Pianista voluntária anima sala de espera do serviço de Oftalmologia

Publicado em: 05/01/2023

Projeto musical de humanização do ambiente terapêutico retornou após dois anos de interrupção em função da pandemia

 

A pianista voluntária Glaucia Cristiane Fusca Guiguer Galluzzi

Canções que marcaram a Bossa Nova, sambas e clássicos internacionais executados no piano têm tornado o ambiente do Instituto de Olhos do Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) mais alegre e agradável para pacientes, acompanhantes e até mesmo para os funcionários. As apresentações musicais ao vivo ocorrem semanalmente, comandadas pela pianista voluntária Glaucia Cristiane Fusca Guiguer Galluzzi.

Batizado “De olho na música”, o projeto de humanização teve início em maio de 2016 e precisou ser interrompido por cerca de 2 anos, durante as fases mais críticas da pandemia, sendo retomado com força total em 2022. Todas as quartas-feiras, por volta das 13h, a voluntária doa parte de seu tempo para descontrair o ambiente de usuários que aguardam por consultas, procedimentos ou cirurgias oculares.

ARTE E SAÚDE

Glaucia Galluzzi é dentista e tem formação em piano clássico. Em 2016, o atual professor titular da disciplina de Oftalmologia da FMABC, Dr. Vagner Loduca Lima, procurava alguém que tocasse piano justamente para iniciar um projeto de humanização nesse sentido. A demanda chegou até as voluntárias da Casa Ronald McDonald ABC, localizada no campus do Centro Universitário FMABC, e uma prima de Glaucia que lá atuava se encarregou de fazer a ponte entre a arte e a assistência à saúde.

“Terminei o conservatório e fechei o piano por 20 anos. Até que descobri o piano popular e me apaixonei. Desde então, sempre toquei em casa, para minha família, mas nunca em público. Até que chegou a oportunidade de ser voluntária na OftalmoABC. Inicialmente foi um grande desafio, em função da timidez. Mas faço esse trabalho com muito amor. Tocar é algo que gosto muito, e saber que esse hobby faz bem a outras pessoas é gratificante”, considera Glaucia Galluzzi.

Durante as apresentações, pacientes e acompanhantes cantam e se balançam nas cadeiras ao ritmo das canções. Também filmam, postam, agradecem. “É uma troca. Faz tão bem para eles quanto para mim. O trabalho voluntário requer dedicação, compromisso. Eu tenho o privilégio de poder dividir com os pacientes esses momentos e de saber que as pessoas apreciam essa arte. Muitos vêm conversar comigo, agradecem e dizem que estão felizes por ter a consulta agendada justamente no dia em que eu estou no ambulatório. É uma relação muito legal”, completa a pianista.

DE OLHO NA MÚSICA

O projeto “De olho na Música”, da disciplina de Oftalmologia da FMABC, busca humanizar o ambiente terapêutico por meio da arte. “Há anos dispomos de um piano na sala de espera, pois é um espaço versátil, que também usamos como anfiteatro para congressos, eventos e atividades científicas. Em 2007, quando o Instituto de Olhos foi reinaugurado, esse mesmo piano foi usado para execução do Hino Nacional, pelas mãos do maestro e lendário pianista João Carlos Martins”, recorda professor titular de Oftalmologia do Centro Universitário FMABC, Dr. Vagner Loduca Lima, que estava incomodado com a falta de uso do piano. “A música traz paz, acalma o ambiente e serve de entretenimento para as pessoas. Queria encontrar alguém para tocar. Então procurei as voluntárias que atuam na Oncologia Infantil da faculdade e perguntei se podiam ajudar. Foi aí que o projeto deslanchou”.