Pet Terapia terá mais cães no “Irmã Dulce”

Publicado em: 28/03/2014

A ONG CãoAmor, que desenvolve o projeto de Terapia Assistida por Animais (TTA) – também conhecido como Pet Terapia – no Hospital Municipal Irmã Dulce, começou o ano com boa notícia: o ingresso de novos voluntários e a ampliação do serviço, graças à doação de oito cães da raça golden retriever pelo canil Golden Trip. “São machos, fêmeas e filhotes, com idades entre 10 meses e quatro anos”, cita a presidente da CãoAmor, Danielle Gravina Calasans. “Essa raça é especial, destaca-se para o trabalho de pet terapia”.

Além da raça compatível para a atuação na área de saúde, os cães terapeutas precisam ter perfil adequado, receber adestramento específico e estar com a saúde em perfeitas condições, como explica a fonoaudióloga do hospital, Eliane Selma do Valle Blanco, dona da golden Satine, pioneira no hospital. “O ambiente hospitalar exige cuidados constantes, como vacinação atualizada, avaliação veterinária, vermifugação, banho um dia antes da visita e higienização antes de entrar nas alas”, explica.

Outra parceria positiva neste início de ano, como informa Danielle, foi com a Faculdade de Medicina Veterinária da Unimonte (Centro Universitário Monte Serrat) no acompanhamento da saúde dos cães da ONG, com gratuidade em consultas e exames por intermédio do veterinário Alexandre Fakih, docente da instituição.

A atuação da ONG CãoAmor no Irmã Dulce ampliou um dos projetos mais bem sucedidos na área de humanização: a Pet Terapia. Os cães Limit, da raça collie; Benjamin, golden retriever; e Maya, uma poodle, foram os primeiros novos companheiros de Satine, a golden que iniciou o trabalho no hospital há cinco anos. As visitas monitoradas acontecem às quartas-feiras.

Dona de Limit, Danielle Calasans conta que o objetivo é proporcionar momentos de recreação e conforto a crianças e adultos internados. Mas, por onde passam os cães também despertam animação em funcionários e profissionais da saúde. “É um momento de muita alegria dentro do hospital. Bem bacana”, declara.

Entre os benefícios da Pet Terapia estão efeito calmante e antidepressivo, estímulo à integração social e elevação da autoestima do paciente, já que desvia o foco da tensão emocional, dor e estresse de internação. Estudos também apontam redução da pressão sanguínea e cardíaca, melhoria do sistema imunológico e do bem-estar geral.

Mais informações sobre o trabalho da ONG pelo site www.caoamor.org. Pelo Facebook, a funpage está como CãoAmor Pet Terapia.