Publicado em: 20/09/2019
Membros da equipe da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central de Santos participaram em 15 de setembro (domingo) da 4ª Caminhada pela Vida, iniciativa destinada à conscientização da população sobre a importância da doação de órgãos e tecidos. Em espaço familiar e descontraído para a discussão do tema, a atividade organizada pelo Grupo de Incentivo à Doação de Órgãos, da Prefeitura de Santos, teve início às 9h, com concentração na Concha Acústica da orla da praia do Gonzaga.
SETEMBRO VERDE
O mês de setembro é conhecido nacionalmente como mês de sensibilização para a importância da doação de órgãos e tecidos. O Brasil é o segundo país no mundo em número de transplantes realizados e o primeiro, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), que custeia os procedimentos e fornece medicamentos para toda a vida do paciente.
De acordo com o coordenador da Central Estadual dos Transplantes, Francisco de Assis Salomão Monteiro, a recusa familiar ainda é elevada: 40% negam a doação dos órgãos e tecidos do ente querido. “É um número bem alto. As pessoas precisam saber como é todo o processo para se sentirem seguras e autorizar”.
Segundo o levantamento mais recente da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), em março deste ano haviam 33.984 pacientes na lista de espera para receber órgãos e tecidos no Brasil, sendo 15.701 no Estado de São Paulo.