Pediatria homenageia 40 anos de Luiz Alberto da Silva na FMABC

Publicado em: 02/08/2013

Conhecido pela capacidade profissional, sensibilidade com os pacientes e franqueza, professor completa 50 anos de Medicina em 2013

O Departamento de Pediatria da Faculdade e Medicina do ABC organizou nesta quinta-feira (1º de agosto) homenagem ao Dr. Luiz Alberto da Silva, que neste 2013 completa 50 anos de Medicina e 40 anos como professor da Faculdade de Medicina do ABC.

Aos 75 anos, o médico pediatra acaba de se aposentar da carreira docente, deixando centenas de amigos e discípulos que defendem a puericultura, a atenção diferenciada à criança, o aleitamento materno, a orientação aos pais, entre outros cuidados que vão além do diagnóstico e tratamento de doenças.

Nascido em São Sepé, no Rio Grande do Sul, Luiz Alberto da Silva mudou-se com a família para Santa Maria, onde cursou medicina na Universidade Federal local. A residência médica em Pediatria foi em São Paulo, no Hospital Infantil Darcy Vargas.

O médico mudou-se definitivamente do Sul em 1969, quando foi admitido pela Dra. Maria Aparecida Sampaio Zacchi na antiga FAISA – Fundação de Assistência à Infância de Santo André. Posteriormente, a mesma Dra. Zacchi se tornaria a primeira professora titular de Pediatria da Faculdade de Medicina do ABC, convidando Dr. Luiz Alberto em 1973 a lecionar na instituição.

No agradecimento pela homenagem, o professor lembrou momentos marcantes das quatro décadas de dedicação à FMABC. “Assim que formamos a primeira turma de medicina, formatamos o curso de residência médica em Pediatria. Porém, não teríamos como colocar a especialização em prática por falta de verba para as bolsas dos residentes”, recorda Dr. Luiz Alberto da Silva, que não cruzou os braços frente à situação. “Trabalhei nos bastidores junto à Secretaria de Finanças de Santo André e conseguimos 8 bolsas de estudos, viabilizando a primeira residência em Pediatria do Grande ABC”.

Em 1970, Luiz Alberto da Silva marcou história ao se tornar um dos sócio-fundadores da Sociedade de Pediatria de São Paulo, entidade que presidiu entre 1978 e 1979. Ao longo da carreira, o médico sempre se dedicou à humanização. Hoje faz parte de instituições benemerentes como a Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência (AVAPE), o Centro Regional de Atenção aos Maus Tratos na Infância (CRAMI) e a Federação das Entidades Assistenciais de Santo André (FEASA).