Pesquisa de satisfação do Hospital Mário Covas revela ambiente favorável para colaboradores

Publicado em: 05/03/2021

O Hospital Estadual Mário Covas (HEMC), em Santo André, concluiu a Pesquisa E-NPS (Employee Net Promoter Score), realizada em fevereiro, que mensura a satisfação dos colaboradores com a instituição. A pontuação atingida indica que a unidade de saúde está classificada em excelente nível de qualidade, resultado essencial para a segurança do paciente e a qualidade dos serviços assistenciais.

A iniciativa de realizar periodicamente a pesquisa de satisfação com os mais de 1.800 colaboradores tem como premissa a preocupação com o nível de excelência dos serviços prestados, considerando que o ambiente saudável de trabalho impacta diretamente na qualidade da assistência ao paciente. “Os resultados da pesquisa também contribuem para estabelecermos nossas políticas de gestão de pessoas”, completa o diretor-geral do HEMC, Dr. Desiré Carlos Callegari.

Por ser uma metodologia simples e eficaz, baseada em apenas uma pergunta: “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria nossa empresa como um bom local de trabalho?”, a pesquisa vem sendo utilizada por grandes corporações. Dos que votaram no HEMC, 69,2% aplicaram notas entre 9 e 10 (promotores); 20,11% notas entre 7 e 8 (neutros) e apenas 10,69% (detratores) abaixo de 7.

Esse indicador é somado a outros instrumentos de aferição de clima organizacional que também apresentam indicadores significativamente favoráveis. “Não conseguiríamos resultados expressivos sem reconhecer a importância do clima organizacional. Mesmo em época de pandemia, com forte pressão psicológica, o clima manteve-se favorável, contribuindo decisivamente para a manutenção de baixos índices de rotatividade”, afirma o gerente de Gestão de Pessoas e Planejamento Estratégico, Paulo Rogério Prado Silva.

O gestor enfatiza que os resultados obtidos na pesquisa contribuem para a formação da reputação do hospital perante a sociedade e solidificam sua marca empregadora. “Conseguimos mensurar a eficácia de nossas estratégias na melhoria contínua no ambiente de trabalho e identificar problemas que possam lesar de alguma forma o ‘orgulho’ em pertencer à instituição”, conclui Paulo.