André que contam com Salas de Recursos Multifuncionais estão recebendo a peça teatral “Arca de Ninguém e de Todos Nós”, encenada pelo grupo Trupe Tricoleta. A ação é promovida pelo Departamento de Educação Inclusiva e Apoio Educacional com o objetivo de fortalecer a cultura inclusiva e promover o respeito à diversidade no ambiente escolar.
O espetáculo apresenta uma proposta acessível, sensível e multissensorial, com adaptações e estratégias pedagógicas que garantem a participação de todos os estudantes, incluindo alunos com deficiência, respeitando suas necessidades e potencialidades. Mais do que uma atividade artística, a peça oferece uma vivência significativa e interativa.
Por meio da linguagem teatral, são abordados de forma lúdica e envolvente temas fundamentais como diversidade, respeito às diferenças, inclusão e combate ao bullying. Os alunos são convidados a refletir sobre atitudes do dia a dia e a importância de construir uma convivência mais empática, solidária e de aprendizagem coletiva.
A iniciativa faz parte de um conjunto de ações do Departamento de Educação Inclusiva e Apoio Educacional que têm como objetivo evidenciar e valorizar o trabalho realizado pelos professores do Atendimento Educacional Especializado e pela equipe de Educação Inclusiva. Além disso, busca promover a visibilidade das Salas de Recursos Multifuncionais e sua importância na rede municipal de ensino. Ao mesmo tempo, essas ações proporcionam momentos formativos para toda a comunidade escolar, ampliando a compreensão e fortalecendo a cultura inclusiva dentro das escolas.
As atividades desenvolvidas na rede municipal de Santo André são viabilizadas por meio do Termo de Colaboração 037/2023, firmado entre a Fundação do ABC e a Secretaria de Educação de Santo André. A parceria tem como objeto o gerenciamento, operacionalização, formação e execução de ações complementares na rede municipal de ensino, realizadas junto ao Centro de Atendimento Educacional Multidisciplinar (CAEM), ao Polo Bilíngue, ao Núcleo de Natação Adaptada de Santo André (NANASA), além de unidades escolares e equipamentos municipais, sempre na perspectiva da educação inclusiva.